sábado, 17 de abril de 2010

Almoço de Sábado: Gnocchi a Bolonhesa e Fillet ao Perfume de Pimenta Rosa

De repente um estrondo! O Amor corre...eu? Em estado de choque. Minha jarra mais querida? Em minúsculos pedacinhos no chão da cozinha. Buá, buá, buáaaaaaaa. Não sei o que foi...será que falta de atenção? Será que guardei errado? Será que havia chegado o dia da jarra ir para o céu das jarras?  Não sei. Só sei que essa mocinha que vos escreve está muito triste hoje, pois sua jarra, a primeira coisa que comprou quando soube que teria uma vida a dois com o Amor da sua vida, estava em pedaços no chão. O interessante é que antes do almoço eu já tinha quebrado uma colher chinesa (de porcelana)...acho que era minha mão no fim das contas.
Bom, pelo menos a mão estava boa para outra coisa hoje. Cozinhar! Ahhhh, o almoço de hoje foi muito bom, especial! Estava uma delícia! Gnochhi (receita da Mama do Amor - Minha Querida Sogrinha), um filé rápido, suculento e muito saboroso...e foi o suficiente para ficarmos mais que satisfeitos. Tá, sei que tá faltando saladinha no cardápio...ou uma verdurinha....mas se olharem bem...vão ver um verdinho no filé (Manjericão) e outro verdinho no gnocchi (Mais manjericão)...então acho que já tá bom, né? rsrsrs
Vamos falar do que interessa, as receitas! Bom, a receita do gnocchi é super, ultra, mega, hiper deliciosa! É a especialidade da minha sogra e olha, vou dizer para você...nunca comi gnocchi tão gostoso, ela realmente sabe o que faz. Então ganhar essa receita é uma honra! Claro que cada um coloca o seu toque especial...mas difícil dizer, o gnocchi dela...é de comer e rezar. Quanto ao fillet, nada mais simples do que um fillet grelhado...e o molhinho que está em cima...é do Livro French Food At Home, da minha chef preferida, a Laura Calder.

Almoço feito, Amor feliz, a Jarra em pedaços...bom, não podemos sempre ter tudo não é?



Tempo de preparo Gnocchi: 30 Minutos
Tempo de preparo do Molho: 1 Hora e 30 Minutos
Tempo de preparo Fillet: 15 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes para o Gnocchi

1/2kg de batata
Noz moscada ralada na hora
Aproximadamente 150g de farinha de trigo (Pode ser que use um pouco mais para polvilhar)
1 gema
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo do Gnocchi

1. Coloque as batatas com casca em uma panela com água fria e tampe. Quando ferver, diminua o fogo e deixe por mais 20 minutos, até que estejam bem cozidas. Retire do fogo e escorra. Descasque as batatas enquanto ainda estiverem mornas e passe-as no espremedor, para fazer uma massa leve e macia. Coloque o purê em uma tigela grande e junta e noz-moscada e tempere. Acrescente metade da farinha de trigo, a gema e o queijo parmesão e misture delicadamente o mais rápido possível (Se necessário acrescente mais farinha), com os dedos até adquirir uma consistência grumosa.

2. Retire da tigela e amasse cuidadosamente em uma superfície limpa até que forme uma massa suave e maleável. Acrescente mais farinha se a mistura estiver muito úmida, mas cuidado para não trabalhar demais a massa, pois o gnocchi pode perder a leveza.

3. Divida a massa em 3 pedaços e faça rolos da largura de um dedo. Corte em pedaços pequenos (Aprox. 2,5cm) com uma faca afiada. Passe para uma assadeira forrada com farinha e deixe descansar por 10 a 20 minutos.

4. Encha uma panela grande com água e acrescente sal, deixe ferver. Coloque os gnoccis e deixe cozinhar por 3 a 4 minutos, até subirem a superfície. Retire com uma ecumadeira e sirva imediatamente com o molho.

