sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Madeleines com Mel de Acácia e Grand Marnier



A cozinha é feita a partir de sensações e para mim a melhor delas é o cheiro. Sentir o aroma do que estou cozinhando invadindo minha cozinha, minha casa...minha alma, é algo tão gratificante quanto provar.
Gosto desse processo, da alquimia que cada ingrediente provoca ao se juntar a outro e por momentos esqueço-me de tudo e me concentro ali, naquela experiência tão rica que é cozinhar e ver, sentir, ouvir e provar.

Meus últimos dias têm sido assim, de observação...de contemplação. E então percebo que pequenas coisas como essa são reconfortantes, me lembram que não quero sair desse estado, não quero deixar de perceber que tais sentidos são em grande parte o motivo pelo qual cozinhar é minha paixão, minha vocação.

As madeleines de hoje foram perfeitas para me trazer tamanha satisfação. A visão dos lindos e frescos ingredientes antes do preparo, o som da colher a bater a massa, o aroma dos pequenos bolinhos assando e o dever cumprido após provar uma e constatar que seu sabor casou perfeitamente com minha tarde...foram suficientes. Pois sim, podem haver outros modos de ter um dia feliz, mas o da tarde passada foi assim perfeito em sua simples e única forma de ser.

Beijos para vocês e boa sexta-feira!



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de descanso da massa: 30 Minutos
Tempo de forno: 8 Minutos
Rendimento: 12 a 15 Madeleines

Ingredientes para a massa

1/4 xícara de manteiga sem sal
1 e 1/2 colher (sopa) de mel de acácia
1 colher (chá) extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de Grand Marnier (ou outro licor de sua preferência)
3/4 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
1/4 xícara de açúcar cristal
2 ovos grandes

Modo de preparo

1. Derreta a manteiga em fogo baixo. Quando estiver derretida, retire do fogo e acrescente o mel e a baunilha, misture bem e reserve por 10 minutos.

2. Misture a farinha de trigo com o sal e fermento químico em uma tigela pequena. Reserve.

3. Em outra tigela, misture os ovos com o açúcar e o Grand Marnier e acrescente ao poucos os ingredientes secos até que fique bem incorporado e sem grumos. Acrescente a manteiga derretida que deve estar em temperatura ambiente. Cubra a tigela com filme plástico e leve ao refrigerador por 30 minutos.

4. Pré aqueça o forno a 170 graus. Unte com manteiga as forminhas de madeleines e, depois que a massa estiver descansado os 30 minutos, distribua a massa sobre a forma colocando no máximo 2/3 da sua capacidade em cada cavidade. Retire o ar da forma batendo o fundo contra uma bancada. Leve ao forno pré aquecido por 7 a 8 minutos ou até que fiquem assadas por dentro e levemente douradas por fora. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de servir. 

As madeleines se conservam bem por até 3 dias em um pote hermeticamente fechado.

9 comentários :

  1. Humm... que maravilha! fico imaginando o cheirinho. Um ótimo final de semana! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Uuuaaauuuu...ficaram lindíssimas, ótimas para acompanhar um cházinho!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Stef!! devem ficar bem aromáticas essas madeleines...imagino o cheirinho que fica na cozinha.... bjinhos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Cara de que derretem na boca heein. Que delicia

    ResponderExcluir
  5. FICARAM LINDAS HÁ MUITO QUE ANDO PARA COMPRAR UMAS FORMAS PARA FAZER MADELEINES.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Adoro madalenas, mas como não tenho formas para elas nunca fiz. As tuas devem ter ficado deliciosas! Beijinhos ^^

    ResponderExcluir
  7. Toda a magia que envolve a cozinha é mesmo apaixonante Stefânia! Estou sentindo o aroma das suas madeleines daqui! Ficaram lindas!
    E olha aí o pratinho...é mesmo igual o que tenho! Ele é um charme né?
    Bjos e bom fim de semana
    Tania

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...