segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Linguine al Limone



A medida que minhas férias se aproximam minha ansiedade diminui. O estranho é que eu fico muito mais ansiosa com os preparativos para viajar do que com a data chegando em si.
Hoje por exemplo acordei e logo lembrei que preciso reservar o hotel e carro para minha próxima viagem, ou seja, me preparar para as férias...isso sim me deixa ansiosa, ter tudo pronto para o dia...agora contar dia-a-dia quanto tempo falta ainda não me atormenta tanto. Embora quando estou lá curtindo a viagem a única coisa que quero é que ela não acabe...

Então como o dia está cheio no trabalho e ainda preciso fechar esses detalhes, o almoço foi escolhido de forma a otimizar tempo e conseguir fazer tudo o que planejei para o dia. Essa receita da Rita Lobo me pareceu perfeita logo que olhei para a minha "to do list", menos de 15 minutos para preparar e quase nenhuma louça suja era tudo que eu precisava para o dia de hoje. 

E deu tão certo, mas tão certo que se eu precisasse do dobro do tempo para fazer eu também optaria por ela. É leve, saborosa e muito prática também! A combinação de parmigiano reggiano, limão siciliano, azeite e manjericão está classificada como perfeita em minha humilde percepção. Mais que recomendada!

Espero que gostem!

Beijos para vocês e boa semana!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 4 Porções (eu fiz apenas 1)
Fonte: Um tiquinho adaptada do Panelinha

Ingredientes

500g de linguine ou outra massa de sua preferência
Suco de 1/2 limão siciliano
Raspas de 1 limão siciliano
100ml de creme de leite fresco
100ml de azeite de oliva extra-virgem
150g de queijo parmigiano reggiano
2 punhados de folhas de manjericão fresco
Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo

1. Em uma panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.

2. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Em tigela grande, onde a massa será servida, junte o suco de limão, o azeite e o parmigiano reggiano ralado. Com um garfo, misture muito bem até o parmesão dissolver e formar uma mistura cremosa. Em seguida, acrescente o creme de leite e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

3. Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a tigela com molho e misture bem, cobrindo todos os fios. Junte o manjericão picado e as raspas de limão. Misture mais uma vez e sirva imediatamente. 

Eu decorei com folhinhas de agrião baby.

10 comentários :

  1. Que linda!! Ainda não comi uma massa ao limão como essa, preciso provar.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Stef!!!E vc já sabe o destino das próximas férias(ou é segredo ainda?)
    Esse macarrão é delicioso e o gostinho cítrico combina muito bem com as épocas mais quentes... eu fiz uma vez essa receita da Rita pq tinha visto uma receita da Nigella em que iam gemas cruas no molho, e fiquei receosa... dai essa me pareceu perfeita...bjinhos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Stefania, a receita deve ser deliciosa mesmo, deu água na boca! Agrião baby é muito fofo hehehe
    Beijos, Vivian
    www.temperaria.com.br

    ResponderExcluir
  4. OI Meninas!

    Essa receitinha realmente é tudo de bom! O limão dá um sabor super refrescante...e como a Cíntia disse, para dias quentes não tem melhor!

    @Cíntia,

    Eu vou para os EUA fazer comprinhas de natal :)

    Beijos para vocês!

    ResponderExcluir
  5. Stefânia, perdoe a ignorância da inciante que vos escreve, mas o que acontece se substituir o creme de leite fresco por creme de leite em lata? Você não faz ideia de como é difícil encontrá-lo onde moro!

    ResponderExcluir
  6. OI Ma!

    Desculpe a demora...eu estava longe esses dias.

    Querida, o creme de leite fresco é mais legal para essa receita por que tem um percentual de gordura que ajuda a dar sabor. Mas como esse molho não vai ao fogo, não vejo problemas de usar o de latinha (sem soro), pode ser que o sabor possa ficar um pouco diferente...mas acredito que vai ficar bom também.

    Beijocas e bom sábado!

    ResponderExcluir
  7. Stefânia, ficou tão bom que nem fiz a foto! A gula foi maior. Mas prometo repetir a dose e fazer a receita com creme de leite fresco. Com o de caixinho deu certo!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...