quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Serpentini de Quinoa à Niçoise



A alimentação dos franceses me intriga, não apenas de uma maneira...mas de várias. As pessoas passam várias horas na mesa comendo...comem muita manteiga, queijos variados e creme de leite em demasia...junto com o Japão é um dos países ricos onde há mais magros no mundo...a longevidade é realidade para eles. Mas e aí, por que as francesas não engordam? 

Bom, por vários motivos. O primeiro é claro que eles não comem somente manteiga, queijo e creme de leite. A dieta dos franceses é rica em produtos naturais, aí entram as frutas, hortaliças, legumes, etc. Além disso, como diria o meu sogro, Paris é uma academia a céu aberto. Quem já teve oportunidade de dirigir na cidade luz sabe o que eu estou dizendo...é simplesmente impossível fazer como Brasília, onde usamos o carro para tudo...além do trânsito ser caótico, quem não gostaria de gastar alguns minutinhos a mais caminhando por entre ruas e paisagens tão belas? Pois é, querendo ou não eles acabam fazendo mais exercícios do que a grande maioria. E as escadarias? Bom, além de andar, subir e descer escadas de metrô também faz parte do dia-a-dia deles.
Outro motivo que não poderia deixar passar é que eles realmente respeitam o horário de cada refeição. Mas peraí, vocês devem pensar...ah, eu também respeito, como todas as refeições do dia. Sim, eu também sou assim. Mas é diferente, eles enxergam que cada refeição é um ritual, todos sentam a mesa, usam aquele horário para se concentrar no motivo pelo qual sentaram: comer. Nada de televisão ligada....nada de sacrificar o horário do almoço para ir a academia, salão de beleza ou banco...não, eles respeitam esse horário. Querendo ou não, vários especialistas já disseram que comer rápido é ruim...quem nunca ouviu aquela conversa que tem que mastigar X vezes cada alimento? 

Bom, como Brasília tem duas estações, a de chuva e a de seca, ou seja, quando não está quente de doer e seco, estamos sempre com chuva...deixo para trás a idéia de ir caminhando ao trabalho. Pelo menos posso usar a outra técnica e respeitar bem  o horário o meu almoço e curtir o momento...ah, isso posso! 
Quer dizer, eu devo...eu mereço!

Então a receita de hoje é assim, uma inspiração da França, com o toque da minha dieta...e com a vontade de que sempre seja possível ter almoços assim: saudáveis, leves e deliciosos!

Beijos e boa quarta-feira para vocês!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

400g de serpentini de quinoa (ou outra massa de sua preferência)
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem (de preferência um mais frutado)
500g de atum fresco cortado em cubos
2 dentes de alho picados em brunoise (cubinhos muito pequenos)
2 pimentas dedo de moça picadas em brunoise (cubinhos muito pequenos)
4 filés de anchova em conserva
400g de tomates uva ou cereja
1 punhado de azeitonas pretas (de preferência Niçoise)
Folhas de manjericão a gosto
Flor de sal
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Leve uma panela com pelo menos 4 litros de água ao fogo. Quando levantar fervura, acrescente 1 colher (chá) de sal e a massa. Cozinhe a massa de acordo com as instruções do fabricante ou até que fique ao dente. Se for usar massa de quinoa, tenha muito cuidado pois ela cozinha muito rápido...em torno de 2 minutos.

2. Enquanto a massa cozinha, prepare o restante. Em fogo médio/alto aqueça 1 colher (sopa) de azeite de oliva em uma frigideira. Acrescente os cubos de atum e deixe saltear levemente por 2 a 3 minutos. Retire o atum da frigideira e reserve.

3. Na mesma frigideira, coloque o restante do azeite de oliva na frigideira, o alho, as anchovas e a pimenta dedo de moça; retorne a frigideira ao fogo e deixe refogar por 1 minuto. Adicione as azeitonas e o tomate, cozinhe por mais ou menos uns 5 minutos, ou até que o tomate comece a romper a casca. Nesse momento a massa já deve estar cozida, então acrescente a massa a frigideira e os pedaços de atum que foram previamente salteados. Finalize com o manjericão, a flor de sal e pimenta do reino moída na hora.

