quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Velouté de Aspargos com Azeite Trufado e Ovo Poché




Nunca começo um dia sem pensar no que vou comer no almoço, é meio automático sabe? Acordo, me preparo para ir ao trabalho, vou a cozinha comer uma frutinha ou outra coisinha e aí já penso no almoço. É pensamento de gordo. Eu sei. Estou em uma refeição e já pensando na próxima até me deixa com uma certa culpa...mas ela passa tão rápido que nem dá tempo de me preocupar muito, e então volto para meus anseios culinários do almoço. Normalmente é nesse momento que já olho a despensa, a geladeira e começo a formular o meu cardápio.

As vezes não tem muita coisa na geladeira e bate aquela preguiça de ir ao supermercado antes...normalmente cedo a pressão e decido comer fora, mas tem dia que não, eu quero fazer minha comida e coloco a cabeça para funcionar até sair algo que me agrade. 
Foi assim que saiu o almoço que apresento hoje para vocês...catei as poucas coisas que tinha na geladeira e no armário e parti para a ação. O prato ficou delicioso...com cara de entrada antes do prato principal, mas que foi perfeito para um dia que estava mais fresquinho aqui em Brasília. Aspargos, ovos e trufas são melhores amigos na minha opinião...tudo foi aos poucos se completando...o fio do azeite trufado deu um toque interessante e o bacon crocante trouxe textura...o ovo poché, ahhh esse sempre é muito bom, né? 

O melhor do prato? Ahhh, é ver esse mar de creme verdinho...dá impressão que você não vai engordar, né? Para mim funciona. Como sem culpa. Como feliz!

Beijos para vocês e boa quarta-feira!



Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 4 porções (bem servidas)

Ingredientes

1 maço de aspargos verdes picados
3 xícara de caldo de legumes
1 cebola pequena picadinha
1/2 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de salsinha picada
1/2 xícara de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino 

Para o ovo poché

4 ovos
30ml de vinagre de vinho branco

Para finalizar

Bacon em cubinhos e frito
Azeite de trufas

Modo de preparo

1. Em um panela de fundo triplo (ou de ferro) e em fogo baixo, refogue a cebola na manteiga e no azeite. Quando estiver translúcida e macia, acrescente os aspargos picados (você pode reservar as pontas e cozinhar depois para decorar), deixe refogar por mais alguns instantes (+ ou - uns 3 minutos), acrescente o caldo de legumes e deixe cozinhar até que o aspargo fique macio. Bata no liquidificador junto com a salsinha e passe por uma peneira. Retorne a panela, acrescente o creme de leite e corrija os temperos. Deixe apurar por mais uns 5 minutos.


2. Para o ovo poché, leve ao fogo uma panela de fundo grosso (de preferência triplo) com água. Quando estiver quente, mas sem ferver, adicione o vinagre. Quebre o ovo em uma tigela pequena. Com uma colher faça voltas na água (como se fosse um redemoinho) e quando quase parar de mexer coloque o ovo com cuidado no centro. Com a ajuda de uma colher envolva a clara sobre a gema, mas tome cuidado para não quebrar o ovo, ok? Deixe cozinhar por 4 a 5 minutos (para a gema mole, como da foto), ou um pouco mais se quiser a gema dura. 
Retire o ovo com cuidado e coloque imediatamente em uma tigela com água fria salgada. Se necessário corte as rebarbas que possam ter ficado na clara.


3. Sirva o creme de aspargos, coloque o ovo por cima, o bacon e finalize com o azeite trufado. Decore a gosto e sirva.



6 comentários :

  1. Fiquei salivando e só imaginando o sabor deste prato.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi aspargos, acho tão bonitinhso, imagino que tenham um gosto bhem fresco. Fiz uma sopinahs semana passada super simplicima de fuba com um ovo dentro. Achei que foi um das mais gostosas que já comi. Cortar o ovo com a colher e comer com a sopinha, não tem nada melhor hummmmm

    ResponderExcluir
  3. Olá Stef!!!!Adorei, parece delicioso....e esse ovinho poché faz toda diferença...

    ResponderExcluir
  4. Nossa pelos ingredientes, parece maravilhoso!!
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  5. Stef, que chiqueza! Amo aspargos e, depois que aprendi a fazer o ovo pochê, não largo dele de jeito nenhum.. É bom até com um arrozinho fresco.. Hmmm!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Ótima receita!!!
    Meu nome é Alexandre, sou redator e fotógrafo do Selo Reserva, novo site voltado para o mercado de enogastronomia. Estamos nos preparando para lançar a versão Beta e acredito que você gostará do conceito. Neste primeiro momento disponibilizamos uma página virtual de apresentação: http://www.seloreserva.com.br/

    Se puder, não deixe de acompanhar nossas atualizações na rede social - facebook.com/seloreserva

    Vamos manter contatos,
    Att.
    Alexandre Sobral R. Horta
    alexandre.horta@seloreserva.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...