Ingredientes do Molho a Bolonhesa

1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola pequena picada
1 talo de salsão picado
1/2 cenoura picada
200g de carne moída (Use uma carne magra)
1/3 xícara de vinho branco seco
1/3 xícara de leite
Uma boa pitada de Noz-Moscada ralada na hora
400g de tomate em lata picado
200 a 300ml de caldo de galinha
Sal e Pimenta-do-reino

Modo de preparo do molho

1. Derreta a manteiga e o azeite em uma panela com fundo reforçado, em fogo baixo. Acrescente a cebola, o salsão e a cenoura e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos. Até ficarem macios e sem cor (esse é o famoso Mirepoix). Acrescente a carne e tempere com o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo médio, até que a carne fique rosada.
Coloque o vinho e deixe ferver, cozinhe lentamente por 15 minutos, até o vinho evaporar. Adicione o leite e a noz moscada e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até evaporar o leite. Junte os tomates e cozinhe sem a tampa em fogo muito baixo, por mais ou menos 1 a 1 hora e meia (Depende do seu tempo). O molho fica bem grosso, por isso acrescente o caldo de galinha aos poucos cada vez que o molho começar a grudar.

Sirva com o gnocchi que acabou de cozinhar.

Ingredientes para o Fillet

2 medalhões altos de fillet mignon
Sal e pimenta-do-reino
1 colher (chá) de pimenta rosa
1/4 colher (chá) de manjericão picado
1 colher (sopa) de azeite extra virgem

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Tempere os fillets com sal e pimenta do reino. Leve ao fogo uma frigideira com fundo tripo (Dessas que podem ir ao forno). Quando estiver bem quente, coloque um fio de óleo e grelhe rapidamente os filletes de ambos os lados. Retire a frigideira do fogo e leve ao forno por 3 (Ao ponto) a 5 (Bem passado mais rosado) minutos para terminar o cozimento (Os filletes têm que ser altos, caso contrário não é necessário levar ao forno). Retire do forno e deixe descansar por 3 a 5 minutos antes de servir.s
2. Para o molho, misture a pimenta com o majerical e o azeite (sem amassar as pimentas). Derrame um pouco sobre os filletes e sirva imediatamente.

Dicas: Você pode fazer a receita do molho e do gnocchi duplicada e congelar. Para cozinhar os gnocchis congelados o processo é o mesmo, mas retire do freezer e despeje imediatamente na panela com água salgada fervente. O molho é só descongelar e esquentar antes de servir.



Receita do molho a bolonhesa retirada do livro: 200 Receitas de Massas Deliciosas

8 comentários :

  1. Uma porção pra mim, por favor! Acabou? Ah, que pena!
    Já que não tem mais, vou saborear uma pizza daqui a pouquinho...
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Gina...tem congelado...serve?!?! rsrsrs...

    Mas pizza é tudo de bom também...na verdade até deu vontade de comer uma agora...

    Beijos Querida e um excelente fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Stefânia adoro o teu blog, acho que vou virar a Julie do filme e tentar fazer todos os pratos...Ahh que sonho!! Bem, ontem testei o pão/bolo de milho e realmente achamos uma delícia e concordamos que a melhor nome é esse mesmo pão/bolo. Muito obrigada pelo teu blog, é inspirador. Bom findi Fabiana

    ResponderExcluir
  4. Stefânia,

    Que maravilha de pratos. Adorei todos. Você tem mesmo um dom.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Passando aqui pela primeira vez e adorando tudo!
    Voltarei sempre... bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá Estefânia!!Sinto muito por sua jarra... sei como esses objetos tem seu valor sentimental... mas pense que ela cumpriu a missão dela e deixou boas lembranças em sua nova vida com seu amor....rsrsrs adorei as receitas de hoje, devidamente já foram anotadas...bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabi!

    Ai fofa que você é, adorei a idéia! Fico super feliz por trazer boas idéias para vocês.
    Quanto ao pão, acho que você tem razão...vou mudar o nome para Pâo/Bolo de Milho. Que realmente é o que parece...

    Beijos Querida!

    Oi Caca,

    Obrigada pelo carinho, esses pratos realmente ficaram muito bons! Vale a pena tentar!

    Beijos e bom restinho de fim de semana!

    Oi Larissa,

    Seja bem-vinda! Já dei uma passadinha lá pelo seu cantinho e gostei muito, parabéns!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cíntia!
    Tudo bem Querida?

    Pois é, mas dá aquela dorzinha no coração, né? Mas fazer o que...a vida é assim...o que é de vidro quebra...rsrsrs

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...