domingo, 26 de junho de 2011

Tartelettes de Chocolate com Caramelo de Flor de Sal



Nos últimos dias tive a estranha sensação que não sinto falta de comer doce. Pois é, depois do almoço...jantar...a tarde...pela manhã...em nenhum momento do dia batia aquela constante vontade de comer algum docinho. Achei confuso. Não que a formiguinha dentro de mim seja maior do que vocês podem imaginar, mas vontade de comer doces nunca foi um problema...quer dizer, pode ser quando estamos falando em manter o peso...mas comer um docinho sempre me deixa bem. 

Então na última sexta-feira resolvi colocar a prova e fazer duas coisas que adoro, caramelo e chocolate. Seria uma prova de fogo. A tartelette foi a receitinha escolhida e não poderia ser melhor, seja pela praticidade e contrastes de sabores, mas para colocar de vez essa incerteza que me rondava nos últimos dias.

Bom, receitinha feita...degustação imediata. Sensação final? Realmente estava correta, a vontade de comer doces não havia ido embora...ela estava apenas adormecida por alguns dias esperando uma sobremesa como essas...

Beijocas e bom domingo para vocês!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 8 a 10 tartelettes

Ingredientes para a massa

1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de cacau em pó
1/2 colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente (90g)
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 ovo ligeiramente batido

Ingredientes par ao caramelo de flor de sal

1 xícara de açúcar cristal
3 colheres (Sopa) de água
2/3 xícara de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/4 colher (chá) de flor de sal
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Ingredientes para o ganache

1/2 xícara de creme de leite fresco
100g de chocolate meio amargo (eu usei 60% de cacau)

Flor de sal para decorar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela peneire a farinha de trigo, o cacau e o sal. Reserve. No processador bata a manteiga com o açúcar até obter um creme liso e homogêneo. Acrescente a mistura de farinha e pulse até incorporar bem. Acrescente o ovo e bata novamente até formar um bloco de massa. Forre o fundo e as laterais das forminhas de tartelettes, fure o fundo com a ajuda de um garfo e leve ao forno pré aquecido por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

2. Para o caramelo, leve o açúcar e a água ao fogo médio com a panela tampada até que o açúcar tenha se dissolvido. Quando o açúcar estiver dissolvido, retire a tampa e deixe em fogo médio até a calda obter uma cor de caramelo médio. Retire do fogo e acrescente o creme de leite (cuidado por que nesse momento ele irá começar a borbulhar). Misture bem e acrescente o sal e a manteiga pouco a pouco, incorporando bem com a ajuda de um fouet. Acrescente a baunilha e deixe esfriar até atingir a temperatura ambiente. 

3. Para fazer a ganache, leve o creme de leite ao fogo médio. Quando levantar fervura, cubra o chocolate picado e misture para que ele incorpore ao creme e forme uma mistura lisa e homogênea.

Para montar, distribua o caramelo sobre a massa. Leve a geladeira por mais ou menos 30 minutos. Retire da geladeira e coloque a ganache por cima. Retorne ao refrigerador por mais ou menos 30 minutos e sirva acompanhado com creme de leite batido em chantilly.
  

6 comentários :

  1. FICARAM LINDAS E BEM GULOSAS, AGRADARAM-ME BASTANTE.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Lindas suas tartelettes!!! Ficaram lindas e esse toque do caramelo com chocolate... Perfeitas!!!B Deu até vontade de fazer uma dessas agora mesmo! rsrs Beijos e ótimo Domingo! Tereza

    ResponderExcluir
  3. Nossa, lindíssimas! E adorei essa idéia de caramelo de flor de sal, deve quebrar um pouco o doce além de dar um toque gourmet. Boa semana! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  4. Esta tem sido a combinação mais perfeita pra mim: chocolate, caramelo e flor de sal. Tenho que provar! :)

    ResponderExcluir
  5. Além de lindíssimas estão me chamando para fazer!

    Como tudo que tem chocolate me agrada, a cor, textura... já anotei aqui pra fazer!

    Bjs e ótima semana,
    Dani

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...