domingo, 28 de fevereiro de 2010

Macarrão Gratinado aos Três Queijos

Bom, com a minha saladinha pronta. Hora de fazer o almoço do Amor. Hoje foi dia de comidinha reconfortante...aquela com gostinho de ficar em casa, comidinha da Mamãe.
Excelente oportunidade de estrear as minhas mini cocottes e alguma das receitinhas do livro que veio de brinde. Essa é uma daquelas que você faz num piscar de olhos e ainda tem a oportunidade de variar bastante. Eu por exemplo só usei 3 tipos de queijo (A receita original pede 4 queijos) e usei amêndoas ao invés de nozes (Fica mais suave).
Existe uma variação dessa receita que só leva queijo cheddar, e é muito apreciada pelos americanos (Conhecida como Macaroni and Chesse - Mac´n cheese), ou seja, use a imaginação e lembre-se: o que vale no final é agradar o seu paladar!


Tempo de preparo: 20 Minutos (+ 15 minutos de forno para gratinar)
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes

125g de macarrão (Eu usei penne)
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 xícara de creme de leite
30g de queijo gorgonzola
30g de queijo parmegiano reggiano ralado
3 colheres (sopa) de queijo mascarpone (Ou algum queijo cremoso)
Amêndoas picadas a gosto
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
2 colheres (sopa) de queijo parmegiano reggiano ralado para gratinar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 220 graus. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem (Reduza o tempo de cozimento em 1/3, pois no forno ele terminará de cozinhar. Por exemplo: se a massa leva 9 minutos para cozinhar, cozinhe somente por 6 minutos), escorra o macarrão e passe na água fria para interromper o cozimento. Adicione algumas gotas de óleo de canola e reserve.

2. Em uma panela derreta a manteiga em fogo baixo, adicione o creme de leite, o queijo gorgonzola, o queijo mascarpone e por fim o queijo parmegiano reggiano. Mexa bem até que todos os queijos derretam bem. Tempere com sal e pimenta e adicione as amêndoas picadas.

3. Adicione a massa cozida ao molho de queijos e disponha em uma assadeira (No meu caso foram 2 mini cocottes), polvilhe o queijo parmegiano reservado para gratinar e leve ao forno por aproximadamente 10 a 15 minutos (Ou até que o topo esteja dourado). Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de servir.



5 comentários :

  1. Essas panelinhas são demais!
    O Mac'n cheese também, mas como meu dear husband é diabético e macarrão faz a glicemia disparar eu nunca faço.

    Mas o seu ficou lindo!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Pois é, são lindas mesmo! Eu adorei!
    Poxa, mas o que você costuma fazer para ele? Me dá umas dicas aí eu vou atrás de algumas receitinhas gostosas e posto aqui no blog para te inspirar...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Stefânia, agradeço sua disposição em ajudar com idéias legais! Fico feliz. :)

    Massas industrializadas foram banidas aqui de casa. Nem sei quanto tempo faz que não compro um pacote de macarrão! Pão eu faço em casa!
    A alternativa é sempre usar alimentos com baixo índice glicêmico (IG) (aqueles que fazem a glicose no sangue subir menos e mais devagar). A sorte é que o marido não é nem um pouco enjoado pra comer. Adora legumes e verduras, frutas (até com eles temos que tomar cuidado), carnes, cereais integrais.
    Aí eu dou meus pulos, passeio pelos blogs, substituo ingredientes e a gente vai levando.
    Só que pasta, nem pensar! Mesmo as consideradas de IG baixo, pra ele têm um efeito devastador... eu quero meu marido por muitos anos, então me esforço pra prestar atenção no que ele come (já que sou eu que cozinho).

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Stefânia,
    Adoro massa, amo gorgonzola, mas nunca experimentei o mascarpone. Taí uma ótima sugestão. Adorei a sua receita.
    Eu também estou participando da blogagem coletiva com uma receita de Risoto de Gosgonzola, Maçã Verde e Pistache que é muito saboroso.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2012/07/risoto-verde.html

    ResponderExcluir
  5. Lindas imagens! Deve ter ficado uma delícia. Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...