domingo, 24 de abril de 2011

Gnocchi de Baroa com Ragu de Cogumelos e Vinho Tinto



Inspiração...onde andarás? 

Pois é, há quem pense que fazer o curso de gastronomia é sinônimo de cozinha todos os dias e novos pratos diariamente...bom, devo confessar que eu pensava assim também. Imaginava que ao voltar das aulas iria para cozinha todos os dias para treinar mais e criar mais...(pensava)...a realidade é muito mais dura. Meu estado normal ao chegar em casa é aquele de mais puro e intenso cansaço. Eu amo muito fazer isso tudo! Mas a realidade é dura mesmo...cozinha, como já falei anteriormente, não é nada glamuroso...é trabalhoso...e claro, prazeroso também!

Bom, e nessa onda de feriado prolongado pensei: Vou aproveitar o fim de semana para cozinhar um montão...mais uma vez, ficou no pensamento...até tentei, com vontade mesmo! 
Na sexta a noite, por exemplo tive a imensa satisfação de receber a Fe e o Tiago aqui em casa. Olha a janela de oportunidade! Já que eu queria cozinhar e já que receberia um casal tão querido aqui...seria perfeito para testar novas idéias, ou executar algumas que estavam listadas...ou até mesmo só cozinhar por prazer. Pois é, ficou perfeito só no papel...na verdade a idéia foi boa...o jantar foi super agradável, o cardápio promissor...mas e a tal inspiração?! Por onde ela resolveu passear? Ela não ficou o tempo todo ao meu lado...principalmente na hora de colocar farinha no meu gnocchi...bom, pelo menos ela voltou no fim e tudo deu certo. O gnocchi com um pouco de farinha a mais do que gostaria...mas com um delicioso  refogado de cogumelos...balanceou, funcionou...não perfeitamente...mas satisfatoriamente...

Mas para garantir, já convidei a Fe para voltar...já que inspiração resolveu aparecer novamente...logo em uma noite de sábado, logo em um simples e despretencioso sanduíche de filet...atrasada um dia...mas com pinta de que não vai embora tão cedo...

...assim espero!

Na hora da foto a inspiração sumiu denovo...rsrsrss

Beijos e uma linda semana para vocês!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 6 Porções

Ingredientes para o gnocchi

1kg de batata baroa cozida e espremida (eu assei embrulhada em papel alumínio para não absorver muita água)
6 gemas
120g de farinha de trigo (é só 120g mesmo, tá? Não faz como eu que colocou um pouco mais...essa quantidade é mais que suficiente para um gnocchi macio e delicado)
1 xícara de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz Moscada a gosto

Ingredientes para o ragu de cogumelos

500g de cogumelos frescos (eu usei shitake, shimeji e paris)
Azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola pequena cortada em pequenos cubinhos
1 dente de alho
1 xícara de vinho tinto
Caldo de carne a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Tomilho fresco a gosto

Modo de preparo

1. Misture todos os ingredientes da massa do gnocchi amasse cuidadosamente em uma superfície limpa até que forme uma massa suave e maleável. Acrescente mais farinha se a mistura estiver muito úmida, mas cuidado para não trabalhar demais a massa e nem colocar muita farinha (eu coloquei mais do que eu mencionei acima e acho pequei...120g para essa proporção de batatas é o ideal), pois o gnocchi pode perder a leveza.

2. Divida a massa em 3 pedaços e faça rolos da largura de um dedo. Corte em pedaços pequenos (Aprox. 2,5cm) com uma faca afiada. Passe para uma assadeira forrada com farinha e deixe descansar por 10 a 20 minutos.

3. Enquanto isso prepare os cogumelos. Limpe e corte os cogumelos de tamanho uniforme para facilitar a cocção. Refogue a cebola na manteiga com um fio de azeite (o azeite aqui serve para aumentar o ponto de cocção da manteiga, ou seja...evita que queime). Acrescente o alho e deixe refogar por 30 segundos. Adicione os cogumelos e refogue bem. Deglaceie com o vinho tinto e acrescente um pouco de caldo de carne. Deixe cozinhar até que os cogumelos estejam macios. Tempere com sal e pimenta e o tomilho picadinho. Reserve.

4. Disponha água em uma panela, coloque 1 colher (chá) de sal, e leve a ferver. Cozinhe os gnocchis até que eles subam a superfície. Com a ajuda de uma escumadeira, retire os gnocchis da água e coloque no refratário que irá servir. Sobre os gnocchis distribua os cogumelos. Polvilhe com queijo ralado e sirva imediatamente.

O pessoal adorou tudo...acho que ando um pouco exigente comigo mesma...no outro dia comi e vi que realmente estava bom e me deu vontade de repetir...nada como uma boa noite de sono, né?

As fotos não ficaram boas...prometo que faço novamente e trago melhores imagens, ok?

4 comentários :

  1. Parece ótimo!
    Boa semana!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!! Para mim funcionaria perfeitamente agora mesmo...hihih
    boa semana para você também
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Amiga tava tudo tão bom!!! Eu amei!
    Imagino mesmo que no dia seguinte ele tenha ficado ainda melhor (adoro comida no dia seguinte, acho que o gosto pega mais!!!rs)
    Amei nosso encontro!
    Mega beijo
    Fe

    ResponderExcluir
  4. Acho que isso acontece com todo mundo que cozinha não dá prá ser ótima sempre, o prato parece ótimo a combinação não podia ser melhor! bjs
    Maura

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...