Sirva imediatamente.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Brownie Clássico de Chocolate Amargo e Avelãs



Pois é, eu não sumi não...também não fiquei sem cozinhar. Mas o que aconteceu então?  Bom, a verdade é que com minha dieta em curso, a maioria dos pratos acabam sem fotos e consequentemente sem posts. Desculpe por isso, mas comer a cada 2 horas e meia e tentar variar a dieta para não parecer monótona é um trabalho e tanto...mas pelo menos está valendo a pena, já que em 15 dias já vi resultados animadores...

Agora quer coisa pior que ter paixão por uma coisa e ter muita limitação para fazê-la? Pois é, estava me sentindo assim nos últimos dias e foi então que decidi cozinhar o que eu queria, e por tabela presentear as pessoas que gosto...não poderia ficar com as delícias aqui, mas pelo menos o prazer de cozinhar não seria prejudicado.

A boa notícia é que deu certo, consegui preparar o que queria...a má notícia é que ver o brownie pronto e não poder sequer provar me deixou um tanto triste...mas fazer o que? Com um brownie na minha barriga, perder os 3kg que restam seria muito mais difícil, não é? 

Beijos e uma linda semana para vocês!




Tempo de preparo: 20 Minutos
Rendimento: 16 pedaços médios

Ingredientes

300g de chocolate 70% de cacau
75g de manteiga sem sal (1/3 xícara)
3 ovos
150g de açúcar (3/4 xícara)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de avelãs (ou outra noz de sua preferência)

Modo de preparo


1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Forre o fundo e as laterais de uma forma com papel manteiga. Você também pode usar uma forma anti-aderente para não grudar. Se não puder fazer nenhuma das opções, unte com manteiga e polvilhe com o cacau. Reserve.

2. Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga até ficar bem liso e homogêneo. Em outra tigela, bata os ovos com o açúcar (vai na mão mesmo, tá? Pode ser com um fouet). Acrescente aos poucos a mistura de chocolate e a baunilha, misture bem. Adicione a farinha peneirada. Misture para incorporar e acrescente as avelãs. Distribua a massa na forma previamente preparada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 25 minutos (depende de cada forno, ok?). Para fazer o teste do palito, ele deve sair ainda um pouco úmido.

Retire do forno e deixe esfriar antes de cortar. 


Um nadinha adaptado daqui.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Risotto de Funghi e Vinho do Porto



Como não acontece frenquetemente...minha cozinha é um dos lugares que tenho menos frequentado nas últimas semanas. Posso argumentar falta de tempo? Posso, quem não pode?! Posso argumentar que pode ser por conta da minha dieta? Claro, também posso! Mas a verdade é que ando com preguiça mesmo...é feio isso? Claro que não. O que sei na verdade é que ir para a cozinha com pouca ou quase nenhuma vontade nunca dá muito certo...aquele temperinho mágico, aquele tal de amor, faz toda a diferença. Não adianta mesmo, muita gente me pergunta qual é o "pulo do gato", qual o segredo do chef; mas no fim sempre tenho que concordar que é a atenção, boa vontade, amor e dedicação que fazem com que um prato não seja simplesmente um prato.

Bom, na verdade no domingo a preguiça de sair de casa era maior do que cozinhar, então decidi fazer um almoço. Como sei que o Amore não é fã de abobrinha, eu tinha que fazer alguma outra coisa para ele comer...e sem criatividade nenhuma corri para minha quase sempre salvação: O Risotto! A escolha da vez foi apenas pelo simples motivo: era o que tinha disponível no armário. Mas deu super certo! Eu só provei uma colheradinha...só para acertar os temperos...mas o Amore comeu tudo e raspou a panela. Isso alivia um pouco...inclusive ao ponto de querer continuar na cozinha só para agradá-lo mais...

...mas para minha sorte, ele também decidiu emplacar na dieta...e isso me tirou um peso...quer dizer, nós vamos perder peso e para isso tenho certeza que a disposição não vai faltar (ou pelo menos espero)...

Beijos e boa terça-feira!




Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 2 Porções


3/4 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
20g de funghi porcini
1 1/2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
1/2 xícara de vinho do porto (+ 1/4 xícara para hidratar o cogumelo)
3 xícaras de caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Tomilho fresco a gosto (opcional)

Modo de preparo

1. Em uma tigela hidrate o cogumelo com 1/2 xícara de água quente + 1/4 xícara de vinho do porto, que deve estar morno. Deixe descansar por 30 minutos. Após esse período, escorra o cogumelo espremendo todo o caldo. Reserve o líquido e pique os cogumelos.

2. Leve o caldo de legumes ao fogo baixo e deixe ao lado sempre aquecido. Em uma panela, derreta 1 colher (sopa) de manteiga, junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Acrescente o cogumelo e deixe refogar por mais alguns instantes. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho do porto e não pare de mexer até que o vinho evapore. Acrescente o caldo que ficou dos cogumelos e mexa até que o líquido seque. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Tempere com sal e pimenta. Prove o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione o restante da manteiga e o tomilho, deixe descansar por 1 ou 2 minutos.

Sirva imediatamente.

Obs: O risotto ficou mais escurinho por que usei todo o líquido onde hidratei o cogumelo. Se quiser mais clarinho é só usar menos.

domingo, 18 de setembro de 2011

Meu almoço quase saudável...



Como é possível seguir dieta no domingo? Como é possível seguir dieta se o que você mais sente atualmente é preguiça de ir a feira ou ao supermercado? Oh vida...oh céus!

Pois é, eu estou tão preguiçosa nesse domingo que não tive intenção nenhuma de acordar cedo e ir atrás de hortaliças, legumes e tudo aquilo que deveria figurar no meu prato na hora do almoço...portanto o almoço foi assim, feito em 15 minutos e faltando pelo menos 50% daquilo que deveria comer. Feio isso? É...muito feio mesmo...mas depois do tempo que passei ontem na cozinha fazendo pães, (ou seja, estudando para a prova dessa semana) acho que mereço uma folga, não é mesmo?

A boa notícia é que o Amore ficou feliz com o que servi....pelo menos nesse teste eu passei.

Beijos e bom domingo!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes para a abobrinha

1 abobrinha média cortada no sentido do comprimento
1/2 xícara de molho de tomate
Queijo de cabra a gosto
Azeite de oliva a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 dente de alho pequeno picadinho
Pistache picado a gosto

Para o filet

400g de filet mignon 
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Retire as sementes da abobrinha e tempere com sal, pimenta do reino e azeite de oliva. Distribua o molho de tomate sobre a cavidade onde estavam as sementes e disponha o queijo de cabra sobre ela. Tempere mais uma vez com pimenta a gosto e salpique o pistache picadinho. Finalize com um fio de azeite e leve ao forno para gratinar. Vai ficar mais ou menos uns 15 a 20 minutos, ok?

2. Tempere os filets com sal e pimenta do reino e grelhe no ponto desejado.

Sirva o filet acompanhado com a abobrinha.

Sorry pela falta de receitas, ok? Prometo que logo logo volto a me dedicar um pouco mais...o tempo está totalmente contra mim. 

Beijocas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Biscoitinhos de Caramelo e Chocolate



Tinha prometido para mim mesma que não iria reclamar da seca de Brasília esse ano. Desisti, volto atrás e tenho que dizer que realmente está complicado. Ficar sem chuva por mais de 100 dias já é ruim, agora ficar sem chuva e com fumaça no ar é pior ainda. Pois é, na ultima semana houve uma queimada por aqui e o ar ficou horrível, difícil de respirar e de enxergar o horizonte...muito triste também, afinal de contas é mais um pedacinho de verde que foi destruído...uma pena de verdade!

Então com esse tempo quente, umidade baixa e o ar poluído; sair de casa não é boa idéia...principalmente ficar ao ar livre. Por um lado é bom, já que consegui estudar, fazer os trabalhos da faculdade e me dedicar um pouco mais a cozinha. Sempre tem que enxergar o lado bom das coisas, não é mesmo? 

