quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Creme de Feijão Cannellini com Chorizo


Demandas de trabalho me trouxeram essa semana para uma das cidades que mais adoro aqui no Brasil, São Paulo. Até estava comentando com um amigo agora a pouco tudo o que me lembra SP, e por incrível que pareça, nunca lembro de nada negativo...quer dizer, tem o trânsito, né? Mas é bem isso, sempre associo a cidade de SP com algo bom. Como por exemplo um clima mais ameno em relação ao de Brasília nessa época do ano. Cheguei ontem e fiquei tão feliz de ver chuva que nem abri guarda-chuva ou fiquei triste por conta do clima, agradeci por estar em uma umidade maior e claro, pelo friozinho gostoso que está fazendo.

Daí quando penso em frio, sempre penso em sopa. E vocês? Pois é, é meio que direto...embora uma sopinha gelada (como um gazpacho por exemplo) seja sempre uma boa pedida para o verão e dias quentes. Foi então que lembrei desse creminho delicioso que fiz quando ainda estava em casa cumprindo a licença médica por conta da minha cirurgia. Foi tão gostoso preparar e mais ainda comer, me lembra comidinha de mãe, sabe? Minha mãe sempre fazia creminho de feijão quando eu estava doentinha...e logo logo me recuperava, então realmente liga a coisa boa. 

No caso da sopinha de hoje, a idéia foi apenas usar o que tinha em casa e não me preocupar muito com o visual, já que eu queria apenas me sentir bem com uma comidinha comfort. Posso dizer que acertei em cheio..e agora estando no friozinho gostoso de SP e pensando em como sinto saudade da minha família quando estou longe dela, compartilho com vocês a receita com o mesmo carinho que tive em prepará-la.

Beijos e bom finalzinho de semana para vocês!

Tempo de preparo: 15 Minutos (se já tiver o feijão cozido)
Rendimento: 3 porções

Ingredientes

250g de feijões cannellini cozidos (Para cozinhar, deixe de um dia para o outro de molho na água e depois leve a panela de pressão até que fiquem macios - uns 40 a 45 minutos em fogo baixo)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva virgem
1 cebola grande cortada em cubinhos
1 dente de alho
3 a 4 xícaras de caldo de legumes (De preferência caseiro)
1 folha de louro
1 colher (chá) de alecrim fresco picadinho
Sal e pimenta do reino a gosto

Para o chorizo

1/2 colher (sopa) de chorizo
1/2 xícara de chorizo cortado em fatias finas

Modo de preparo

1. Em uma frigideira aquela o azeite e salteie o chorizo até que fique crocante. Deixe o chorizo escorrer em papel toalha e reserve o azeite da panela. Reserve.

2. Aqueça o azeite da sopa em uma caçarola. Refogue a cebola no azeite em fogo bem baixo por mais ou menos 5 minutos, ou até que fique bem macia, mas sem queimar. Acrescente o alho picadinho e refogue por mais uns instantes. Acrescente o caldo de legumes, a folha de louro e o alecrim. Deixe ferver em fogo bem baixo por mais ou menos 10 a 15 minutos. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador. Para ter uma textura mais aveludada, eu passei por uma peneira também.

3. Retorne ao fogo apenas para aquecer. Sirva imediatamente guarnecido com o chorizo e com o azeite reservado. 

4 comentários :

  1. Stef, adoro chorizo, mas nunca pensado nele para sopa! Ideia anotada! Volte mais para SP, tem tanta coisa boa por aqui... Podemos até marcar um almoço na próxima, com mais blogueiras da cidade, que tal? beijos

    ResponderExcluir
  2. Stef, ficou belissimo seu creme de feijão, só de ver essas fotos fico com vontade de me jogar nele... lindo lindo lindo! Pior que vc disse que nem se preocupou com a aparência né... arrasou como sempre! Vc realmente tem o dom, que Deus conserve assim sempre!
    Bom fim de semana!
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Oi Stef! Que delicia seu creme de feijão com chorizo, nunca havia imaginado uma receita de sopa com ele, adorei a ideia!! Sampa é sempre bom de fato, morei lá e continuo amando aquilo tudo...rsrs

    Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro SP, mas confesso que o trânsito me deixa muito doida da vida!!!
    E que delícia esta sopa, eu sou muito fã de um caldinho viu.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...