segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Tagliarini Bicolor com Camarões



Estudar para as provas de fim de semestre tem suas vantagens. A maior delas para mim é aprender mais. Mas tem uma que todo mundo gosta, é ter que cozinhar todos os possíveis pratos que devemos preparar na prova...e claro, pedir avaliação dos convidados. Difícil isso? Tão pouco complicado.

E para mostras o quanto ando estudiosa, hoje o almoço foi dedicado a minha prova de Panificação e Massas. Nada melhor do que comer uma massa aos domingos...lembra almoço em família. Lembra minha família. E com massa fresca, melhor ainda! 
Muitos acham complicado fazer massa em casa... Mas complicado seria se não fosse tão prazeroso. Dá trabalho? Muito! Fico cansada no fim de tudo? Exausta. Você vai encontrar farinha na por toda a cozinha? Sim! Compensa? Quer dizer, tem recompensa? A melhor de todas! Um sorriso no rosto de quem você serve. Um sorriso no seu rosto pela satisfação do dever cumprido e claro, pelo prazer que é se dedicar aquilo que você gosta e acredita.

No que eu acredito? Que comida feita com carinho, dedicação e atenção é o melhor dos presentes que você pode dar e receber.

Beijos e boa semana!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Tempo de descanso: Pelo menos 30 minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para a massa

400g de farinha de trigo (Um pouco mais para abrir a massa)
4 ovos
1 fio de azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto
4g de tinta de lula

Para finalizar

400g de camarões limpos
3 dentes de alho
Azeite de oliva extra virgem
Sal e Pimenta do reino a gosto
Folhas de Manjericão fresco

Modo de preparo

1. No processador, faça uma massa com a farinha de trigo, os ovos, o azeite e o sal. Separe a massa em duas partes, em uma das partes adicione a tinta de lula e, no processador, bata novamente até incorporar.

2. Se tiver um cilindro, abra as massas, começando pela abertura maior para que a massa fique mais homogênea e desenvolva bem o glúten. Se não tiver o cilindro, sove muito bem com as mãos até que fique uma massa bem lisa, homogênea e elástica. Faça o mesmo processo com as duas massas. Envolva em papel filme de deixe descansar por pelo menos 30 minutos.

3. Depois que a massa estiver descansada, abra (no cilindro ou com a ajuda de um rolo) a massa até atingir mais ou menos 2mm de espessura. Para abrir a massa, você vai precisar de mais farinha, portanto polvilhe bem a superfície de trabalho para que a massa não grude. Depois que atingir a espessura desejada, dobre a massa (Lembre de sempre polvilhar farinha) e corte no formato desejado. A nossa idéia inicial era fazer Tagliateli, mas acabou virando tagliarini mesmo.

4. Deixe a massa secar (aqui nós usamos um varal próprio para massas que o Leocyr trouxe, mas se não tiver, coloque sobre a bancada de trabalho).



5. Para o molho. Esquente bem o azeite e refogue o alho. Acrescente os camarões e refogue rapidamente. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

6. Cozinhe a massa em água salgada abundante. Essa massa não demora mais que 3 minutos para cozinhar. Depois de cozida, coloque no molho e acrescente mais azeite. 

Decore com as folhas de manjericão e sirva imediatamente.

Ahhh, não fiz essa massa sozinha não. Um colega da faculdade veio almoçar conosco hoje e claro, também estudar para a prova. Leo, Obrigada!


9 comentários :

  1. UM PRATO DE MASSA BEM AO MEU GOSTO...UMA DELICIA MESMO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Adoro fazer macarrão em casa, o sabor não tem igual.
    O teu ficou lindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Faço de vez em quando, acho o sabor do macarrão caseiro bem melhor! e adorei a ideia de usar o processador, o macarrão ficou lindo!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  4. Stefânia,
    Nunca fiz macarrão em casa, mas adoro massa e esse macarrão deve estar delicioso, adorei.
    Beijo.
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Que massa maravilhosa! Comi outro dia esta massa negra num restaurante que eu adoro, e achei ela tudo de bom! E era de camarão também... Onde você compra a tinta de lula?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha Stef! Adorei ler seu texto, pois realmente não há nada que mais recompense que poder oferecer algo bom assim aos nossos mais queridos. Adorava experimentar fazer minha própria pasta, deve ser até terapeutico e o sabor deve compensar bastante.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, cansei só de imaginar o trabalho... mas tenho certeza que compensou mesmo!!!ficou com uma ótima aparência, hummm....

    ResponderExcluir
  8. Que prazeroso chegar em teu blog e ver receitas tão bem preparadas. Tem todos os temperos necessários, paixão, dedicação e vontade :))
    Com a Panna Cotta não foi diferente, fiquei com os olhões bem abertos na frente da tela (já que não podia comer).
    Essa pasta tem um aspecto delicioso e cá pra nós, é uma terapia fazer pasta fresca :))
    Adorei =)
    Um beijão,
    Queila

    ResponderExcluir
  9. Oi Meninas!

    Que bom que vocês gostaram da massa. Ela realmente ficou muito boa, espero repetir logo em breve.

    @Juju,

    A tinta de lula foi um amigo que trouxe da Argentina...mas já vi para vender em supermercados aqui de BSB e de SP.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...