quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Barrinhas de Limão Cravo



Bonjour à tous!

Tem algumas coisas que normalmente eu me conformo, aquelas que sei que não vou conseguir mudar ou talvez fazer diferente. Uma delas é fazer o Amore gostar de sabores mais ácidos ou azedinhos. Ele não gosta, faz careta, diz que sobremesa tem que ser doce e gelada...e por aí vai. Portanto sempre que vou preparar algum prato assim, sempre me programo para fazer dois tipos...um para mim e outro para ele. Coisas de mulher apaixonadinha mesmo, sabe?

Bom, até que viemos para a casa dos meus sogros durante as férias deles. Minha sogra tem várias árvores frutíferas no jardim e uma delas é um pé de limão cravo. Até aquele dia nunca tinha me preocupado em levar esses limões para casa e testar em alguma receita, mas quando chegou o fim de semana alguma coisa bateu e lembrei das barrinhas que a Paula adaptou do site da Patrícia. E no domingo a tarde, estava meio entediada e cheia de calor, resolvi correr para a cozinha e ficar com calor fazendo algo que eu gosto, cozinhando. 

As barrinhas foram super simples e rápidas de fazer, a pior parte é esperar esfriar já que deixa um aroma maravilhoso quando estão no forno. Eu já tinha certeza que iria adorar essa preparação, não tinha nada ali que me fizesse pensar o contrário e na verdade já estava pensando em colocá-las em um potinho para dividir com o pessoal do trabalho...até que o Amore decide provar. Não sei se foi interação divina, milagre...ou todo o carinho que coloquei ao fazer o docinho, mas o fato é que ele adorou! Imagina a minha felicidade? Só não dei pulinhos por que já estava deitada....mas a ocasião merecia!

Acho que hoje deixo essa mensagem...felicidade é isso, um conjunto de pequenos momentos...e se esses momentos podem ser acompanhado de barrinhas azedinhas e deliciosas de limão, eles ficam melhores ainda!

Beijos e boa quarta-feira para vocês!



Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo de forno da massa: Aproximadamente 20 minutos
Tempo de forno do recheio: Aproximadamente 25 minutos
Rendimento: 16 barrinhas

Ingredientes para a base

1/2 xícara de manteiga sem sal derretida fria
1/4 xícara de açúcar refinado
3/4 colher (chá) de extrato de baunilha (usei baunilha em pó)
1/4 colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo

Ingredientes para o recheio de limão

1 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 ovos inteiros
Raspas da casca de 2 limões cravo (ou 1 limão tahiti + 1 siciliano)
1/2 xícara de suco de limão cravo coado
Açúcar de confeiteiro para polvilhar 

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma quadrada de 20cm com manteiga e forre o fundo e as laterais com papel manteiga. A dica legal da Paula é deixar as bordas bem maiores para você conseguir tirar o doce depois sem trabalho nenhum. Unte o papel manteiga também. Reserve.

2. Prepare a massa. Em uma tigela, misture a manteiga derretida (que não pode estar quente) com o açúcar e a baunilha. Peneire a farinha de trigo com o sal sobre o preparo e misture muito bom até que fique uma massa compactada. Vocês vão achar que a massa ficou um tanto mole e oleosa, mas não se preocupem, é assim mesmo. Forre o fundo da assadeira preparada com essa massa e alise bem para que fique com uma espessura bem uniforme. 
Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que as bordas estejam levemente douradas.

3. Enquanto a massa está no forno, prepare o recheio. Em outra tigela bata ligeiramente os ovos com o açúcar. Acrescente as raspas de limão, o suco e a farinha de trigo. Misture bem para incorporar.

4. Quando a massa já estiver no ponto desejado, reduza o forno para 150 gruas. Abra a porta do forno (mas sem tirar a forma de lá), coloque o recheio sobre a massa. As barrinhas devem assar por mais uns 25 minutos ou até que o centro esteja firme e não balance mais.

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Depois de fria corte em quadradinhos do tamanho desejado e polvilhe açúcar de confeiteiro sobre elas. 

Armazenadas em potes hermeticamente fechados, as barrinhas duram até 3 dias na geladeira.

Dica: A Patrícia deu uma dica bem legal. Se, após assado, ficar uma camada branca sobre o recheio, encoste levemente um pedaço de papel toalha ou guardanapo até que retire tudo.

12 comentários :

  1. Parecem deliciosas, que bom que o marido gostou.
    Já anotei a receita,também sou fã dos cítricos e estas barrinhas deram água na boca.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi STEFÂNIA,
    Meu nome eh Patricia, vim te conhecer atraves do Blogs de culinaria no Face.
    Que amor a historia das barrinhas de limao, nao eh que seu marido acabou gostando rsss Com certeza o amor e carinho que vc colocou e o toque especial do limao vindo do quintal da sua sogra fizeram a diferenca! Ja fiz barrinhas assim aqui em casa mas com limao siciliano e ficaram muitooo azedinhas, ateh demais!
    Um dia vou fazer com limao cravo, devem ser divinas!
    Beijos
    Paty

    ResponderExcluir
  3. Olha a sintonia amiga! Sexta, fiz essas barrinhas de limão tbm!!! Só que coloquei um pouco de amêndoas na massa !!rsrs

    Bjaozao

    ResponderExcluir
  4. Oi Sônia,

    Então você é do meu clube, também adoro sabores cítricos!

    Espero que você teste e também aprove.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. OI Paty!

    Seja bem vinda!

    Nossa, também acho que comida feita com amor é impossível não gostar, não é mesmo?

    Querida, esse limão não é tão azedinho não, mas se você realmente prefere uma sobremesa mais docinha, eu aconselho colocar mais uma colher de açúcar para equilibrar um pouco mais.

    Beijos e espero encontrá-la aqui mais vezes!

    ResponderExcluir
  6. Ai Fe, que coisa, hein? Nossas mentes trabalhando juntas...rsrsrsrs.

    Com amêndoas deve ter dado um sabor mais sofisticado, né? Fiquei com vontade de testar...acho que vou fazer denovo...kkkkk

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Adoro sobremesas com limão, suas barrinhas parecem ótimas!! Não consigo limão cravo aqui no Rio, só tive o prazer de conhecê-lo uma vez e achei super cheiroso!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. hum, já vi essas barinhas por aí... parecem ótimas!!!Q bom q seu amore gostou!!!bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  9. Essas barrinhas superam qualquer docinho!!!

    ai q vontade!!! tô aqui com água na boca!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. OI Andréa, tudo bem?

    Realmente esse é um limão que vemos mais em jardins de casa do que em supermercado. Concordo com você no quesito aroma...são deliciosos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. OI Isa!

    Também acho, são doces e azedinhas no ponto...perfeitas para mim!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. OI Cí!

    Pois é, acho que elas já foram estrelas de vários blogs...também pudera, são deliciosas!

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...