quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Quiche de Queijo de Cabra, Aspargos e Tomatinhos



Cardápio do dia:

Quiche de Queijo de Cabra, Aspargos e Tomatinhos
Salada Verde com Vinagrete de Figos e Framboesa
Caramelos de Baunilha e Flor de Sal

Como cortesia da casa, uma boa taça de Sauvignon Blanc. 

Hummm, boa pedida! Esse foi meu pensamento pouco antes de vir para casa preparar meu almoço. Com uma massa pré assada de quiche não foi nada difícil executar...muito menos degustar. Foi um almoço leve, saboroso, equilibrado e sim, absolutamente agradável...uma conversa comigo mesma, algumas decisões e claro, uma pausa necessária para enfrentar a outra parte do dia...não poderia ser melhor!

Beijos e boa quarta-feira!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Tempo de descanso da massa: 1 hora
Tempo de forno: 50 Minutos (Divido em dois tempos - 20 + 30)
Rendimento: 8 Porções (eu fiz meia receita)

Ingredientes para a massa brisée salgada

250g de Farinha de trigo
125g de manteiga sem sal gelada
1 ovo
1 pitada de sal
40ml de água

Ingredientes para o recheio

150g de queijo de cabra com ervas
1 maço de aspargos cortados em vários pedaços na diagonal
Tomates uva a gosto (eu usei amarelo e vermelho)
3 ovos
250ml de leite
250ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto

Modo de preparo

1. Prepare a massa. Em uma bancada de granito, faça uma farofa com a farinha de trigo e a manteiga. Não manuseie muito a manteiga para não passar muito calor para a massa. A farofa deve ficar fina e você pode usar algum utensílio para ajudar no processo (um processador de alimentos por exemplo). Misture o sal na água e o ovo, bata bem. Faça um buraco no meio da farofa de farinha e manteiga e acrescentes os ingredientes líquidos. Trabalhe rapidamente para incorporar tudo. Envolva em um filme plástico e leve a geladeira por aproximadamente 1 hora.

2. Enquanto isso prepare o recheio. Pré aqueça o forno a 180 graus. Misture os ovos, o leite e o creme tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reserve.

3. Para a montagem. Coloque a massa em uma forma de 24 cm de diâmetro ou então 8 a 10 forminhas pequenas. Cubra com papel alumínio e coloque grãos de feijão por cima. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno, descarte os feijões e o papel. Acrescente o queijo de cabra esmiuçado, os aspargos picados, os tomatinhos e cubra com a mistura de creme de leite.

Leve ao forno até que o preparo coagule, foi aproximadamente 30 minutos, ok?


15 comentários :

  1. Essa quiche é do tipo que adoro! Vou marcar pra fazer! Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Luna!

      Que bom que gostou! Quando fizer vem aqui e conta como ficou, tá?

      Beijos!

      Excluir
  2. Hummm! Ficou linda e deve ser deliciosa.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érica,

      Eu também gostei do visual...mas o que realmente me conquistou foram os sabores...ficou bem bom!

      Beijos!

      Excluir
  3. Amei essa quiche, ficou com umas cores tão bonitas. E adoro queijo de cabra, espargos e tomatinhos, acho que esta quiche vai ser um sucesso cá em casa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ondina!

      O mais legal da quiche é poder misturar o que tem na geladeira, né? Adoro receita assim.

      Beijos!

      Excluir
  4. Deliciosa, tenho a certeza que ficou. E linda, linda, linda!!!!
    A combinação de ingredientes é brutal e consigo até visualizá-la em outras opções também. Adorei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!

      Eu passei a colocar queijo de cabra na quiche e desde então sempre fico satisfeita com o resultado, é realmente delicioso.

      Beijos!

      Excluir
  5. Linda!!! Adorável em sua simplicidade e na combinação perfeita de ingredientes.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  6. TÁ AÍ UMA COISA QUE EU MORRO DE VONTADE DE FAZER, QUICHE. ESSE PARECE UMA DELÍCIA :)

    ResponderExcluir
  7. Stefânia, essa quiche ficou linda! Tudo de bom, queijo de cabra, aspargos, e os tomatinhos deram um toque especial. Amei :)

    ResponderExcluir
  8. Stef ( já me sinto intima pelo blog) estava procurando alguma receita pra aproveitar uma superproducao de tomatinhos da horta da minha mãe :) essa parece perfeita... Já fiz a lista de compras... Mas aí surgiu a duvida do queijo de cabra com ervas..tu compra pronto? Ou mistura ( eu nunca usei queijo de cabra em receitas..rss.) quero ver se faço pro almoço de sábado. Um beijao e adoro teu blog....e viciante!

    ResponderExcluir
  9. Stefânia vc leu meus pensamentos..estava a procura de uma receitara aproveitar a superprodução de tomatinhos da horta da minha mãe e esta parece perfeita! Já estou dz. do minha lista de compras pra fzer no almoço de sábado..rss.. Porém fiquei em duvida em relação ao queijo de cabra com ervas. Tu já compra com ervas ou mistura ( eu nunnca usei queijo de cabra rss). By the way..parabéns pelo blog. É viciante! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Querida! Tudo bem?

      Que privilégio ter esses tomatinhos em casa, viu? Eu adoro!

      Olha só, o queijo de cabra com ervas é aquele da President (vem em um pacotinho pequeno), mas pode usar outro com certeza e aí colocar as ervas que você preferir. Se não achar o queijo de cabra pode usar o Gruyere que fica muito bom!

      Beijos para você e obrigada!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...