quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ricotta Caseira...e super cremosa...






























Ficamos sem TV durante alguns dias em casa. Na verdade sem TV a cabo, pois a fonte do receptor havia queimado e na correria do dia-a-dia nem eu nem o Amore estávamos com muito tempo para correr atrás disso. Quer dizer, tempo dá para arrumar, né? Você aperta um compromisso aqui...dá uma otimizada em outra atividade ali...enfim, dá-se um jeito. Mas acho que na verdade nenhum dos dois estava com tanto interesse assim. O que é estranho na verdade. Eu gosto de ver TV, gosto dos seriados, gosto de jornal, gosto de filmes...e claro, adoro os programas de culinária, né? Mas não sei explicar bem...não me fez falta alguma ficar sem TV.

O lado mais positivo que enxerguei nesse período foi o tempo que dediquei para a leitura. Li 3 livros, comprei 3 livros, conversei muito mais com o Amore, cozinhei bastante e fiquei melhor amiga da Apple Store. E nessas minhas andanças pela lojinha da Apple, encontrei revistas de gastronomia deliciosas e que me deixaram impressionada com o profissionalismo e produção feitos para o Ipad. A revista que mais me deixou de boca aberta foi a da Donna Hay, e não foi somente pelas receitas, mas também pela forma que a revista foi criada, com a interatividade, com os vídeos...enfim, ler a revista não foi só um passatempo para marcar receitas, foi uma experiência.
Eu marquei 90% das receitas e já as envie para a minha to do list. Essa de ricotta era uma delas. Na primeira vista não dei tanta atenção...mas depois que vi o quanto era simples e as receitas que podiam derivar dela, não hesitei e, mesmo a noite, fui para a cozinha fazer ricotta. Acho tão chic dizer que está fazendo queijo (embora muita gente não classifique a ricotta assim...). A receita é tão simples de fazer que me deixou um tanto receosa...mas deixei esse pensamento para trás...o que é simples tende a ser sempre muito bom, não é mesmo?

E essa receita comprovou. E eu que não sou fã de comer ricota pura, usei essa apenas sobre uma torradinha e adorei. Imagino que temperada deve ficar melhor ainda. O mais interessante para mim foi a textura, muito parecida com uma ricotta que vi em um programa de TV a um tempo atrás e que aqui nunca tinha visto...ou a ricotta era bem granulada, ou encontrava aquele creme de ricota, que daí já era muito cremoso...essa ficou no meio termo. Perfeita!

Não preciso dizer que levou menos de 10 minutos para fazer...mais praticidade do que isso é só comprar pronta mesmo, né? 

Beijos para vocês e boa quinta-feira!



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de descanso: Pelo menos 1 hora
Rendimento: 220g de ricotta

Ingredientes

3 xícaras de leite integral
1 xícara de creme de leite fresco
½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de suco de limão (eu usei siciliano)

Modo de preparo

1. Coloque uma peneira ou escorredor de macarrão sobre um bowl fundo. Cubra a peneira com algum pano de prato dobrado ao meio (ele deve cobrir toda a peneira, não somente o fundo, ok?).

2. Em uma panela de fundo grosso, leve ao fogo médio o leite, o creme de leite e o sal. Quando entrar em ebulição, abaixe bem o fogo e acrescente o limão e deixe cozinhar, misturando sempre, por 2 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar na panela por 5 minutos. Transfira a mistura para a peneira preparada. Deixe descansar no refrigerador por pelo menos 1 hora para sair todo o soro (eu deixei um pouco mais, em torno de 1 hora e meia). Mas para uma ricota mais “sequinha” ou mais parecida com a do supermercado, eu sugiro deixar descansar mais.

3. Depois do período de descanso, retire a ricotta pronta do pano e guarde sob refrigeração em um pote hermeticamente fechado.

Sugestões: Você pode temperar essa ricotta com ervas e fazer um antepasto. Também imagino que ficaria muito bom usá-la como base para algum molho de massas, base para um gnocchi, panquecas...e por aí vai.

37 comentários :

  1. Nooossa, amei Stefânia!! É o tipo de coisa para ter sempre na geladeira e usar em várias receitas, inclusive doces.

    ResponderExcluir
  2. Fácil mesmo Stefânia, obrigada por partilhar querida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu também amei essa receita! Que prática! Nunca imaginei que fosse assim...
    Essa não vai para a To Do list, já vai pro meu caderninho direto!

    Beijocas,
    Cintya Maria

    ResponderExcluir
  4. Oi, Stef! Bem show a tua ricota. Posso fazer também? Olha, realmente a gente vira meio que escrava da TV. Um dia eu disse que não assistiria mais novelas. E sabe do que mais? Não me fez falta nenhuma...sempre arrumo o que fazer neste horário...seja fazer os temas com o meu filho, contar historinhas para a pequena, ficar na internet...Bom, agora essa ricota, menina...tá TDB!!! Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Stefânia,
    Somos fãs de fazer a nossa própria ricota e requeijão, controlamos o teor de Sódio e gorduras, o sabor também é diferenciado para melhor.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Sou fã de ricota e já estou pensando em várias versões temperadas! Agora só falta encontrar creme de leite fresco, que aqui em Porto Alegre não é muito fácil de achar. Vou fazer com certeza e venho aqui te contar depois. Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  7. Stefânia
    Adorei sua receita, simples e pelo jeitão, super saborosa...
    Imaginei passando numa torrada.
    Acho que vou ter que me aventurar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Amiga, às vezes até é bom faltar certas coisas ;) para nos chamara atenção de outras....bjokitass

    ResponderExcluir
  9. Stefânia,
    Receita de ricota caseira eu não conhecia,adorei!
    Seu blog é maravilhoso,gostei muito e já vou ficando por aqui também.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Stefânia, só acheio meio calórica, não? MAs a aparência está ótima!

