sábado, 30 de abril de 2011

Canard à L'orange - Pato ao Molho de Laranja



Embora eu não seja a maior fã do U2, tenho toda a discografia da banda em casa. Isso ocorre com alguns outros músicos, bandas...orquestras...enfim, mesmo não sendo super hiper fã, se eu gosto, tento ter referência de toda o repertório deles. Com o U2 posso dizer que tenho uma relação que se desenrola por fases. As vezes amo e quero ouvir todo dia e as vezes só de escutar uma introdução me dá vontade de mudar logo o albúm. Diria que estou na fase boa com eles, o meu hábito diário de escutar música tem incluído obras da banda com frequência. 

Como tudo com música fica melhor, eu adoro cozinhar e ouvir música ao mesmo tempo. Hoje no almoço não foi diferente, só que dessa vez a trilha sonora foi repleta de músicas dos garotos da Irlanda (Lindo país por sinal!). No playlist também tinha Beatles (Não pode faltar, né?!), Queen, Led Zeppelin e Mark Knopler. Mas quando fui planejar o que fazer para o almoço e já ao som deles, decidi que ficaria nos clássicos mesmo...ótima cia para músicas tão consagradas é um prato também assim, não acham? Como não consigo falar de clássicos da comida sem falar da gastronomia francesa, a decisão não foi muito difícil...principalmente por que já tinha um magret de pato descongelando na geladeira apenas esperando o seu valioso destino. 

Bom, pode ser clichê, pode ser batido...mas um pato ao molho de laranja é uma ótima pedida para um almoço na varanda, com suas plantas ao redor, com música boa de fundo e uma boa taça de chardonnay. Perfeito...a não ser pelo fato que a cozinha esperava para arrumar...mas um problema bom de ter...depois de uma refeição deliciosa, limpar a cozinha não me parece tão ruim.

Ahhh, a receita é da Laura Calder. Com ela só tenho uma fase...sempre quero preparar alguma receita de sua autoria...nunca é demais!

Beijos e um lindo sábado para você!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 3 a 4 Porções

Ingredientes

2 peitos de pato com aproximadamente 350g cada um
4 laranjas (eu usei aquela Bahia)
1/4 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de água
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
2/3 de caldo de pato (se não tiver use um de frango ou de legumes)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Com a ajuda de um descascador de vegetais, descasque 2 laranjas tentando que cada casca que você tirar tenha em torno de 6cm de comprimento. Com a ajuda de uma faca pequena (de ofício) tire cuidadosamente aquela pele branca que fica na casca. Para esse prato vamos querer somente a parte amarela da casca pois a parte branca deixa um gosto um tanto amargo. Depois disso corte as cascas em julienne (Tiras de 6cm x 2mm). Leve as cascas em julienne ao fogo com água para cobrir. Quando ferver, coe em uma peneira e passe por água fria (aqui estamos branqueando as cascas, ok?. Repita essa operação 3 vezes e reserve as cascas quando terminar. Esprema essas laranjas que você descascou e reserve o suco. Pegue as outras laranjas e retire apenas a polpa em forma de gumos (aqui o Vitor Hugo ensina como fazer). Reserve os gomos e esprema o que sobrou da laranja e junte ao outro recipiente que já estava com o suco.

2. Coloque uma frigideira grande no fogo médio e deixe esquentando enquanto prepara o prato. Com a ajuda de uma faca bem afiada, faça cortes em diagonal na pele do peito do pato, formando uma espécie de pequenas "favas". Esse processo é importante para ajudar o excesso de gordura sair. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque os peitos (eu fiz de uma única vez pois eram somente 2) com a gordura para baixo. Deixe grelhar por aproximadamente 7 minutos. Se formar muita gordura, no meio do tempo descarte-a. Vire os peitos e deixe grelhar por mais 4 minutos (o tempo vai depender da espessura do peito). Retire os peitos da frigideira e mantenha-os aquecidos enquanto prepara o molho (eu cubri em papel alumínio).

3. Enquanto o pato descansa vamos fazer o molho. Em uma panela de fundo grosso, faça um caramelo claro com o açúcar e a água. Misture os dois e leve ao fogo médio, não mexa para o caramelo não passar do ponto, ok? Quando estiver naquela cor ambar, você pode agregar o vinagre e o suco de laranja. Misture bem para dissolver o caramelo e deixe reduzir pela metade. Quando tiver reduzido acrescente o caldo e as cascas que foram branqueadas. Deixe reduzir novamente até obter uma consistência de molho. Apague o fogo e acrescente a manteiga aos poucos batendo com um fouet. Acrescente os gomos da laranja. 

4. Corte o peito do pato e fatias e cubra com o molho. Eu servi com um purê de couve-flor e casou perfeitamente!

Para o purê você vai precisar de:

3 xícara de couve-flor (que deve ter sido higienizada) cortada em pequenos floretes
1/2 xícara de caldo de legumes
1/2 colher (chá) de sal
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

1. Em uma panela leve a couve-flor com o caldo de legumes, o sal e o dente de alho para cozinhar com a tampa fechada até que fique bem macia, aproximadamente 10 minutos. Retire do forno e bata no processador com o creme de leite. Retorne a panela e acrescente a manteiga, deixe incorporar bem e prove o sal, se necessário tempere novamente.

Prontinho, é só servir com o pato e apreciar a sua deliciosa refeição.



2 comentários :

  1. A receita tá incrível! Eu nunca comi, mas tenho curiosidade... a tua receita está ótima! bjs

    ResponderExcluir
  2. Hum, mas uma ideia muito boa mesmo! Adorei. Deve ter ficado uma delícia!
    Bjs e bom fim de semana pra vc.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...