Bom, e logo cedo no domingo fui preparar esses biscoitinhos que tinha um "quê" irresistível...caramelo e chocolate não tem como dar errado, não é? Também acho! É como morango e chantilly! Combinação harmoniosa e um sorriso para quem prova, tudo de melhor! O melhor de tudo também é que são super rápidos de fazer, não demorei mais de 15 minutos para ter tudo no forno e com um aroma delicioso pela casa...pena que acaba logo, mas ok...eu deveria estar de dieta mesmo...rsrsrs

Beijos e boa semana para vocês!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: 10 a 12 Minutos
Rendimento: 16 biscoitinhos com tamanho da foto

Ingredientes

60g de manteiga sem sal
1/3 xícara de glucose de milho (Eu usei esse aqui)
1/3 xícara de açúcar mascavo claro (Não tinha, então usei o mais escuro e diminui em 20% a quantidade)
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
16 balinhas de caramelo ou chocolate (tem que ser daquelas molinhas, as quadradinhas, sabe?)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Forre o fundo de uma assadeira de bordas baixas com papel manteiga ou use um silpat.

2. Em uma panela misture a manteiga, a glucose de milho e o açúcar. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que o açúcar dissolva. Desligue o fogo e acrescente a farinha de trigo. Amasse bem até formar uma bola de massa uniforme. Faça bolinhas do tamanho desejado e disponha na forma previamente preparada. Sobre cada biscoito, coloque uma bala de caramelo ou chocolate e pressione para aderir bem a massa.

3. Leve ao forno pré aquecido por 10 a 12 minutos, ou até que estejam dourados. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. 

Receita da Donna Hay.

Sorry pelas fotos..

sábado, 10 de setembro de 2011

Bolo de Chocolate e Quinoa



Apesar de conhecer muita gente que gosta de cozinhar, não conheço muita gente que gosta de cozinhar com ajuda...ou seja, a maioria prefere cozinhar sozinha a dividir o seu santuário, ou sua cozinha com alguém. Normal! Acho que já fui assim. Teve um tempo que preferia cozinhar sozinha, mesmo tendo um imenso trabalho, a cozinhar com ajuda de amigos. Ainda bem que isso tudo mudou! Por que hoje em dia tenho enorme prazer em dividir a cozinha com amigos e desfrutar de ótimos momentos de bom papo, boa bebida, boa comida e claro...com trabalho a fazer. 

Bom, hoje minha tarde foi assim, regada a excelente companhia, conversa e bolos a fazer. O primeiro da lista não teve muita contribuição minha não...opa, teve sim...eu tirei foto e comi. Muita coisa, não é mesmo?! rsrsrs. A receitinha sugerida pela Lílian foi feita com ajuda dela e a maior parte feita pelo Leocyr...quando eu cheguei o bolinho já estava no forno e o aroma já tinha invadido a casa...coisa boa é cheirinho de bolo de chocolate assando, não é? Eu adoro!

Esse bolo é muito legal para aqueles que tem intolerância a glúten. Apesar de não ter farinha de trigo, ele ficou super macio e com um visual bem legal! A caldinha de morango combinou perfeitamente e deixou o bolo com outro visual e sabor, realmente deliciosa!

Espero que gostem...e que chamem seus amigos para a cozinha! Além de fazer boa comida, tudo vira sempre uma festa!



Beijos e bom fim de semana!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 35 a 40 minutos
Rendimento: 6 a 7 Porções
Custo aproximado por porção: R$ 1,31
Custo total aproximado da preparação: R$ 10,28 (o que mais pesou no valor total foi a farinha de quinoa, que custa bem mais do que a farinha de trigo - mas valeu a tentativa)

Ingredientes

3 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 xícara de farinha de quinoa*
1 xícara de água quente

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 220 graus. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e farinha de quinoa (para um melhor acabamento, unte com cacau em pó). Reserve.

