domingo, 6 de março de 2011

Por que 2 é sempre melhor: Brigadeiro de Capim Santo e Brigadeiro de Gengibre com Laranja



Tem dias que dá vontade de voltar a ser criança. Ver desenho, ficar a toa em casa, sem preocupação, escutar musiquinha tranquila...ahhh, e comer brigadeiro de colher. Na verdade quando eu lembro da minha infância, umas das coisas que mais tenho saudades era justamente das tardes chuvosas que podia ver sessão da tarde (simmm, naquela época não tinha TV a cabo em casa), embaixo do cobertor e comendo brigadeiro na panela...ou cuidando de comer o que ficava no fundo do bowl da batedeira após minha mãe preparar um bolo gostoso. Ahhhh sim, se tenho que lembrar de algo que tenho saudade com certeza são dessas tardes...se não tinha filme, podia ser algum desenho tipo Snoopy (adoro!).

Bom, o tempo passou...as obrigações aumentaram e de quebra as preocupações também. A felicidade permanece,  mas de uma forma mesmo inocente o que me leva a ser mais exigentes também. Nada mais normal, não é? Já que crescemos, amadurecemos...conhecemos...descobrimos...aprendemos! Mas aprender o que? No meu caso a perceber a felicidade em pequenas coisas...

...como por exemplo voltar a comer o meu brigadeiro na colher. Diferente como o de hoje? Sim, no entanto eu diria um pouco mais gourmet...com filme de desenho? Hoje infelizmente não...mas com a magnífica trilha sonora do snoop e a sensibilidade da melodia do George Winston...para sim, após cada colherada, a felicidade se transforme em um sincero sorriso junto com aquela imensa sensação de satisfação...ah sim, eu sou feliz!

Um lindo domingo para vocês!



Tempo de preparo: 20 Minutos 
Rendimento: 8 Porções (eu fiz 1/2 receita de cada um)

Ingredientes para o brigadeiro de capim santo

70g de capim santo
80ml de leite
1/2 colher (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado

Ingredientes para o brigadeiro de gengibre com laranja

1 lata de leite condensado
1/2 colher (sopa) de manteiga
40g de chocolate meio amargo
1 colher (sopa) de suco de gengibre (rale o gengibre e esprema-o para sair o sumo)
Raspas de uma laranja bahia (aquela de cor bem alaranjada)

Modo de preparo

1. Para o brigadeiro de capim santo. No liquidificador bata o capim santo com o leite até obter uma mistura bem homogênea. Se necessário acrescente um pouco mais de leite (eu usei exatamente o que coloquei - que era um pouco mais da receita original). Coe a mistura, espremendo bem para sair todo o sumo verde. Descarte o bagaço. 
Leve ao fogo muito baixo o leite condensado com a manteiga e o suco do capim santo coado. Mexa constantemente até obter a consistência desejada, ou até que desgrude do fundo da panela formando o ponto de brigadeiro (eu deixei mais molinho para comer de colher). Deixe esfriar.



2. Para o brigadeiro de gengibre. Leve ao fogo baixo todos os ingredientes, com exceção das raspas de laranja. Cozinhe, mexendo constantemente até obter a consistência desejada, ou até que desgrude do fundo da panela formando o ponto de brigadeiro (eu deixei mais molinho para comer de colher). Retire do fogo, acrescente as rapas da laranja e misture bem Deixe esfriar.



Eu decore o de capim santo com macadâmeas drageadas com chocolate e o de gengibre e laranja com cascas da laranja cristalizadas.

Receita do brigadeiro de Capim Santo adaptada da Chef Morena Leite.

E para matar a saudades....


14 comentários :

  1. Ah que saudade do Snoopy!! é um dos meus desenhos preferidos, outro dia mesmo comprei o episódio de Natal...nostalgia pura...rsrsrs Ah brigadeiro de colher é confort food... sempre faz a gente se sentir melhor...Adorei o post , perfeito para hoje...

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, brigadeiro é tudo de bom né!! Snoopy é pura nostalgia! Amo! Comprei dois filminhos....kkk.
    Bom restinho de domingo pra vc! Bjão Fe

    ResponderExcluir
  3. Hummm que delicia!! e que sabores inusitados!!! qual dele é melhor??

    bjos

    www.quasecheff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cíntia! Saudades dessa época, né? Também adoro ele!

    Beijos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  6. OI Fe! Que fofa que você é! Comprou os filminhos...

    Amanhã é seu niver, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. OI Angela!

    Difícil dizer...eu adorei os dois! Mas acho que o de gengibre me cativou mais.

    Beijos e bom domingos para você!

    ResponderExcluir
  8. Prezada Karina,

    Obrigada pela observação, mas se você fosse mais atenciosa poderia notar que fontes nunca foi um problema no blog, sempre menciono e dou os devidos créditos. Erros acontecem, por outro lado comentários agressivos não agregam nenhum conteúdo ou valor.

    Stefânia

    ResponderExcluir
  9. Stef,
    Não se pode fazer isso com amigas dói-dói, como eu e a Glau, queremos brigadeiro em casa, já...bjos,

    ResponderExcluir
  10. Brigadeiro de colher é tudo de bom!! Essa semana tenho sonhado com ele, mas até agora resisti...De capim santo ainda não provei, a cor ficou linda!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Stef,
    ai que delicia... nossa nunca provei estes tipos de brigadeiros de sabores diferentes mas sou louca pelo tradicional mesmo...chocolate.. uma perdicao. ;-))
    VOu fazer qualquer dia para experimentar... bom experimentar novos sabores ne.
    So uma perguntinha... onde compro Capim Santo.. no mercadao de SP pq em mercados nunca vi ou nunca prestei atencao.
    Bjos enormes
    Fabi

    ResponderExcluir
  12. Ah observacao.... eu comprei estes potinhos tb., iguais ao ceu... vc me deu uma dica otima. ;-)) adoro coisinhas de casa.
    bjs
    Fabi

    ResponderExcluir
  13. Uhn Stefânia, isso parece delicioso! E as fotos estão lindas. Parabéns! ;)

    bjs

    Marcel

    ResponderExcluir
  14. parabéns!
    tudo de agua na boca, até postei uma receita sua no meu blog.
    http://redonscriar.blogspot.com/
    bjs!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...