quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Risotto de Aspargos e Grana Padano



Já perceberam como o hábito de almoçar muda de um país para outro? Tem aqueles que fecham todo o comércio, o pessoal vai para casa e só voltam depois de comer e dar aquela sonequinha super deliciosa. Há ainda aqueles que duram mais de 2 horas e é quase um ritual, e também há aqueles em que é feito apenas um lanchinho...em 20 minutos e depois todos de volta ao trabalho.

Bom, apesar de respeitar a cultura de cada povo, me pergunto como é possível passar por essa refeição sem conseguir relaxar, comer com calma e desfrutar do prazer que tal ação nos oferece. Claro que há aqueles dias que você precisa comer rapidinho, voltar rapidamente ao trabalho e muitas vezes nem percebe que passou por essa refeição. Normal, acontece com todo mundo. Mas sempre que possível, não abro mão de ter esse momento...e se puder fazer minha comida é melhor ainda! Acho que melhor do que relaxar, é poder comer algo saudável e que você mesmo preparou, não é mesmo?

O almoço de hoje, apesar de não poder cozinhar tudo o que queria, foi breve porém delicioso! Um risotto é sempre uma excelente opção para esses dias assim, é gostoso e rápido de fazer...para mim, perfeito! E mesmo não conseguindo ficar o tempo que queria, pelo menos é possível dar uma quebra no dia e de quebra comer minha comida, adorei!

Beijos para vocês e boa quinta-feira!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 4 Porções (servido como prato principal) 6 a 8 Porções (se for servido como acompanhamento ou entrada)

Ingredientes

4 e 1/2 xícaras de caldo de legumes ou de frango
300g de aspargos verdes lavados e cortados em 3 pedaços
1 cebola pequena
4 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara de arroz arbório
1/2 xícara de vinho branco seco
1/4 xícara de queijo grana padano

Modo de preparo

1. Leve o caldo de legumes ao fogo baixo. Quando ferver, acrescente os aspargos (com exceção das pontas) e deixe cozinhar por 6 minutos. Retire os aspargos do caldo e processe até que fique quase uma pasta. Cozinhe as pontas até que fiquem al dente (mais ou menos 3 a 4 minutos) e transfira imediatamente para uma tigela com água gelada (com gelo. Esse processo se chama branqueamento). Retire os aspargos do banho de água gelada e reserve.  Deixe o caldo ao lado sempre aquecido. 

2. Em uma panela, derreta  2 colheres (sopa) de manteiga juntamente e junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Tempere com sal e pimenta. Prove o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", acrescente os aspargos processados e já é hora de desligar o fogo. Adicione o queijo grana padano, as pontas dos aspargos e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.

Sirva imediatamente.

8 comentários :

  1. Stefânia,
    Quando criança o almoço era um ritual que tinha alguma alteração variando do dia da semana, hoje com a correria tudo mudou...
    A aparência do risoto está muito agradável, o sabor deve estar melhor ainda.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Que risoto delicioso.
    Faz muito tempo que não tenho um almoço tranquilo, sinto tanta falta disso.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica de processar o aspargo.
    O risoto deve ser delicisoso, vou experimentar!
    Abç.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica de processar o aspargo. Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica de processar o aspargo. Adorei!

    ResponderExcluir
  6. OI Queridas! Tudo bem?

    Obrigada pela visitinha e pelas palavras doces!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...