Minha relação com panificação nunca foi uma das mais bem sucedidas não...na verdade até me aventurava na cozinha, mas com uma frequência tão baixa que posso dizer que, pelo menos em comparação com outros tipos de preparo, esse nunca foi o meu forte.
Bom, para minha total sorte esse semestre as aulas de panificação estão indo maravilhosamente bem e só tenho a agradecer quanto conhecimento o meu professor trouxe nesse ultimo mês. A panificação é uma ciências das mais complexas eu diria. Exige sensibilidade, conhecimento, paciência e acima de tudo, paixão! Feliz estou por que isso tudo está surgindo agora...não é que eu não gostava de fazer tanto pão antes, mas agora com tudo fazendo muito mais sentido para mim, estou muito mais confiante para testar novas receitas e descobrir um pouco mais sobre tal ciência.
Começo então uma nova etapa, vou tentar postar pelo menos 1 pão (ou quem sabe 2) por semana para vocês, o que acham, hein? Mas é uma tentativa, viu? Vontade não vai faltar!
Então começo a saga com um pão de cereais...simplesmente pelo motivo que desde ontem comecei a cuidar um pouco mais da alimentação e estou seguindo orientações da minha Nutricionista (ótima por sinal), e tenho que maneirar um pouco mais nas massas e doces que eu tanto adoro!
Os pães não vão ser meus melhores amigos durante um tempo...mas pelo menos a desculpa de que estou fazendo por conta das aulas eu tenho...é compreensível, não?
Beijos e bom fim de semana para vocês!
Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de fermentação: Aproximadamente 4 a 5 horas
Ingredientes para a massa fermentada
270g de farinha de trigo
150ml de água
10g de fermento biológico fresco
Ingredientes para a massa
300g de farinha integral de centeio
40ml de óleo de girassol
75g de semente de linhaça
450g de farinha de trigo
75g de aveia em flocos
25g de sal
540ml de água
35g de fermento biológico fresco
40g de açúcar mascavo
Para decorar
• Semente de linhaça
• Semente de gergilim
• Semente de girassol
Modo de preparo
1. Comece pela massa fermentada já que ela irá descansar muito tempo. Misture todos os ingredientes e deixe descansar por pelo menos 4 horas (ou até 24 horas). Deixe a massa coberta com papel filme para evitar que seque.
2. Quando tiver passado o tempo de fermentação da massa, comece a preparar a segunda etapa do pão. Em uma tigela grande, coloque todos os secos e reserve. Em outra tigela, dissolva o fermento na água com o açúcar e o óleo de girassol. Incorpore os líquidos e a massa fermentada aos secos e misture muito bem até formar uma bola. Sove essa massa por mais ou menos uns 10 a 15 minutos e deixe descansar em temperatura ambiente por uns 10 minutos.
3. Separe a massa nos tamanhos desejados. Você pode fazer pães pequenos, grandes, baguetes...portanto separe os pedados de acordo com o forma que você vai desejar dar. Boleie as peças para trabalhar melhor o glúten e deixe repousar por mais 10 minutos. Dê a forma desejada aos pães e deixe descansar (Cobertos com filme plástico) até que dobrem de volume. Se você for decorar os pães com sementes, depois que tiverem fermentado, pincele com um ovo batido com um pouco de leite, sal e açúcar e depois decore com as sementes.
4. Pré aqueça o forno a 220 graus e leve para assar. O tempo é muito variável. Vai depender do tamanho das peças que você fez, do seu forno, da forma que está usando..tudo isso influencia. Então fique sempre de olho para não deixar as peças queimarem, ou então que saia crua.
Para saber se o pão está bem assado, dê leves soquinhos no fundo...eles devem ter um som mais fechado, ok?
Gente, sei que fazer pão não é uma das coisas mais fáceis para algumas pessoas também (assim como eu), então estou bolando um daqueles posts mais técnicos para compartilhar um pouco do que já aprendi até agora e que tem dado resultados ótimos, ok?
Ahhh, o pão é delicioso!
E que bem que ficou este pão amiga, venham então mais receitas do teu pão...bjokinhass
ResponderExcluirSuper saudável, e certamente saborosíssimo.
ResponderExcluirPara tirar o peso da consciência...
Bjs
Magnifico aspecto!!!
ResponderExcluirBeijinhos grandes.
ADORO PÃO DE CEREAIS E O SEU FICOU FANTÁSTICO...JÁ COMIA UMA FATIA .
ResponderExcluirEU ADORO FAZER PÃO,PENA QUE TENHO POUCO TEMPO.
BJS
também estou na fase dos pães!!! me arriscando sempre...as vezes não dá certo mas na maioria, sai cada pão mais fofinho do forno!!!
ResponderExcluiro seu está maravilhoso!
vou testar na minha cozinha!!!
http://deliciasdaisa.blogspot.com/
Oi Stefânia! Espero que esteja se divertindo com o Sinclair. Gosto muito de cachorrinhos e sei a alegria que é a companhia deles. Escrevo também para avisar que hoje fiz a tal postagem do seu maravilhoso cheesecake de pera. Um beijo grande e *tudo* de bom, da Executiva de Panela
ResponderExcluirOI Belinha!
ResponderExcluirObrigada pelo comentário! Esse pão realmente figura entre os meus favoritos.
Beijos e boa semana!
OI Deborah,
ResponderExcluirTambém acho, sem peso na consciência nenhum...pelo menos até agora..rsrs
Beijos e boa semana!
Oi Cinha!
ResponderExcluirObrigada pela visita Querida!
Beijos!
Oi Stef,
ResponderExcluirFicou lindo seu pão, adoro pão com cereais!
Sou doida pra fazer gastronomia, acho que ano que vem vou me jogar... claro que assim como vc, pelo glamour de fazer algo que realmente gosta...
Bjim e boa semana
OI São,
ResponderExcluirTambém falta tempo para mim...mas pelo menos quando o resultado tem sido bom.
Beijos!
Oi Isa!
ResponderExcluirQue legal que está dando certo para você fazer pão...realmente é uma terapia, não é?
Beijos e obrigada pela visita!
OI Paula!
ResponderExcluirO fim de semana foi ótimo! Curti muito o Sinclair!
Ahh, o seu cheesecake ficou lindo! Parabéns!
Beijos!
Oi Dri!
ResponderExcluirFaz mesmo Querida! É um presentão que podemos nos dar!
Beijos!