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa receita, mais uma pra eu colocar em prática no fettediamore. Daqui a pouco meu blog vai se tornar o fettediamore com uma pitada de açúcar... hehehehe

    bjos.

    ResponderExcluir
  12. Incrível essa consistência! Amei! bjs

    ResponderExcluir
  13. Já anotei tua receita, parece ótima e quantas coisas podemos fazer com ela e nos alegrar dizendo "fui eu que fiz"!!
    Bom fds...

    ResponderExcluir
  14. Stef, eu tb já fiz uma versão de ricota caseira e olha, sem comparação, né?! Essa textura deve ficar uma maravilha, confesso que nunca pensei em adicionar creme de leite fresco! Anotadíssima!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Stefânia! Sou uma seguidora de seu blog que adoro. Estou pensando em fazer essa ricotta, tão fácil e deliciosa. Gostaria só de saber quanto tempo ela dura no refrigerador? Por quanto tempo a posso refrigerar? Obrigado desde já.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  16. OI Mi!

    Também acho que ficaria ótima para sobremesa. Tem até uma que estou pensando em fazer...é uma torta de ricota que tenho aqui no blog...acho que com essa receita vai ficar ótima!

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  17. Oi Paula!

    Que bom que você gostou! Realmente é a melhor ricotta que eu já provei.

    Beijos para você!

    ResponderExcluir
  18. OI Cyntia!

    Super prática, não é? Espero que você teste logo logo.

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  19. Nossa Ana, sabe que também já tive a fase da novela? Estranho como depois agente fica pensando "por que eu gastava tanto tempo com TV...""

    Obrigada pela sua visita!

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  20. Oi Vânia!

    Pois é, depois que eu aprendi essa, acho que nunca mais vou comprar pronta...fica muito mais saudável, né?

    Beijos para você!

    ResponderExcluir
  21. OI Ju!
    Tudo bem?

    Então, quando eu estive em POA no meio do mês eu vi que tinha nata para vender no supermercado...nunca testei, mas acho que pode dar certo também...derrepente aumentar a quantidade de leite e colocar só um pouco de nata...bom, tem que testar, mas acredito que pode dar certo sim.

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  22. Oi Deborah!
    Tudo bem?

    Pois é Querida, eu também estou comendo assim...passando na torrada. Mas também já usei em pratos...ficou tudo de bom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Nossa Belinha, você falou tudo...é isso mesmo que aconteceu!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. OI Regina!

    Seja muito bem vinda! Obrigada pela visita e pelo comentário! Espero encontrá-la aqui mais vezes.

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  25. Ai Marcele...nem me fale de calorias...rsrsrs. Acho que o creme de leite é meio vilão, mas aqui fez toda a diferença.

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  26. Hahahahaha Ricardo, tudo de bom!

    Fico super feliz que você tenha gostado e espero que aprove também quando fizer por aí.

    Beijocas e bom domingo!

    ResponderExcluir
  27. A consistência também me ganhou Beta, ficou divina.

    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  28. Oi Cristina!

    E além de dizer que foi você quem fez...também vai escutar muitos elogios, é deliciosa!

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  29. Oi Re!

    Pois é Querida, o creme de leite ajuda a dar cremosidade e fica muito boa! Como disse a Marcele, um pouco mais calórica, mas vale a pena.

    Beijos para você!

    ResponderExcluir
  30. OI Cátia!
    Tudo bem Querida?

    Beijo bem grande para você!

    ResponderExcluir
  31. OI Ginja,
    Tudo bem?

    OBrigada pelo carinho e pelo comentário! Querida, essa é a primeira vez que faço... mas para mim durou mais ou menos 5 dias na geladeira (bem fechadinha em um pote hermético), acho que esse seria um tempo razoável, mais do que isso já não saberia dizer.

    Acho que se for fazer para guardar, o ideal é que deixe escorrer bem o soro para ele não deixar a ricotta estragar rápido, ok?

    Espero ter ajudado!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Obrigado pela resposta tão rápida Stefânia. Vou fazer concerteza. Um beijinho.

    ResponderExcluir
  33. Stefânia
    Não resisti, fiz ejá publiquei no meu blog.
    Obrigada pela partilha.
    Bjs

    http://www.delicias1001.com.br/2011/11/ricota-caseira-cremosa.html

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito do seu blog,vou visitar sempre,bjo

    ResponderExcluir
  35. Adorei e vou fazer. Só n entendi onde vai a pitada de açúcar. N está na receita.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...