quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sopa da Vegetais



Minha semana foi no mínimo desafiadora. Viagem para o Rio Grande do Sul a trabalho, muito trabalho, atenção especial para um Sr. Vulcão, algumas horas intermináveis entre aeroporto e nenhum, mas absolutamente nenhum tempo disponível para cozinhar.

Acho que vocês nem merecem escutar tudo o que aconteceu essa semana, mas posso garantir que nunca foi tão bom chegar em casa depois dessa maratona toda. Infelizmente não tinha essa sopinha para protagonizar um jantar de volta. Mas ela foi a estrela de um fim de noite onde, apenas eu e o Amore, pudemos relaxar com o friozinho que estava fazendo e claro, desfrutar da cia um do outro.

Mas voltando ao assunto da semana desafiadora, a boa notícia é que hoje quebrei o jejum e fizemos pratos deliciosos na aula de confeitaria...ou seja, os dias sem posts ficarão longe. Por que além de sentir saudades de casa, uma das coisas que mais faz falta é o contato com vocês e com o blog...isso é bom demais!

Beijos para você e boa sexta!

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 3 Porções Generosas

Ingredientes

400g de mandioca descascada
300g de batatas descascadas
2 cenouras descascadas
2 colheres (Sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picadinha
1 talo de alho poró cortado em rodelas
1/2 talo de salsão picado
1 tomate sem sementes cortado em cubos
1 e 1/2 litro de caldo de carne
Sal e Pimenta do reino a gosto
Ervas de Provence a gosto

Para servir

Croutons
Salsinha e cebolinha picada
Azeite de oliva
Sour Cream

Modo de preparo

1. Cozinhe a mandioca na panela de pressão até que fique muito macia, amasse com a ajuda de um garfo descartando qualquer parte dura e aquele fiapo do meio. Reserve.

2. Cozinhe a batata e a cenoura no caldo de carne até ficarem bem macias. Reserve tudo junto (Caldo com batatas e cenoura).

3. Aqueça o azeite em uma panela grande. Refogue a cebola com o alho poró e salsão. Acrescente o tomate picado e deixe refogar mais um pouco. Acrescente a mandioca e o caldo com as batatas e a cenoura. Deixe no fogo até levantar fervura. Quando levantar fervura, retire do fogo e bata a mistura no liquidificador. Retorne ao fogo e corrija os temperos (sal, pimenta e ervas de provence).

Sirva imediatamente com uma porção pequena de sour cream, croutons e salsinha e cebolinha picada. Eu finalizei com um toque de azeite trufado, mas na segunda porção foi um azeite de oliva extra virgem e ficou maravilhoso!

4 comentários :

  1. Stefânia,
    Esperamos que a próxima semana seja mais calma mas igualmente desafiante.
    A sopa está mesmo reconfortante.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Viajar é bom, mas voltar para casa é melhor ainda né?rsrsrs delícia de sopinha!!!bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Foto fantástica.
    Uma sopinha neste frio que começa a chegar cai sempre bem.

    ResponderExcluir
  4. OI Meninas!

    Obrigada pelas palavras e pela visita! Isso sim me inspira.

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...