quinta-feira, 21 de abril de 2011

Vol-au-Vent de Aspargos e Gruyère



Extra! Extra! É oficial: Esse é o melhor vol-au-vent de todos!

Pois é, acho que a combinação de aspargos com gruyère dentro de uma massa folhada deveria ganhar algum tipo de prêmio, sabe? Fica tão bom! Mas tão bom! Que paro e me arrependo por não ter massa folhada todo dia para repetir. Na verdade até poderia...tem um supermercado muito bom na minha quadra...mas daí pensa, a massa folhada não é tão amiga de quem não quer subir de peso, concordam? Não daria para fazer sempre, né? C'est la vie...

Bom, mas acho que dá para disfaçar um pouco...é só colocar um verdinho aqui....outro ali...pronto! Tento enganar o meu cérebro e digo: Olha, tem verdinho...é saudável...não engorda mesmo. Embora ele não entenda 100%, continuo tentando...afinal de contas, esse é um dos maiores prazeres do mundo. Comida boa nunca é demais!

A receitinha é bem tranquila de fazer e lembra de certa forma uma quiche por conta do recheio, mas a concepção é um pouco diferente e a massa folhada muda totalmente a experiência de cada mordida. Acredito também que é uma ótima opção para pequenos canapés em um cocktail, dá para fazer tipo finger food, sabe? Tenho certeza que seria um arraso!

Ahhh, e por falar em canapé, vai ter um concurso na faculdade de canapés...fusion food, sabe? Imagina uma pessoa contando os minutos para saber qual será o seu tema? Mas dessa vez não vou jogar a ansiedade sobre uma barra de chocolate...com a prova de cozinha básica logo na segunda-feira, essa ansiedade vai ter que ser controlada sobre livros e anotações...tão bom quanto, né? rsrsrs

Beijos e bom feriado para vocês!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de Forno: 25 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

1 pacote de massa folhada com aproximadamente 300g
200g de aspargos frescos
1 xícara de creme de leite fresco
1 ovo
3/4 xícara de queijo gruyère ralado no ralo grosso
Sal e pimenta do reino moídos na hora
Flor de sal para finalizar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Cozinhe os aspargos em água salgada até que fiquem al dente, não é para cozinhar completamente, pois ele ainda irão ao forno e o cozimento será completado lá. Eu deixei os meus por mais ou menos 4 a 5 minutos. Escorra os aspargos, seque bem e corte-os em pedaços menores. Reserve.

2. Forre o fundo de uma assadeira de abas baixas com papel manteiga e reserve. Para preparar os vol-au-vent, use a massa folhada gelada, não congelada, mas ela precisa estar gelada para crescer adequadamente. Com a ajuda de um cortador, corte toda a massa em círculos do tamanho desejado, eu usei um cortador de mais ou menos 5 cm, coloque 1/3 dos discos de massa sobre a assadeira. Com a o restante use um cortador menor e faça um furo no meio, formando anéis. Esse buraquinho é necessário para  rechear a massa quando estiver pronta. Passe uma camada de ovo batido, acomode os anéis de massa sobre o círculo de massa que estava na assadeira. Fure o fundo (apenas o fundo da massa, não as laterais) com um garfo e passe um pouco de ovo batido sobre as laterais. Leve ao forno pré aquecido para começar a assar. Retire quando estiver crescida mais ainda sem dourar. No meu caso foram aproximadamente 10 minutos.

3. Enquanto a massa está no forno, prepare o recheio. Com a ajuda de um fouet, bata o ovo com o creme de leite fresco e tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.

4. Quando as massa estiver no ponto, distribua o queijo gruyère entre os vol-au-vent e coloque também pedacinhos de aspargos. Finalize com a mistura de ovo e creme de leite e decore com as pontas dos aspargos. Retorne ao forno pré aquecido por aproximadamente 15 minutos, ou até que o recheio esteja assado. 

Retire do forno, finalize com uma pitada de flor de sal em cada um e sirva acompanhado de uma saladinha verde.

Ele foi servido como acompanhamento, mas tenho certeza que faria bonito também como prato principal.


4 comentários :

  1. Boa noite, eu criei um blog onde divulgo receitas de blogueiras, criando assim uma espécie de livro online de receitas.
    Gostaria de saber se me dá autorização para divulgar algumas das suas receitas.
    Darei os devidos créditos, como pode ver nas receitas já publicadas no meu blog.

    Aguardo uma resposta no meu blog por favor. Até lá bons cozinhados :)

    ResponderExcluir
  2. que delícia esse vol-au-vent, e é algo que não como ha tanto tempo! adorei :) beijos e boa Páscoa

    ResponderExcluir
  3. Oi Stefânia tudo bem? Queria parabenizar você, adoro seu blog e o jeito com que você transforma uma simples receita em arte. Não resisti e postei sobre suas receitas lá no blog (http://drikardoso.wordpress.com/) dá uma passada por lá. Forte Abraço. A paz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...