quarta-feira, 6 de julho de 2011

Gnocchi ao Sugo com Abobrinha e Feta



Que eu adoro gnocchi nunca tive dúvidas, mais que a massa de hoje foi a melhor em muito tempo...uhhhhh, não tenho nenhuma dúvida mesmo! 

Meus almoços em casa sempre são o ponto alto do dia, mas hoje em especial fiquei tão orgulhosa e tão feliz em comer um comidinha assim que não pude esperar em compartilhar com vocês....resumindo? Foi lindo!

A receitinha do gnocchi é aquela básica que minha sogra compartilhou e que nunca falta no meu freezer, o molho de tomates é simples e delicioso...o restante? Ahhhh, um toque meu que definitivamente me conquistou!

Espero que gostem!

Beijos e boa tarde de quarta-feira para vocês!



Tempo de preparo: 1 hora (com o gnocchi congelado, resumi para 20 minutos)
Rendimento: 4 porções

Ingredientes para o Gnocchi

1 Kg de batata
Noz moscada ralada na hora
Aproximadamente 300g de farinha de trigo (Pode ser que use um pouco mais para polvilhar)
2 gemas
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino

Ingredientes para o molho

2 latas de tomates pelados
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho grande picadinho
Sal e Pimenta do Reino a gosto

Para a abobrinha

2 abobrinhas pequenas cortadas em pequenos pedaços
2 dentes de alho fatiados
Azeite de oliva extra-virgem
Sal e Pimenta do reino a gosto

Queijo feta para gratinar

Modo de preparo

1. Prepare o gnocchi. Coloque as batatas com casca em uma panela com água fria e tampe. Quando ferver, diminua o fogo e deixe por mais 20 minutos, até que estejam bem cozidas. Retire do fogo e escorra. Descasque as batatas enquanto ainda estiverem mornas e passe-as no espremedor, para fazer uma massa leve e macia. Coloque o purê em uma tigela grande e junta e noz-moscada e tempere. Acrescente metade da farinha de trigo, a gema, a manteiga e o queijo parmesão e misture delicadamente o mais rápido possível (Se necessário acrescente mais farinha), com os dedos até adquirir uma consistência grumosa.

2. Retire da tigela e amasse cuidadosamente em uma superfície limpa até que forme uma massa suave e maleável. Acrescente mais farinha se a mistura estiver muito úmida, mas cuidado para não trabalhar demais a massa, pois o gnocchi pode perder a leveza.
3. Divida a massa em 3 pedaços e faça rolos da largura de um dedo. Corte em pedaços pequenos (Aprox. 2,5cm) com uma faca afiada. Passe para uma assadeira forrada com farinha e deixe descansar por 10 a 20 minutos.

4. Prepare o molho. Abra a lata de tomates e retire as sementes. Reserve o suco do tomate e pique os tomates em pedaços irregulares. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola com o alho. Adicione os tomates cortados e o suco dos tomates, tempere com sal e pimenta  e deixe apurar por aproximadamente 20 minutos. Reserve.

5. Para a abobrinha. Leve uma frigideira ao fogo e quando estiver quente refogue o alho no azeite e acrescente as abobrinhas picadas. Tempere com sal e pimenta . Refogue mas deixe al dente.

Pré aqueça o forno a 250 graus.

6. Disponha água em uma panela, coloque 1 colher (chá) de sal, e leve a ferver cozinhe os gnocchis até que eles subam a superfície. Com a ajuda de uma escumadeira, retire os gnocchis da água e coloque na frigideira junto com as abobrinhas. Misture bem. Transfira para o refratário onde for gratinar os gnocchis, cubra com o molho e distribua o queijo feta a gosto.  

Leve ao forno pré aquecido (eu levei no mesmo prato que comi) até o queijo começar a derreter.



Sirva imediatamente.


7 comentários :

  1. Nossa, deve ser delicioso! Ainda mais com abobrinha, é um convite irrecusável pra eu passar por aqui :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parece delicioso, a combinação me agrada!
    Bjim
    Ahhh, será que não rola vc colocar os vinhos com que harmoniza cada prato?rs
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Hj é um péssimo dia pra eu visitar os blogs... 3° dia de dieta e só vejo delícias!!! o que é essa massa??? Amei... Com certeza vou testar

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  4. Ficou lindo seu gnocchi!! Hummm adorei a idéia de usar abobrinha e queijo feta!!! Sem duvida, está uma delicia !!Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi,

    Sua cara esse prato, não é? Sei que ama abobrinha assim como eu.

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dri,

    Você é uma fofa, viu? Então rola sim, mas nem todos os pratos eu tenho um vinho...esse da foto é um francês: Delas Côtes du Rhône St Sprit. Combinou divinamente!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. OI Lari!

    Me conta como ficou quando fizer?

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...