2. Na batedeira, com o batedor tipo globo (aquele mesmo que bate as claras), bata os ovos inteiros com o açúcar até que fiquem bem cremosos e triplique de volume. Diminua a velocidade e acrescente o óleo em fio, o chocolate, a farinha de quinoa e o amido de milho. Deixe bater até que fiquem muito bem incorporados. Acrescente a água quente aos poucos e, com a ajuda de um fouet, misture até que a massa fique um pouco mais mole. Adicione o fermento em pó e misture delicadamente apenas para  incorporar.

3. Transfira a massa para a assadeira previamente preparada e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 35 a 40 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia seco. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Você pode servir com uma geléia mais fina de morangos (leve ao fogo um pouco de geléia com água até que fique mais suave).

*A farinha de quinoa pode ser facilmente encontrada em casas de produtos naturais.



Receita adaptada daqui (Vitalin produtos).

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pão de Trança



Olha mais um pãozinho por aqui! Esse eu fiz semana passada e depois do pão de cereais, foi o meu preferido até agora. Na verdade é um pão bem simples de fazer, acho que a parte mais complicada é fazer a trança de 4 tiras, mas nem esquentem...pode ser feita a trança com 3 tiras e ser feliz do mesmo jeito! O pão vai ficar bonito e o sabor não irá mudar em nada, ok? No fim é isso que importa, não acham?

Bom, também quero aproveitar e agradecer as mensagens carinhosas que recebi ontem e hoje, viu? Meu pézinho já está melhor...mas a botinha ainda vai ser minha amiga por alguns dias...nada demais, já que uma amiga querida disse que é chic (isso também importa, não é?). Mas obrigada mais uma vez pela preocupação e pelos comentários e e-mails. Vocês são nota 10!

Beijocas e bom feriado para vocês!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Tempo de descanso: Aproximadamente 1 hora e 15 Minutos (tempo total)
Tempo de forno: 20 minutos
Rendimento: 2 tranças grandes

Ingredientes

50g de fermento fresco
400ml de água
2 ovos inteiros
100ml de óleo de girassol
100g de açúcar
1kg de farinha de trigo
10g de sal (1 colher de chá aproximadamente)

Modo de preparo

1. Misture o fermento na água e acrescente os ovos, o óleo e o açúcar. Misture muito bem. Em outra tigela, misture bem a farinha com o sal e acrescente os ingredientes líquidos. Misture até formar uma bola.

2. Em uma superfície de trabalho, sove a massa por aproximadamente 15 minutos. Ela deve ficar bem lisa e homogênea. Tentem respeitar o tempo de sova, já que é aí que a textura e crescimento do pão será criada, ok?

3. Corte a massa em 8 pedaços iguais (de aproximadamente 100g cada um). Cubra com filme plástico e deixe repousar por 20 minutos. Após esse período, forme tiras cilindrícas a partir dos pedaços que descansaram, cubra novamente e deixe repousar por mais 5 a 10 minutos. Depois desse período, forme tiras de 30 cm de comprimento e modele a trança a seu gosto. Essa da foto foi feita com 4 tiras cada uma. Mas caso você prefira fazer de 3, ao invés de fazer 8 tiras, faça 9 e assim você terá 3 pães, ok?

4. Deixe a trança descansar até dobrar de tamanho (coberta com papel filme, ok?). Pré aqueça o forno a 180 graus, pincele a trança com uma mistura de ovo, e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.


Receita ensinada pelo professor Filipe Silva.


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Almoço trivial...



Minha terça-feira com cara de sexta me trouxe surpresas um tanto não agradáveis...além de não poder estar planejando o que farei no feriado na cozinha, estou deitada com o pé para cima...por que? Ontem a noite torci o pé e de presente ganhei uma nova botinha...último modelo...toda enfaixadinha, sabe? Chic para sempre!

E sem poder o pé no chão, mas com as mãos livres...apresento a vocês um almocinho bem trivial mas que também foi super gostoso! Resultado de um domingo onde os relógios não despertaram e a cama foi minha amiga até altas horas da manhã. Ok, nada demais...não seria motivo para não cozinhar, não é? Mesmo que não necessariamente cozinhei (Tinha gnocchi e molho congelado, só fiz a carne e o molhinho rápido para acompanhar a bisteca)...valeu a pena! Almoço com cara de domingo e que deixou o Amore com carinha feliz...bom demais, não é?

