quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bolo de Banana e Aveia



As manhãs de domingo e todo seu silêncio, são um dos meus momentos preferidos ao longo da semana. Não sou daquelas pessoas que acorda demasiadamente cedo, mas nos fins de semana gosto de acordar um tantinho mais tarde mas nunca comprometer esse pedaço de tempo que tanto aprecio.

Nessas calmas manhãs, gosto de ler um livro, ficar um pouco em silêncio, curtir minha casa...e claro, fazer um quitute para que, assim que Amore acorde, ele tenha uma boa surpresa, além de um beijo de bom dia, né?

Bom, o último domingo não teve mudança na rotina. Mas estava com uma vontade de assar um bolo, de bater a massa a mão, de sentir aquele delicioso aroma que invade a cozinha quando ele está no forno, aquela deliciosa sensação de espiar pelo vidro do forno e ver a transformação da massa e claro, comer um bolinho quentinho tomando minha xícara de chá, por que ninguém é de ferro, não é mesmo?

E quando eu penso em fazer um bolo, inevitavelmente eu lembro da minha amiga Glau. Ela é minha referência nesse e em outro quesitos, mas os bolos que ela faz...hummm, são excelentes escolhas. Absolutamente saborosos e sempre dão certo! Uma maravilha mesmo! Essa receita em especial foi tão bem recomendada por ela, que não tive dúvida nenhuma e tratei de ir para cozinha e prepará-lo. 
A receita é ótima e é daquelas que não dão trabalho nenhum...o resultado é um bolo simples, fofinho,  cheio de sabor e para fechar com chave de ouro, deixa sua cozinha maravilhosamente perfumada. Definitivamente recomendado e super aprovado!

Minha manhã terminou tão bem quanto começou e então aproveitei e presenteei minha mãe com uma das formas do bolo, com direito a uma embalagem feita com tecido, um charme! 

E vocês, qual é o seu melhor momento na semana?

Beijos e boa quarta-feira!



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 40 Minutos
Rendimento: 10 porções (eu fiz meia receita e consegui duas formas como a da foto)
Fonte: Quitandoca

Ingredientes

6 bananas maduras picadas (Eu usei nanica)
3 xícaras de flocos finos de aveia
1 e 1/2 xícara de açúcar cristal ou mascavo claro (eu usei um pouco de cada)
1 xícara de óleo de canola
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
Gotas de chocolate meio amargo (opcional - mas fica ótimo)
Nozes picadas (Opcional - mas dá uma ótima textura)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte 2 formas de bolo inglês (tamanho médio) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.

2. No liquidificador, bata os ovos com o açúcar, óleo, as bananas e a aveia até que obtenha um creme homogêneo. Transfira a massa para uma tigela grande e incorpore a canela, o fermento em pó e as gotas de chocolate com a ajuda de um fouet. Transfira a massa para as assadeiras, salpique as nozes picadas e finalize com algumas rodelas de banana. 

3. Leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 40 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito, o mesmo saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar.

 As bananas da foto são da decoração da varanda da casa da minha mãe.


13 comentários :

  1. Bolo de banana é uma unanimidade. Sempre delicioso, aromatico e faz o maior sucesso. Só qria ter visto a textura deste, mas já da pra imaginar que ficou otimo

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito das tardes de sábado, quando escolho alguma receita e preparo sem pressa,para saborear no início da noite!
    A combinação de banana e aveia é deliciosa...uma textura tão boa e esse parece meio úmido, como gosto!
    Ótima quarta...

    ResponderExcluir
  3. Hummmm que delicia, tem um aspecto excelente!
    Ficou maravilhoso :) aliás como todos os teus bolinhos ficam!

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Um verdadeiro bolo energético :) Gostei :)

    ResponderExcluir
  5. O SEU BOLO FICOU LINDO, NÃO SOU GRANDE APRECIADORA DE BANANA MAS EM BOLO ACHO UMA DELICIA.
    ESSE TIPO DE BANANA É LINDA.
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Ah, essa receita é minha favorita. Faço um dia sim, outro também! rsrs. Beijocas! Tricia

    ResponderExcluir
  7. Quase nem tenho palavras para descrever a beleza deste bolo!! E claro, aposto que deve ser de comer e chorar por mais.
    Eu também adoro os domingos de manhã e os sábados... porque são também os meus momentos de divagação na cozinha :P

    ResponderExcluir
  8. Hum.... esse bolo é fantástico, eu amo!
    O aroma realmente invade a casa toda! É um momento ímpar. E os domingos andam se tornando cada vez mais especiais, é o dia em que tenho tempo de pensar, descansar, curtir a casinha e sentar realmente para tomar café da manhã!! Delícia!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Essas bananas em rodelas por cima ficaram um charme. Lindo, lindo!!

    ResponderExcluir
  10. Stefânia, que delícia de receita...
    Amei o seu blog e pretendo ficar por dentro
    de todas as novidades que por aqui sairem do forno ou fogão! bjs.

    Visite também a Cozinha Doce

    ResponderExcluir
  11. vou tentar essa receita!! O melhor momento pra mim é ao fim domingo a tarde que é o unico dia da Semana que posso ficar em casa sem fazer nada... Mas finalmente acabei o curso que eu fazia aos sabados, entao acho que agora vou poder curtir e muito meus sabados!! :))

    http://produtostopdegama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a receita vou fazer amanhã mesmo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...