terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Nuty Linguini



Lá fui eu mais uma vez trocar uma ideia com a Laura Calder - o que tem sido quase diário nos últimos tempos. Dessa vez a conversa foi rápida, pois o almoço se aproximava e eu, com poucas idéias e a despensa de casa não tão colaborativa como de costume, tinha o interesse imediato de conseguir uma dica dela a respeito do que fazer.

Minhas conversas com a Laura são sempre boas, comento o quanto a comida dela me inspira e como as idéias transmitidas por ela em relação a comida francesa são em parte responsáveis por minha paixão pela culinária francesa e ela, como sempre muito cordial, sempre tem uma boa ideia para sugerir para um almoço mais rápido ou então um jantar mais requintado. Dessa vez não foi diferente. Com apenas 15 minutos separados para o preparo, 30 para comer e 15 para arrumar a bagunça feita, a Laura foi objetiva e muito prática, já que a dica dela fez com que eu conseguisse fazer tudo o que precisava até em menor tempo do que previsto...um achado, não é mesmo?

Bom, a receita foi esse linguini simples e cheio de sabor. Perfeita para quem está começando a se aventurar na cozinha e perfeita para quem quer um bom almoço em poucos minutos. Não dá para resistir a uma receita assim, não acham? 
Fiquem a vontade para usar as nozes de sua preferência, mas a combinação do pistache com os pinoles me conquistou.

P.S.: Eu não conheço a Laura Calder pessoalmente (o que é uma pena, pois realmente admiro muito o trabalho dela). Mas quando leio os seus livros sinto que me transporto para a cozinha dela...

Beijos e boa terça-feira!



Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

60g de amêndoas sem pele
60g de pinoles
60g de pistache (eu usei sem sal. Se for usar o salgado, tome cuidado na hora de temperar)
1 punhado de salsinha fresca
1 punhado de folhas de hortelã fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
400g de lingini (ou outra massa fina de sua preferência)
Azeite de oliva extra virgem
Queijo parmegiano reggiano a gosto
Raspas de uma laranja (eu não usei por que não tinha...mas acho que ficaria delicioso!)

Modo de preparo

1. Coloque uma panela bem grande com bastante água para ferver. Adicione um pouco de sal e quando levantar fervura coloque a massa e deixe cozinhar de acordo com as instruções do fabricante ou até que fique "al dente".

2. Enquanto a massa cozinha, prepare o molho. No processador triture as amêndoas, os pinoles e o pistache. Não deixe virar uma farinha muito fina, o interessante é conseguir uma textura mais granulada, ok? Coloque as ervas e um pouco de pimenta. Pulse novamente e corrija o sal.

3. Quando a massa estiver pronta, escorra e coloque diretamente em uma tigela grande, acrescente o molho e um pouco de azeite de oliva e misture bem. Finalize com o queijo ralado e sirva imediatamente.




3 comentários :

  1. Adoro massas!
    A tua sugestão é totalmente a meu gosto.

    ResponderExcluir
  2. Stef, deu vontade de comer essa massa... amo tudo que tem pistache...
    Ahhh, já estava até me sentindo "amiga" da Laura com o texto!
    Bjs
    Lívia

    ResponderExcluir
  3. Olá, seu blog é quase literalmente delicioso, me perco no meio de tantas gostosuras! fico pensando: meu Deus, será que ela faz tudo isso mesmo??? Meus parabéns, espero um dia poder saborear estas delícias!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...