Não tem muita receita, mas o Amore disse que o molho (mesmo sendo barbecue fake) estava igual ao que ele come na rua...não sei se foi bom ou não...mas ele comeu direitinho e repetiu, isso que conta não é mesmo? rsrsrs

Beijos e bom feriado para vocês!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes para a bisteca

2 bistecas de porco com aproximadamente 250g cada uma
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva
Açúcar para polvilhar

Ingredientes para o molho

4 colheres (sopa) de ketchup
1 e 1/2 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de mel
1/4 colher (chá) de molho tabasco
6 a 8 gotas de molho inglês

Modo de preparo

1. Misture todos os ingredientes do molho e reserve.

2. Tempere com sal e pimenta as bistecas e polvilhe com um pouquinho de açúcar (bem pouquinho mesmo), isso irá ajudar a dar uma cor e textura mais interessante para a carne. Passe azeite de oliva na carne (sempre passe na carne para evitar que sua cozinha fique cheia de fumaça). Aqueça uma frigideira e grelhe a carne dos dois lados até o ponto desejado.

Servi acompanhado com gnocchi a bolonhesa (já tinha o molho pronto e o gnocchi só aguardando ser cozido), você pode encontrar a receitinha aqui.

sábado, 3 de setembro de 2011

Pão de Cereais



Minha relação com panificação nunca foi uma das mais bem sucedidas não...na verdade até me aventurava na cozinha, mas com uma frequência tão baixa que posso dizer que, pelo menos em comparação com outros tipos de preparo, esse nunca foi o meu forte.

Bom, para minha total sorte esse semestre as aulas de panificação estão indo maravilhosamente bem e só tenho a agradecer quanto conhecimento o meu professor trouxe nesse ultimo mês. A panificação é uma ciências das mais complexas eu diria. Exige sensibilidade, conhecimento, paciência e acima de tudo, paixão! Feliz estou por que isso tudo está surgindo agora...não é que eu não gostava de fazer tanto pão antes, mas agora com tudo fazendo muito mais sentido para mim, estou muito mais confiante para testar novas receitas e descobrir um pouco mais sobre tal ciência.

Começo então uma nova etapa, vou tentar postar pelo menos 1 pão (ou quem sabe 2) por semana para vocês, o que acham, hein? Mas é uma tentativa, viu? Vontade não vai faltar!

Então começo a saga com um pão de cereais...simplesmente pelo motivo que desde ontem comecei a cuidar um pouco mais da alimentação e estou seguindo orientações da minha Nutricionista (ótima por sinal), e tenho que maneirar um pouco mais nas massas e doces que eu tanto adoro!

Os pães não vão ser meus melhores amigos durante um tempo...mas pelo menos a desculpa de que estou fazendo por conta das aulas eu tenho...é compreensível, não?

Beijos e bom fim de semana para vocês!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de fermentação: Aproximadamente 4 a 5 horas

Ingredientes para a massa fermentada

270g de farinha de trigo
150ml de água
10g de fermento biológico fresco

Ingredientes para a massa

300g de farinha integral de centeio
40ml de óleo de girassol
75g de semente de linhaça
450g de farinha de trigo
75g de aveia em flocos
25g de sal
540ml de água
35g de fermento biológico fresco
40g de açúcar mascavo

Para decorar


• Semente de linhaça
• Semente de gergilim
• Semente de girassol

Modo de preparo

1. Comece pela massa fermentada já que ela irá descansar muito tempo. Misture todos os ingredientes e deixe descansar por pelo menos 4 horas (ou até 24 horas). Deixe a massa coberta com papel filme para evitar que seque.

2. Quando tiver passado o tempo de fermentação da massa, comece a preparar a segunda etapa do pão.  Em uma tigela grande, coloque todos os secos e reserve. Em outra tigela, dissolva o fermento na água com o açúcar e o óleo de girassol. Incorpore os líquidos e a massa fermentada aos secos e misture muito bem até formar uma bola. Sove essa massa por mais ou menos uns 10 a 15 minutos e deixe descansar em temperatura ambiente por uns 10 minutos.

