domingo, 11 de abril de 2010

Manjar com Calda Tropical - Um Manjar dos Deuses!

A chuva por aqui deu uma trégua e eu aproveitei o sábado de sol e fui fazer uma visita a tarde aos meus Pais. Como sempre um bom bate-papo e boas brincadeiras com meu cachorrinho, o Sinclair. Um Yorkshire muito fofo de 14 aninhos, um charme. (Quando eu mudei da casa dos meus pais eu não trouxe ele, já que lá é uma casa e ele tem muito mais espaço para brincar e aqui no apto ele ficaria mais tempo sozinho do que comigo). Conversa vai, conversa vem, carinho no Sinclair...já era tarde, hora de volta para o Amor.
No meio do caminho lembrei que haviam 2 dias que as ervas da minha mini horta não ganhavam água, coitadinhas, né?! E eu aqui só lembrando de mim e do Amor...esquecendo que tenho mais seres vivos em casa...tsc, tsc, tsc. Que cruel!
Bom, na verdade esse é um lado positivo de estar calor agora em Brasília, a mini  horta agradece! O majericão fica mais bonito, o tomilho mais perfumado e o alecrim cresce mais rápido.Com todo esse perfume, uma idéia muito boa veio a cabeça. Eu tinha feito um manjar de coco após o almoço e ele estava na geladeira firmando. As tradicionais ameixas já estavam esperando para a decoração, mas ao invés do tradicional a idéia da vez foi inovar. Calda de maracujá, manga, mel e gengibre! So good! Uma calda exótica, saborosa e muito perfumada. A combinação é muito interessante e realmente é um excelente "par" para o manjar de coco. 
A calda foi uma adaptação de um molho de camarão de comemos em um restaurante há um tempo atrás, eu adaptei as medidas (já que não tinha as mesmas), deixei a manga em cubinhos e inclui o açúcar e o mel.
Com direito a dupla repetição por parte do Amor, essa é uma sobremesa muito versátil, elegante e muito, mas muito deliciosa! Com certeza aparecerá novamente por aqui.



Tempo de preparo: 20 Minutos (+ tempo de refrigeração)
Rendimento: 8 Porções

Ingredientes para o Manjar

500ml de leite
1 lata de leite condensado
200ml de leite de coco (1 vidro pequeno)
1/3 xícara de coco ralado
5 colheres (sopa) de amido de milho

Ingredientes para a calda

200g de açúcar
200ml de suco de maracujá
1 manga haden
3 colheres (sopa) de mel
1 colherer (sopa) de suco de gengibre (Rale o genbibre e esprema o suco)

Modo de preparo

1. Prepare o manjar. Em uma panela, misture metade do leite, o leite condensado, o leite de coco e o coco rralado. Dissolva o amido de milho no leite restante e acrescente ao demais ingredientes. Misture bem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Unte uma forma (ou forminhas individuais) com óleo e despeje o creme. Deixe esfriar e depois leve a geladeira para firmar. Aproximadamente 4 horas.

2. Prepare a calda. Corte a manga em pequenos cubinhos e reserve. Em uma panela grande faça um caramelo claro com o açúcar, acrescente o suco de maracujá e deixe dissolver o caramelo. Acrescente a manga em cubinhos e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos, ou até que fique cozida. Retire do fogo e deixe esfriar. Após frio, adicione o mel e o suco de gengibre.

3. Montagem. Desenforme o manjar e despeje a calda a gosto. Eu coloquei somente um pouco sobre o manjar e o restante eu servi separado. Sirva o manjar gelado.


6 comentários :

  1. Oi
    Que blog gostoso com receitas
    pra lá de gostosa já copiei um
    monte.
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lúcia!

    Que bom que gostou! Muito obrigada pela visita e pelo carinho!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Stefânia!
    Adorei o post da viagem e as dicas! Ja estive lá mas quero voltar com o marido e suas dicas serão úteis!!!
    E esse manjar... adorei a inovação! Mto bom arriscar e dar certo né? Ja vi q vc é das minhas, do time que tem um probleminha de "insubordinação com receitas"! :)
    Beijos e boa semana,
    Pri.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri! Tudo bem?

    Nossa, Gramado é tudo de bom mesmo! Quando for me conta se foi em alguns dos restaurantes e se gostou, tá?
    Pois, esse manjar...uma coisa! Quer dizer uma maravilha! Arriscar e dar certo é tudo de bom mesmo, e olha, não tinha pensado por esse ponto de vista...mas acho que tenho esse probleminha de insubordinação mesmo! rsrsrs

    Beijos e uma excelente semana para você!

    ResponderExcluir
  5. Oi Junia!

    Que bom que gostou Querida, a combinação é tudo de bom!

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...