terça-feira, 4 de outubro de 2011

Vinhos do Mês - Espanha

Lembram quando comentei aqui a respeito do que consideraria a melhor refeição de todas? Ou pelo menos aquela que escolheria ser a minha última e, por sua vez, inesquecível refeição? Pois é, realmente continuo a divagar sobre esse assunto sem nenhuma conclusão, porém quando começo a pensar em qual seria a bebida para acompanhar essa refeição, não hesito em afirmar imediatamente que essa bebida seria uma (ou quem sabe mais...) taça de um bom vinho.

Pois bem, e quando começamos a falar desse néctar tão antigo e importante na história da humanidade, é claro que dúvidas surgem e o interesse aumenta exponencialmente. Portanto, há quase 1 ano atrás decidimos (eu e o Amore) a fazer parte do Clube do Vinho. Falando assim podemos quem sabe dar a entender que seria uma espécie de confraria, correto? Talvez a definição não seja a melhor, mas a partir dessa adesão, por um preço fixo mensal, recebemos mensalmente 3 rótulos de vinhos selecionados especialmente por um dos especialistas do clube. A cada mês é uma surpresa e a oportunidade de conhecer o vinho de uma certa região do mundo.

Mas por que estou comentando tudo isso? Bom, por que achei pertinente compartilhar com vocês algumas informações e também propor algumas harmonizações para pratos já apresentados aqui no blog. A idéia, seguindo a mesma linha do clube do vinho é, portanto, dar uma breve informação sobre a região escolhida e quais foram os vinhos que recebemos naquele mês.

Bom, e para estrear nossa coluna mensal, tenho o prazer de falar da Espanha e suas importantes regiões viticultoras.

A Espanha é um país que cresce a cada dia em importância no cenário mundial da viticultura. É o terceiro maior produtor de vinho, ficando somente atrás da França e Itália.

Mas e os vinhos? Bom, a seleção recebida foi uma das melhores até agora e um dos vinhos em especial está em nosso top 3



O primeiro deles, e o nosso preferido, é o Lar Sotomayor Vendimia Seleccionada 2007. É um vinho oriundo da região de Rioja, uma das mais tradicionais e importantes regiões de cultivo de uva na Espanha. Para vocês terem uma idéia, Rioja é responsável por aproximadamente 40% de todo o vinho da Espanha, o que não é pouco considerando a importância do país no cenário mundial. Esse vinho é produzido a base da uva Tempranillo e embora seja produzido por uma região tão tradicional, "apresenta um estilo mais moderno, elegante, floral, frutado e leve, com excelente acidez", assim foi classificado pelo Fernando Rodrigues, um dos responsáveis pela seleção dos vinhos distribuídos no clube. É um vinho com 14% de teor alcoólico e é obtido de 100% de uvas tempranillo.

Agora em relação a minha opinião, esse é um dos vinhos que mais apreciei até hoje. É denso, encorpado e acompanha muito bem desde pratos leves a pratos mais elaborados. Já o harmonizamos tanto em uma refeição completa (desde os antepastos, passando por um primeiro prato até o prato principal), quanto uma noite apenas com queijos e bom papo.

Para harmonizar, sugiro pratos com um tempero a mais...ou pratos com sabor mais marcante. Sugestão:




O próximo vinho é o Arrocal 2008, e vem da Ribeira del Duero, e assim como Rioja, trata-se de uma região tradicional produtora de vinho.  A bodega produtora do vinho tem recebido bastante reconhecimento internacional nessa região, que produz os vinhos mais reconhecidos de toda a Espanha. Assim como o primeiro, o FernandoRodrigues também o caracteriza através de um "estilo moderno, no entanto se apresenta mais denso, com aromas complexos, elegante e que representa de forma muito boa os vinhos dessa região". Chic, não é?



É também um tempranillo e contem 13,5% de teor alcoólico.

Minha opinião: Bom vinho, mas o anterior tem um equilíbrio melhor e também mais versátil.  Definitivamente é um bom vinho, mas para aqueles que não gostam de um vinho mais encorpado, talvez essa não seja a melhor opção, apesar de combinar divinamente com carnes de sabor marcante, como as de caças por exemplo ou até um bom magret de pato.

Para harmonizar, sugiro:




E por fim, temos o El Castro de Valtuille Joven 2007. É um vinho produzido em uma região menor, em termos de volume de produção, porém muito bem aceito pelos críticos mais influentes do setor. Na opinião do Fernando é um vinho com elegância impar e que por tal característica pode ser confundido muitas vezes com vinhos Cabernet Franc. O Fernando Rodrigues ainda completa o classificando com um vinho de sutileza que permite acompanhar carnes mais delicadas ou até um bom antepasto de vegetais ao alho.



Minha opinião: Um vinho frutado e muito versátil, muito mais delicado do que os dois anteriores. Acho que pode ser um bom começo de refeição ou até harmonizado com um prato mais leve ou almoços ao ar livre.

Para harmonizar, sugiro uma receita de bacalhau, mas também vai muito bem com queijos mais leves:




Bom, é isso! Espero que gostem da nova coluna e que assim como eu, tenham o prazer de apreciar um bom vinho acompanhando de uma refeição tão boa quanto.

Beijos e uma linda terça-feira para vocês!

5 comentários :

  1. Stefânia,
    Explicação bem didática, julgo que os vinhos que menos conheço, são os espanhóis.

    ResponderExcluir
  2. Stefânia, que delicia!
    Amo vinho também, o a maior apreciador que conheço é o meu avô e é ele que me passa as refêrencias do melhores vinhos.
    Como podemos fazer parte desse clube? E uma coisa especifica em Brasilia ou tem em qualquer lugar?
    Parabéns pela ideia de selecionar o vinho de acordo com os pratos, bem legal!
    Um beijo
    sarah

    ResponderExcluir
  3. OI Vânia!
    Bom dia!

    Pois é, eu também quase não conhecia sobre esses vinhos...mas olha, foi uma excelente surpresa.

    Beijos e boa terça!

    ResponderExcluir
  4. OI Sarah!

    Que legal ter alguém tão próximo para trazer conhecimento, não é? O mundo do vinho ainda é muito novo para mim, mas eu tenho tanto interesse que acabo indo atrás sozinha.

    Querida, o clube é da Grand Cru, uma importadora de vinhos. O que eu faço parte é de Brasília, mas imagino que se tiver Grand Cru na sua cidade também será oferecido o mesmo serviço. Eu dei uma olhadinha no site dele e vi que em BH tem uma, dá uma ligadinha lá e consulta: http://www.grandcru.com.br/lojas-grand-cru.php

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Stef, adorei seu texto sobre os vinhos e acho que deveria ter todo mês, com os vinhos que forem chegando por aí!
    Não sei qual seria minha última refeição, se pudesse escolhê-la, na verdade você me deixou com a pulga atrás da orelha... Mas, como você, seria acompanhada de algumas taças de vinho!!!
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...