domingo, 26 de fevereiro de 2012

Steak Dijonnaise



Dias atrás acordei e decidi que eu merecia um presente. Quem sabe um sapato novo? Uma roupa nova? Um novo livro? Hummmm, quantas ótimas opções...mas tomei a melhor decisão e meu presente foi um belo almoço francês. Nada mal, concordam? Eu acho um ótimo presente!

E ultimamente, para mim não tem nada tão francês quanto uma boa mostarda Dijon. Bom, pensando bem tem várias coisas absolutamente francesas em sua essência, mas a mostarda tem sido nos últimos tempos uma amiga fiel e presente. Deliciosamente aromatizada com trufas e chablis, a mostarda que usei para esse molho figurou como uma estrela digna de um oscar e que, em minha humilde opinião, foi responsável pela melhor refeição da semana.

O prato na verdade não é nada complicado, pode ser adaptado aos ingredientes que temos a mão, mas sob pena de não ter um molho tão intenso e saboroso, não deixem de usar uma boa mostarda. Não precisa ser aromatizada...não precisa ser Dijon, mas se for uma mostarda pura e deliciosa, nós já temos meio caminho andado. 
Acredito ser uma excelente opção para um jantar mais requintado, sabe? Servir com umas batatinhas e ervas...aspargos frescos...vai arrancar inúmeros elogios de quem provar...

...aqui foram apenas 2 convidados, eu e o Amore, mas ambos com satisfeitos sorrisos ao final da refeição...sinal de dever cumprido, não é mesmo?

Beijos para vocês e bom domingo!

Tempo de preparo: 40 Minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

4 medalhões de filet mignon (com aproximadamente 250 a 300g cada um)
Sal e Pimenta do reino
2 colheres (sopa) de óleo de canola
170g de bacon cortados em lardons (ou cubos)
16 cebolas pérolas descascadas e inteira (aquela bem pequenina)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
3/4 xícara de vinho branco seco 
3/4 xícara de caldo de carne caseiro (de preferência sem sal)
1 bouquet garni (Um amarradinho com salsa fresca, tomilho e louro)
1/4 xícara de creme de leite fresco
2 e 1/2 colheres (sopa) de mostarda dijon com trufas (ou tradicional)
1 colher (sopa) de salsinha picadinha

Modo de preparo

1. Aqueça, em fogo médio, o óleo uma frigideira, com abas mais altas, acrescente o bacon e deixe refogar por mais ou menos 3 a 4 minutos ou até que esteja dourado. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel toalha. Reserve. Não descarte o óleo.

2. Diminua o fogo e, na mesma panela, acrescente as cebolas descascadas e deixe refogar até que fiquem levemente douradas. Retire as cebolas e deixe escorrer em papel toalha. Reserve. Não descarte o óleo.

3. Tempere os filés com sal e pimenta e, na mesma panela que você refogou a cebola e o bacon, grelhe a carne de ambos os lados, mais ou menos 3 a 4 minutos de cada lado. Retire da panela e reserve. Não descarte o óleo.

4. Acrescente a farinha de trigo na frigideira e mexa bem e cozinhe a farinha até que comece a borbulhar. Adicione o vinho branco e mexa vigorosamente, quando começar a ferver adicione o caldo de carne e quando começar a ferver novamente adicione o bouquet garni e o bacon que estava reservado. Deixe cozinhar com a frigideira tampada por mais ou menos uns 15 a 20 minutos. Após esse período acrescente a carne e a cebola que estavam reservadas e deixe cozinhar mais até o molho reduzir
e a carne esteja no ponto desejado. Como eu gosto de carne mal passada, eu deixei mais uns 7 minutos e retirei a carne e deixei o molho voltar a reduzir um pouco mais. 

5. Quando o molho estiver reduzido para mais ou menos metade, desligue o fogo e misture o creme de leite, a mostarda e a salsa. Retorne os filés a frigideira apenas para cobri-los com o molho. 

Sirva imediatamente.

6 comentários :

  1. Ai meu deus, isso assim quase na hora do almoço é tortura. Lindíssimo!

    ResponderExcluir
  2. E QUE BELO PRESENTE ,ESTA COM UM ASPECTO DIVINO.....
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Esse molho com a mostarda deve ter ficado muito bom.

    Gostei do novo visual do blog, embora gostasse muito do outro, ambos bem clean e delicado.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. wuau esta super bom adorei esse creme por cima que esta um luxo adorei bjs

    ResponderExcluir
  5. às vezes também faço isso por mim... ultimamente estou almoçando durante a semana sozinha... E tenho uma sensação de prazer quando vou ao mercado escolho uma receito e me dou de presente, arrumo a mesa... A gente merece também, não é mesmo? Abraços, adorei sua receita.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de pratos com filet mignon, principalmente quando leva um molho especial. Já de comisa francesa nem falo tanto! A unica vez que tive a oportunidade de comer um prato tipocamente frances, comi um Andoillette, uma salsicha de colon de porco muito fedida. Acho que eu que escolhi mal!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...