sábado, 30 de abril de 2011

Canard à L'orange - Pato ao Molho de Laranja



Embora eu não seja a maior fã do U2, tenho toda a discografia da banda em casa. Isso ocorre com alguns outros músicos, bandas...orquestras...enfim, mesmo não sendo super hiper fã, se eu gosto, tento ter referência de toda o repertório deles. Com o U2 posso dizer que tenho uma relação que se desenrola por fases. As vezes amo e quero ouvir todo dia e as vezes só de escutar uma introdução me dá vontade de mudar logo o albúm. Diria que estou na fase boa com eles, o meu hábito diário de escutar música tem incluído obras da banda com frequência. 

Como tudo com música fica melhor, eu adoro cozinhar e ouvir música ao mesmo tempo. Hoje no almoço não foi diferente, só que dessa vez a trilha sonora foi repleta de músicas dos garotos da Irlanda (Lindo país por sinal!). No playlist também tinha Beatles (Não pode faltar, né?!), Queen, Led Zeppelin e Mark Knopler. Mas quando fui planejar o que fazer para o almoço e já ao som deles, decidi que ficaria nos clássicos mesmo...ótima cia para músicas tão consagradas é um prato também assim, não acham? Como não consigo falar de clássicos da comida sem falar da gastronomia francesa, a decisão não foi muito difícil...principalmente por que já tinha um magret de pato descongelando na geladeira apenas esperando o seu valioso destino. 

Bom, pode ser clichê, pode ser batido...mas um pato ao molho de laranja é uma ótima pedida para um almoço na varanda, com suas plantas ao redor, com música boa de fundo e uma boa taça de chardonnay. Perfeito...a não ser pelo fato que a cozinha esperava para arrumar...mas um problema bom de ter...depois de uma refeição deliciosa, limpar a cozinha não me parece tão ruim.

Ahhh, a receita é da Laura Calder. Com ela só tenho uma fase...sempre quero preparar alguma receita de sua autoria...nunca é demais!

Beijos e um lindo sábado para você!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 3 a 4 Porções

Ingredientes

2 peitos de pato com aproximadamente 350g cada um
4 laranjas (eu usei aquela Bahia)
1/4 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de água
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
2/3 de caldo de pato (se não tiver use um de frango ou de legumes)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Com a ajuda de um descascador de vegetais, descasque 2 laranjas tentando que cada casca que você tirar tenha em torno de 6cm de comprimento. Com a ajuda de uma faca pequena (de ofício) tire cuidadosamente aquela pele branca que fica na casca. Para esse prato vamos querer somente a parte amarela da casca pois a parte branca deixa um gosto um tanto amargo. Depois disso corte as cascas em julienne (Tiras de 6cm x 2mm). Leve as cascas em julienne ao fogo com água para cobrir. Quando ferver, coe em uma peneira e passe por água fria (aqui estamos branqueando as cascas, ok?. Repita essa operação 3 vezes e reserve as cascas quando terminar. Esprema essas laranjas que você descascou e reserve o suco. Pegue as outras laranjas e retire apenas a polpa em forma de gumos (aqui o Vitor Hugo ensina como fazer). Reserve os gomos e esprema o que sobrou da laranja e junte ao outro recipiente que já estava com o suco.

2. Coloque uma frigideira grande no fogo médio e deixe esquentando enquanto prepara o prato. Com a ajuda de uma faca bem afiada, faça cortes em diagonal na pele do peito do pato, formando uma espécie de pequenas "favas". Esse processo é importante para ajudar o excesso de gordura sair. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque os peitos (eu fiz de uma única vez pois eram somente 2) com a gordura para baixo. Deixe grelhar por aproximadamente 7 minutos. Se formar muita gordura, no meio do tempo descarte-a. Vire os peitos e deixe grelhar por mais 4 minutos (o tempo vai depender da espessura do peito). Retire os peitos da frigideira e mantenha-os aquecidos enquanto prepara o molho (eu cubri em papel alumínio).

3. Enquanto o pato descansa vamos fazer o molho. Em uma panela de fundo grosso, faça um caramelo claro com o açúcar e a água. Misture os dois e leve ao fogo médio, não mexa para o caramelo não passar do ponto, ok? Quando estiver naquela cor ambar, você pode agregar o vinagre e o suco de laranja. Misture bem para dissolver o caramelo e deixe reduzir pela metade. Quando tiver reduzido acrescente o caldo e as cascas que foram branqueadas. Deixe reduzir novamente até obter uma consistência de molho. Apague o fogo e acrescente a manteiga aos poucos batendo com um fouet. Acrescente os gomos da laranja. 

4. Corte o peito do pato e fatias e cubra com o molho. Eu servi com um purê de couve-flor e casou perfeitamente!

Para o purê você vai precisar de:

3 xícara de couve-flor (que deve ter sido higienizada) cortada em pequenos floretes
1/2 xícara de caldo de legumes
1/2 colher (chá) de sal
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

1. Em uma panela leve a couve-flor com o caldo de legumes, o sal e o dente de alho para cozinhar com a tampa fechada até que fique bem macia, aproximadamente 10 minutos. Retire do forno e bata no processador com o creme de leite. Retorne a panela e acrescente a manteiga, deixe incorporar bem e prove o sal, se necessário tempere novamente.

Prontinho, é só servir com o pato e apreciar a sua deliciosa refeição.



3 comentários :

  1. A receita tá incrível! Eu nunca comi, mas tenho curiosidade... a tua receita está ótima! bjs

    ResponderExcluir
  2. A nossa alegria supera nossa tristeza, nosso consolo supera nossa dor, nossa fé supera nossa dúvida, nossa esperança supera nosso desespero, nosso entusiasmo supera nosso desânimo, nosso sucesso supera nosso fracasso, nossa coragem supera nosso medo, nossa força supera nossa fraqueza, nossa perseverança supera nossa inconstância, nossa paz supera nossa guerra, nossa luz supera nossa escuridão, nossa voz supera nosso silêncio, nossa paciência supera nossa impaciência, nosso descanso supera nosso cansaço, nosso conhecimento supera nossa ignorância, nossa sabedoria supera nossa tolice, nossa vitória supera nossa derrota, nossa ação supera nosso tédio, nosso ganho supera nossa perda, nossa resistência supera nossa fragilidade, nosso sorriso supera nosso choro, nossa gratidão supera nossa ingradidão, nossa riqueza supera nossa pobreza, nosso sonho supera nossa realidade... Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo! (Pr. Edilson Ram)Uma semana de vitórias Deus é com tigo creia! TENHO UM BLOG GOSTARIA DE TI CONVIDAR SEGUIR O ENDEREÇO É:http://SNSDEUS.BLOGSPOTFICA COM NOSSO PAPAI já estou te seguindo te encontrei através de uma amiga,post teu comentario vai ser uma benção prs seguidores e visitantes um final de semana com muita sorte de benção!!!

    ResponderExcluir
  3. Hum, mas uma ideia muito boa mesmo! Adorei. Deve ter ficado uma delícia!
    Bjs e bom fim de semana pra vc.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...