sábado, 5 de março de 2011

Quiche Lorraine



Clássicos...quem não gosta? Eu adoro! Seja em qualquer setor, é sempre bom contemplar o que fez estória e tem muito a nos ensinar, não acham?

Hoje especialmente quero comentar sobre os clássicos franceses e minha admiração. Na música? Edith Piaf e Jacques Brel...tá, eu sei que além de clássico é brega também...mas fazer o que, eu adoro! Na arte? Paul Cèzanne e todo impressionismo na pintura apresentado por ele...lindo de viver! Viagem? Quer coisa mais clássica do que visitar a Torre Eiffel em Paris?! Não tem, né? Parada obrigatória...assim como o Louvre, Notre Dame, Sacre Couer e por aí vai...Agora chegando onde mais gosto, o que é clássico na gastronomia francesa?! Gostaria de começar com uma pessoa que influenciou e muito o que chamamos de cozinha clássica moderna hoje. Quem é ele? Auguste Escoffier: "Le roi des cuisinier, le cuisinier des rois...".  Para quem não tem muita idéia do que o Escoffier fez pela gastronomia, além de receitas que ele inventou e registrou, uma das maiores contribuições que ele trouxe para a área foi também para levar a gastronomia para o status de profissão respeitada...importante ele, né?
Bom, mas falando de gastronomia temos que falar de comida, né? E um dos pratos mais clássicos da cozinha francesa e a tão famosa e deliciosa Quiche Lorraine. Embora seja totalmente difundida hoje e com diversas variações a primeira quiche feita foi a Quiche Lorraine, na região nordeste da França. Depois disso várias outras combinações foram inventadas e hoje temos oportunidade de fazer quiche de tudo...acho que é um dos pratos mais versáteis que conheço...aquele que quando sobra alguma coisa na geladeira é só misturar com o creme de leite e ovos e logo logo temos um delicioso prato que serve tanto como refeição ou um lanche mais "cool",

A quiche que apresento hoje foi resultado da minha última aula de cozinha fria. Cada um dos alunos reproduziu a receita...agora imagine, mais de 30 pessoas fazendo o mesmo prato?! Foi quiche demais! 
Bom, e não dá para falar muito sobre o sabor, né? Só de saber que tem bacon já é meio caminho andado, né? Mas cá para nós, o que tem bacon que pode ficar ruim? Bom, eu não conheço! Ou seja...essa quiche ficou boa demais!

No fim a mensagem que fica na verdade é que, inovar é bom, conhecer o que é diferente também...mas as vezes só queremos o bom e confortável chinelo velhor, a boa música antiga e um bom pedaço daquilo que comemos e nos traz um pouco de estória...essa receita é infalível para isso!

Um lindo final de semana e carnaval a todos vocês! Beijos!



Tempo de preparo: 40 Minutos
Rendimento: 8 Porções

Ingredientes para a massa brisée


250g de Farinha de trigo
125g de manteiga sem sal gelada
1 ovo
1 pitada de sal
40ml de água


Ingredientes para o recheio

200g de bacon defumado cortado em tirinhas (lardons)
2 cebolas cortadas em pequenos cubinhos
150g de queijo gruyère
3 ovos
250ml de leite
250ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de preparo

1. Prepare a massa. Em uma bancada de granito, faça uma farofa com a farinha de trigo e a manteiga. Não manuseie muito a manteiga para não passar muito calor para a massa. A farofa deve ficar fina e você pode usar algum utensílio para ajudar no processo (um processador de alimentos por exemplo). Misture o sal na água e o ovo, bata bem. Faça um buraco no meio da farofa de farinha e manteiga e acrescentes os ingredientes líquidos. Trabalhe rapidamente para incorporar tudo. Envolva em um filme plástico e leve a geladeira por aproximadamente 1 hora.

2. Enquanto isso prepare o recheio. Pré aqueça o forno a 180 graus. Em uma frigideira aquecida, doure o bacon. Retire o excesso de gordura e acrescente a cebola. Refogue rapidamente, na mesma frigideira até que a cebola fique "suada". Misture os ovos, o leite e o creme tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reserve.

3. Para a montagem. Coloque a massa em uma forma de 24 cm de diâmetro. Cubra com papel alumínio e coloque grãos de feijão por cima. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno, descar os feijões e o papel. Acrescente o bacon, cebola, o gruyere e cubra com a mistura de creme de leite.
Leve ao forno até que o preparo coagule, foi aproximadamente 30 minutos, ok?

Sirva acompanhada de uma saladinha verde. Fica tudo de melhor!

A receita de hoje também foi ensinada pelo professor Pablo André.
Foto 1: Tirei em casa
Foto 2: Na faculdade



2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...