domingo, 23 de outubro de 2011

Filet Mignon com Redução de Balsâmico e Malbec



Tem feito um friozinho tão gostoso aqui em Brasília e posso afirmar que minha disposição aumentou a cada grau que caia no termômetro. Adoro frio, adoro ficar em casa com chuva e assim poder cuidar de mim e das minhas coisas em casa. Tá...não dá para fazer aquela escova no cabelo e sair por aí passeando, né? É, isso eu sei...mas vale todo o contratempo para ficar no seu cantinho e curtir tudo que vem com isso.

Hoje meu dia foi para cuidar de casa e do Amore. Decidida a levá-lo junto a caminho da minha dieta, o almoço foi um belo episódio para, aos poucos, introduzir mais vegetais, hortaliças e saúde. Então seguindo a linha do que estou comendo diariamente, o almoço foi bem saudável, apesar do molho que é um tanto calórico...mas em pequenas quantidades nunca vai ser um problema. Além do filet fiz batatas ao murro com sal de ervas (que ficaram simplesmente divinas), cenouras glaceadas em mel, brócolis e aspargos salteado em um azeite de pimenta e ervas...enfim, saudável e delicioso! 

E a melhor notícia é que ele tanto aprovou que ficou feliz com minha escolha. E como ele se comportou direitinho, teve cookies de presente no fim do dia...mas isso é assunto para outra conversa...

Beijos para vocês e bom domingo!

Tempo de preparo: 20 Minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes para o filet

2 medalhões de filet mignon com aproximadamente 250g cada um
Sal e Pimenta do reino a gosto
1 colher (chá) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de azeite de oliva

Ingredientes para o molho

1 xícara de vinho tinto seco (malbec, Cabernet Sauvignon)
1 colher (sopa) de geléia de malbec (Se não tiver use uma de frutas vermelhas)
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Limpe e tempere os filets com sal e pimenta. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e o azeite. Doure os filets por 1 e 1/2 minutos de cada lado. Transfira para uma assadeira e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 4 minutos, ou até que fique no ponto desejado (4 minutos é para um filet entre mal passado e ao ponto...mas fica mais vermelhinho - o ponto que eu gosto. Então se gostar mais passado, deixe mais tempo). Retire do forno e deixe descansar por uns 3 a 4 minutos antes de servir (esse tempo é necessário para os sucos da carne retornarem ao centro e deixar o alimento mais suculento).

2 Na frigideira onde você grelhou a carne, acrescente todos os ingredientes do molho, com exceção do sal e da pimenta) e deixe reduzir por mais ou menos 10 minutos, ou até que fique com consistência de molho. Corrija os temperos e sirva imediatamente sobre os filets.

5 comentários :

  1. Stefânia,
    Nunca fui muito fã da carne no ponto de sangue, assim com essa receita fica agradável comer o filé mignon, adorei a receita.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Stefânia... que maravilha!!!

    Obrigada por compartilhar essa receita divina! Por coincidência, na semana passada tentei achar uma receita de medalhão e as que vi não senti muita confiança...
    A combinação de ingredientes do molho (e que molho!) deu um toque de sofisticação ao prato!
    Mamma mia!
    Essa com certeza vai para a minha pastinha de receitas! Vou testá-la e depois te conto!

    Thanks a bunch! ;-)
    Cintya Maria

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu gosto da carne exatamente como descreveste... e só de ler me deu água na boca!!!
    Prato saudável, chique e apetitoso!!!
    Adorei...
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Stefânia, deve ser delicioso esse prato. Além de ser saudável ficou lindo, tão colorido!
    Boa semana para você!! Beijos
    http://temperaria.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...