3. Separe a massa nos tamanhos desejados. Você pode fazer pães pequenos, grandes, baguetes...portanto separe os pedados de acordo com o forma que você vai desejar dar. Boleie as peças para trabalhar melhor o glúten e deixe repousar por mais 10 minutos. Dê a forma desejada aos pães e deixe descansar (Cobertos com filme plástico) até que dobrem de volume. Se você for decorar os pães com sementes, depois que tiverem fermentado, pincele com um ovo batido com um pouco de leite, sal e açúcar e depois decore com as sementes.

4. Pré aqueça o forno a 220 graus e leve para assar. O tempo é muito variável. Vai depender do tamanho das peças que você fez, do seu forno, da forma que está usando..tudo isso influencia. Então fique sempre de olho para não deixar as peças queimarem, ou então que saia crua.
Para saber se o pão está bem assado, dê leves soquinhos no fundo...eles devem ter um som mais fechado, ok?

Gente, sei que fazer pão não é uma das coisas mais fáceis para algumas pessoas também (assim como eu), então estou bolando um daqueles posts mais técnicos para compartilhar um pouco do que já aprendi até agora e que tem dado resultados ótimos, ok?

Ahhh, o pão é delicioso!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mini Penne com Tomatinhos, Queijo de Cabra e Manjericão Fresco



Essa semana recebi a notícia que terei uma visita ilustre no fim de semana. Alguém que gosto muito e que as vezes me dá tanta saudade que dá vontade de correr e ir ao seu encontro. Alguém que já faz parte da minha vida a muitos anos e que é a alegria da minha família. Já sabem quem é? Não! Gente, o Sinclair vai passar o fim de semana lá em casa...quem é o Sinclair? Ah, é meu cachorrinho que mora com meus pais.

Bom, como ele é o xodó do meu pai, consegui a guarda compartilhada apenas nos fins de semana em que ele e minha mãe estão fora da cidade e quando não há possibilidade de levar ele junto. Imagina como sinto falta dele?! Nossa, sinto muita saudade mesmo! Já estou até programando minhas atividades no fim de semana só para ter tempo de ficar com ele, passear e cuidar com muito carinho do meu bebezinho de 15 anos...sim, ele tá velhinho, mas eu costumo dizer que ele está apenas mais calmo e bonzinho...nada demais!

Então isso tudo quer dizer que vou ficar menos tempo na cozinha no fim de semana, ou ao menos optar por preparações bem rápidas. Mas como preparações rápidas também devem ser preparações saborosas, acredito que essa massinha vai aparecer novamente por aqui. Foi feita em um almocinho bem rápido durante um dia corrido de trabalho. Gente, o sabor é tão bom...é tão rápida de fazer....usa tão poucos ingredientes...que não vejo nenhum motivo para não fazer novamente no fim de semana.

Pena que o Sinclair não vai poder provar...mas os quitutes caninos que ele vai ganhar também vão ser especiais...

...só torço para que o Amore não fique com ciúmes...rsrss

Beijos e boa quinta-feira para vocês!



Tempo de Preparo: 15 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

450g de tomatinhos cereja cortados ao meio 
150g de queijo de cabra (eu usei boursin) (Se não tiver use mussarela de búfala em bolinhas)
1/3 xícara de azeite de oliva extra-virgem
2 colheres (chá) de vinagre de vinho branco
Sal e Pimenta do reino a gosto
1 punhado de manjericão fresco
350g de mini penne 

Modo de preparo

1. Misture os tomatinhos, com o azeite de oliva, o vinagre e o sal e a pimenta. Deixe repousar por mais ou menos uns 20 Minutos. (Se for usar mussarela de búfala, deixe marinando junto com os tomates)

2. Enquanto isso cozinhe a massa de acordo com as instruções do fabricante ou até que fique ao dente. Assim que a massa estiver cozida, escorra e adicione diretamente nos tomates que estavam marinando. Acrescente o manjericão e o queijo de cabra. Corrija os temperos e sirva imediatamente.

Rápida, fácil e deliciosa!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...