quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Robalo em Papilotte com Aspargos e Cogumelos Frescos


O que você mudaria na sua vida? O que você não faz (ou faz) hoje que se tivesse oportunidade faria diferente? Bom, no meu caso eu mudaria poucas coisas...nada de tão especial, mas com certeza o meu caso é falta de vergonha mesmo. O que eu não faço e que gostaria com todas as minhas forças e pensamentos positivos, é ter uma vida mais saudável...não comer tanta comida calórica, comer menos carne, fazer mais exercícios, tentar acordar mais cedo todos os dias e claro, comer mais peixe.

O estranho é que mesmo com um supermercado na minha quadra e agravado pelo fato que costumo visitá-lo diariamente, sempre que vou as compras, a peixaria é um dos locais que menos dou atenção...chato isso, né? Peixe é tão bom, é tão gostoso, é tão saudável e pode ser preparado de inúmeras formas, que mesmo assim eu acabo passando “batido” e não dou a atenção merecida a eles.
Bom, hoje decidi que seria diferente. A seca em Brasília me faz buscar alternativas mais leves e saudáveis para enfrentar tantos dias sem chuva, então quando pensei na opção do almoço de hoje não pude evitar em pensar em preparar uma receitinha de peixe bem saborosa e prática de preparar. A escolha foi o robalo também pelo fato que ando apaixonada pelo delicioso prato peruano chamado Cebiche e que pretendo em breve preparar em casa...e como o peixe estava lindo e barato, imagino que será logo logo.

A idéia do papilotte veio do fato que é uma das preparações mais rápidas e saborosas de peixe. É tão rápido de fazer que já compensaria a idéia toda do almoço, mas o resultado obtido tão cheio de sabores me deixou completamente satisfeita, pois além de saborosa, a receitinha me tomou apenas 15 minutos para preparar. Claro que pode ser feita com qualquer outro peixe e outros vegetais...aqui sua criatividade vai sempre em primeiro lugar.

E por ultimo...gostaria de ter menos pensamento de gordo...já que comi levinho no almoço, já estou pensando em correr ali e comprar brigadeiro...vai entender, né?

Beijos e boa quinta-feira!



Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de forno: 15 minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes

6 talos de aspargos frescos cortados em pedaços
100g de cogumelos frescos cortados em fatias
Alecrim a gosto
Tomilho a gosto
Azeite de Oliva Extra Virgem
Suco de 1 laranja pequena (eu usei bahia)
2 postas de robalo fresco com aproximadamente 150g cada uma (pode usar outro peixe, ok?)
Sal marinho a gosto
1 pimenta dedo-de-moça sem as sementes cortadas em brunoise (cubinhos muito pequeninos)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus.Corte dois quadrados grandes de papel manteiga. Dobre-os ao meio uma vez e corte-os em formato de coração. O papel deve ter um tamanho razoável, pois você irá colocar o peixe e os legumes sobre ele e ainda fechá-lo. Já na assadeira que vai ao forno, coloque o papel no fundo, adicione metade dos aspargos e dos cogumelos cortados, tempere com sal, azeite de oliva e salpique metade das ervas. Sobre os vegetais, coloque a posta de peixe, regue com o azeite, tempere com o sal, distribua a pimenta cortadinha por cima e finalize com o suco de laranja e o restante das ervas.

3. Para fechar o papilotte, vá dobrando as bordas, começando por cima, até que chegue as extremidades. Essa etapa é muito importante, pois o peixe deve estar bem embalado (o ar não pode sair) e ao mesmo tempo deve haver espaço para que o vapor circule internamente. Repita a operação com os legumes restante e com a outra posta de peixe.

4. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 15 a 17 minutos. Retire do forno e espere 2 minutos antes de abrir o papilotte. Corte o papilotte por cima e sirva imediatamente.

3 comentários :

  1. Eu também não mudaria muita coisa não.
    Tá bom assim do jeito que tá...rs.
    Adorei o peixinho.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Stef,
    Esse seu peixinho ficou bem bonito e super saudavel!
    Ahh nem, eu tb queria ser mais light, deixar de ter pensamento de gordo, mas fala serio, comer é tao bom, preparar comidinhas com manteiga e creme de leite tb...kkk... desse jeito nunca vou tirar o pé da lama...mas isso vai ter que mudar, já que to doida pra engravidar... antes tenho desempelotar, ja pensou engravidar gordinha, dai embaranga de vez...kkk... to fora!
    Amiga, bom fim de semana!
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Já li algumas receitas suas de peixe no papilote e há sempre a recomendação de cortar o papel em formato de coração. Não consigo entender o por quê.
    De resto, suas receitas são deliciosas. Um grande abraço,

    Fátima Silveira

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...