quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pão de Azeite Trufado e Flor de Sal...para deixar a minha cozinha super perfumada...



Existem coisas que perfumam nossa cozinha tão bem que sempre queremos ter aquele cheirinho por perto. Como já comentei aqui, uma delas é o manjericão...adoro o aroma que ele deixa na minha cozinha depois que fervo um pouco das folhas dele.
Mas cá para nós, cheirinho de pão quentinho saindo do forno é imbatível, não acham? Ahhh, eu super concordo e muitas vezes vou a cozinha 2 ou 3 vezes enquanto o pão está assando só para sentir aquele cheirinho delicioso saind do forno...e aquelas receitas que temos que borrifar água dentro do forno? Melhores ainda! Pois dá para sentir muito mais a intensidade dos aromas. C’est Magnifique!

O azeite trufado é um desses ingredientes bem aromáticos também. Porém, diferente do pão, ele cumpre bem aquele papel: Me ame ou me odeie! Pois é, vários chefs o condenam ou usam com parcimônia. Mas por que? Ah, por que ele não é igual ao sabor nem ao aroma de uma trufa in natura. Até por que seria muito complicado (para não dizer caríssimo) aromatizar o azeite com uma quantidade grande de trufa. Então o que os produtores fizeram? Bom, alguns usam uma essência que é muito parecida com o aroma natural...masssss como sempre tem o lado ruim das coisas, existem aqueles produtores que usam um produto químico que tenta imitar o aroma das trufas...de longe esse dá para conhecer com um azeite de má qualidade.

Bom, o que uso nessa receita seria dessa classe mais “respeitada” mas mesmo assim tenho a certeza de que não substitui uma trufa in natura. Acho que o ponto de concordância entre todos os chefs, aprendizes e interessados no assunto, é que ele cumpre um ótimo papel quando usado com equilíbrio. Aqui em casa viramos fãs e sempre tento seguir essa orientação..apenas para finalizar ou dar um aroma especial ao prato...e olha, até hoje deu muito certo! O Amor por exemplo é um super fã...se tem azeite trufado ou sal de trufas ele já fica mais empolgado...

...o estranho é que ele nem chegou a provar o pão...uma pena, por que eu comi tudo sozinha ao longo da semana...alguns quilinhos a mais devem ter aparecido...mas aquela sensação de comer algo tão bom ficou...

..não dá para ter tudo, né?



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de descanso: Aproximadamente 30 Minutos
Tempo de forno: 30 Minutos
Rendimento: Um pão com aproximadamente 23cm (eu distribui em 2 formas menores)

Ingredientes

400g de farinha de trigo e um pouco mais para polvilhar
2 colheres (chá) de sal
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
5 colheres (sopa) de azeite trufado (na falta use um azeite de oliva de qualidade)
1 colher (chá) de suco de limão siciliano
250ml de água morna, ou quanto for preciso
1 colher (chá) de fleur de sel

Modo de preparo

1. Peneire a farinha com o sal e o açúcar em uma tigela, misture-os bem para o sal não entrar em contato com o fermento diretamente. Junte o fermento, 3 colheres (sopa) do azeite trufado, o suco de limão e a água (eu sempre coloco menos do que o indicado na receita...depois vou acrescentando mais se necessário). Misture tudo com uma espátula, formando uma massa. Sove por mais ou menos 5 minutos em uma superfície polvilhada com farinha.

2. Unte uma forma de aproximadamente 23 cm e coloque a massa na forma. Pressione ligeiramente com a mão molhada. Pincele com um pouco de água para deixar a massa macia. Cubra com filme de pvc e deixe crescer em lugar quente por cerca de 30 minutos, ou até dobrar de volume. Enquanto a massa descansa, pré aqueça o forno a 220 graus.

3. Após o período de descanso, pincele a superfície do pão com o restante do azeite e a fleur de sal. Asse por mais ou menos 30 minutos, ou até dourar ligeiramente e produzir um barulho oco quando bater na base. Borrife água no forno duas vezes durante o período de cozimento.

Retire do forno e transfira-o para uma grade. Deixe esfriar um pouco e sirva.



12 comentários :

  1. vc esta certa em todas as suas colocações,seu pão ficou perfeito e o azeite trufado é de fato especialissimo. bjs

    ResponderExcluir
  2. Ahh os pães... os adoro.
    Tenho feito bastante pão, fiz um pão com azeite que fica saborozíssimo, mas leva lá uma xícara inteira. Esse seu deve ser mais leve, vou experimentar. Difícil é o azeite, que aqui já dificil encontrar um melhorzinho, bem aventurados os homens de fé, ahaha

    ResponderExcluir
  3. ai que pão gostoso... :)) Adorei..

    Sobre a base, eu tb nao gosto de usar todos os dias.. adoro sentir a pele hidratada e sem base..
    Eu vou fazer 1 post sobre correctivos em breve.
    beijocas*

    http://produtostopdegama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Lindo o pão! De ter ficado delicioso!
    Ah... ontem fui conhecer o La Palma. Moro em Brasília há 2 anos e ainda não conhecia. Várias vezes tive que mudar receitas pq não achava os ingredientes. Agora não vou mais precisar! Adorei!
    Obrigada pela dica,
    Bjos
    Heide

    ResponderExcluir
  5. E deu vontade de novo, como tudo que vc faz.
    Muito bom... Não é?
    Me diz!
    Bjs
    Deborah

    .................
    Ah, vc não pode me ajudar a divulgar o concurso em que eu estou participando? É só clicar na imagem no meu blog, escolher 'gostei' e confirmar pelo email que a Tabasco manda! Muito obrigada...

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Angela!

    Obrigada Querida! Eu simplesmente adoro tudo que tem a ver com trufas...é bom demais!

    Beijos e uma linda semana para você!

    ResponderExcluir
  7. OI Sioux! Ahh, nem fala...1 xícara de azeite dói no bolso também, né? Mas vale a pena...pão com azeite é muito bom mesmo!

    Esse com certeza vale a pedida!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Andrea!

    Obrigada! Esse é realmente um pão luxo!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cátia!

    Então, eu não uso base hoje em dia...mas realmente estou pensando em comprar. Eu vi o post do corretivo, adorei!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Heidi!

    Ahhh, que legal! Eu adoro o La Palma e realmente fico até dependente...mas vale a pena, né?

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  11. Oi De!

    Obrigada pelo carinho, viu?

    Então, sobre a Tabasco. Eu entrei lá e votei na sua receita...mas ainda não recebi nenhum e-mail de retorno...será que deu tudo certo?

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...