Dias atrás acordei e decidi que eu merecia um presente. Quem sabe um sapato novo? Uma roupa nova? Um novo livro? Hummmm, quantas ótimas opções...mas tomei a melhor decisão e meu presente foi um belo almoço francês. Nada mal, concordam? Eu acho um ótimo presente!
E ultimamente, para mim não tem nada tão francês quanto uma boa mostarda Dijon. Bom, pensando bem tem várias coisas absolutamente francesas em sua essência, mas a mostarda tem sido nos últimos tempos uma amiga fiel e presente. Deliciosamente aromatizada com trufas e chablis, a mostarda que usei para esse molho figurou como uma estrela digna de um oscar e que, em minha humilde opinião, foi responsável pela melhor refeição da semana.
O prato na verdade não é nada complicado, pode ser adaptado aos ingredientes que temos a mão, mas sob pena de não ter um molho tão intenso e saboroso, não deixem de usar uma boa mostarda. Não precisa ser aromatizada...não precisa ser Dijon, mas se for uma mostarda pura e deliciosa, nós já temos meio caminho andado.
Acredito ser uma excelente opção para um jantar mais requintado, sabe? Servir com umas batatinhas e ervas...aspargos frescos...vai arrancar inúmeros elogios de quem provar...
...aqui foram apenas 2 convidados, eu e o Amore, mas ambos com satisfeitos sorrisos ao final da refeição...sinal de dever cumprido, não é mesmo?
Beijos para vocês e bom domingo!
Tempo de preparo: 40 Minutos
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
4 medalhões de filet mignon (com aproximadamente 250 a 300g cada um)
Sal e Pimenta do reino
2 colheres (sopa) de óleo de canola
170g de bacon cortados em lardons (ou cubos)
16 cebolas pérolas descascadas e inteira (aquela bem pequenina)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
3/4 xícara de vinho branco seco
3/4 xícara de caldo de carne caseiro (de preferência sem sal)
1 bouquet garni (Um amarradinho com salsa fresca, tomilho e louro)
1/4 xícara de creme de leite fresco
2 e 1/2 colheres (sopa) de mostarda dijon com trufas (ou tradicional)
1 colher (sopa) de salsinha picadinha
Modo de preparo
1. Aqueça, em fogo médio, o óleo uma frigideira, com abas mais altas, acrescente o bacon e deixe refogar por mais ou menos 3 a 4 minutos ou até que esteja dourado. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel toalha. Reserve. Não descarte o óleo.
2. Diminua o fogo e, na mesma panela, acrescente as cebolas descascadas e deixe refogar até que fiquem levemente douradas. Retire as cebolas e deixe escorrer em papel toalha. Reserve. Não descarte o óleo.
3. Tempere os filés com sal e pimenta e, na mesma panela que você refogou a cebola e o bacon, grelhe a carne de ambos os lados, mais ou menos 3 a 4 minutos de cada lado. Retire da panela e reserve. Não descarte o óleo.
4. Acrescente a farinha de trigo na frigideira e mexa bem e cozinhe a farinha até que comece a borbulhar. Adicione o vinho branco e mexa vigorosamente, quando começar a ferver adicione o caldo de carne e quando começar a ferver novamente adicione o bouquet garni e o bacon que estava reservado. Deixe cozinhar com a frigideira tampada por mais ou menos uns 15 a 20 minutos. Após esse período acrescente a carne e a cebola que estavam reservadas e deixe cozinhar mais até o molho reduzir
e a carne esteja no ponto desejado. Como eu gosto de carne mal passada, eu deixei mais uns 7 minutos e retirei a carne e deixei o molho voltar a reduzir um pouco mais.
5. Quando o molho estiver reduzido para mais ou menos metade, desligue o fogo e misture o creme de leite, a mostarda e a salsa. Retorne os filés a frigideira apenas para cobri-los com o molho.
Sirva imediatamente.
Ai meu deus, isso assim quase na hora do almoço é tortura. Lindíssimo!
ResponderExcluirE QUE BELO PRESENTE ,ESTA COM UM ASPECTO DIVINO.....
ResponderExcluirBOM DOMINGO
BJS
Esse molho com a mostarda deve ter ficado muito bom.
ResponderExcluirGostei do novo visual do blog, embora gostasse muito do outro, ambos bem clean e delicado.
bjs
wuau esta super bom adorei esse creme por cima que esta um luxo adorei bjs
ResponderExcluiràs vezes também faço isso por mim... ultimamente estou almoçando durante a semana sozinha... E tenho uma sensação de prazer quando vou ao mercado escolho uma receito e me dou de presente, arrumo a mesa... A gente merece também, não é mesmo? Abraços, adorei sua receita.
ResponderExcluirGosto muito de pratos com filet mignon, principalmente quando leva um molho especial. Já de comisa francesa nem falo tanto! A unica vez que tive a oportunidade de comer um prato tipocamente frances, comi um Andoillette, uma salsicha de colon de porco muito fedida. Acho que eu que escolhi mal!
ResponderExcluir