Apesar de estar cozinhando com frequência, minhas opções ultimamente sempre se resumem a resposta de algumas perguntinhas:
- É rápido para preparar?
- Tenho tudo na geladeira e na despensa?
- O Amore vai gostar?
Portanto se todas tiverem suas respostas positivas, eu me animo e vou para a cozinha testar. Não que eu tenha deixado para trás preparos mais demorados e mais elaborados. Não mesmo! É que fim de semestre, quase véspera da minha viagem de quase férias e trabalho transbordando; acaba não sobrando o tempo que preciso (ou pelo menos gostaria de ter) para cozinhar.
E seguindo a linha das perguntas, o que tenho tentado fazer é antes de comprar qualquer ingrediente já pensar em tudo que vou fazer com ele. Como por exemplo o creme de leite fresco. Na minha última ida ao supermercado decidi por um frasco de 1 litro ao invés dos 500ml que habitualmente compro. Por que? Estava muito mais barato. Mas também levar 1 litro de creme de leite para casa tem suas complicações: Não dá para abrir e deixar o bendito lá na geladeira esperando a minha boa vontade de preparar algo com o que sobrou de alguma preparação, não dá para não deixar nenhuma receita mais calórica (normalmente fica muito mais gostosa também!) e por fim, também não dá para desperdiçar nenhuma gota, né? Custa os olhos e o rim.
Mas mesmo com todas essas preocupações eu decidi levar o frasco maior e no caminho de volta já tinha tudo formado na minha cabeça. Crème Brulée. Brownie. Ovos mexidos e trufados para o meu Amore e por fim, Panna Cotta. Não poderia ser melhor aproveitado, concordam?
A Panna Cota e as demais preparações que eu citei têm resposta positiva para todos os meus habituais questionamentos. Infelizmente a única parte ruim é que não posso me deliciar como gostaria...nada mal, ver o Amore feliz comendo cada uma delas também me enche de alegria!
Beijos e bom sábado!
Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de refrigeração: Pelo menos 2 horas
Rendimento: 4 a 6 Porções
Ingredientes
360ml de creme de leite fresco
90ml de leite
85g de açúcar
1 fava de baunilha
1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
5 colheres (sopa) de água fria
Para finalizar eu fui com o que também tinha na geladeira: Geléias de Pêssego e de Cassis
Modo de preparo
1. Coloque a água em uma tigela pequena e polvilhe a gelatina sobre ela. Reserve por pelo menos 5 minutos.
2. Leve ao fogo baixo o creme de leite, o leite, o açúcar e a fava de baunilha (abra no meio, retire as sementes e coloque tudo no preparo). Deixe cozinhar por mais ou menos uns 5 a 7 minutos, mas não deixe ferver. Quando começar a levantar aquela fervura mais baixa, desligue o fogo e adicione a gelatina. Misture bem para a gelatina dissolver e passe a mistura por uma peneira.
3. Distribua nos recipientes desejado (Ela também pode ser desenformada) e leve a geladeira por pelo menos 2 horas ou até adquirir consistência. Finalizer com alguma calda de sua preferência ou com geléias (de preferência sem açúcar pois a panna cotta já é bem doce).
Sirva gelada.
Stefânia,
ResponderExcluirLindas, cores, lindas fotos e a receita é muito apetitosa e refrescante.
Bom final de semana, beijo.
Vania
Esse creme de leite rendeu heim!! E que cardápio...
ResponderExcluirMas como assim não pode se deliciar? Tá de dieta é? Para blogueira esta é uma palavra proibida rsss
Stef, óptimo rendimento desse frasco de creme de leite! E as 3 perguntas chave são muito bem equacionadas, ultimamente também as sigo :)
ResponderExcluirPanna Cotta é uma delícia, gostei :)
Um beijinho.
Stefânia, seus últimos posts me deixaram enlouquecida! Seu Amore tá passando bem!
ResponderExcluirbjs e bom fim de semana
Que delicia!!
ResponderExcluirBom Feriado
Beijo JÊ
Stef,
ResponderExcluirEu adoro panna cotta e, para ser sincera, eu abstraio que aquilo é nata/creme de leite cozido.
Estão lindas, como sempre!
Um beijo,
Carla Maicá
Oi Meninas!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho e pelos comentários que me deixam tão feliz!
A panna cotta realmente ficou super boa, o Amore comeu e repetiu sem pensar duas vezes.
Beijo grande para vocês!