sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Peixe Aromático em Papilotte



Hoje já é sexta-feira e não como carne há mais de uma semana...não por querer mudar os meus hábitos alimentares (apesar de pensar ser preciso), mas o motivo é que simplemente não me deu vontade...senti uma necessidade tão grande de comer comidas mais leves que a carne não fez falta nenhuma. E hoje acabei pensando o quanto meu paladar depende do meu humor. Será que estou em uma fase mais leve? Não sei...mas sei que a carne não fez falta nenhuma. Muito pelo contrário! Minhas refeições ao longo da semana foram tão satisfatórias que fico me perguntando se eu aguentaria mais 1 ou 2 semanas assim...será?

Bom, o almoço de ontem foi o melhor da semana. Fiz esse peixe que ficou super leve e com um aroma incrível!  Acompanhei com uma salada verde temperada com um vinagrete simples e pronto, tive uma refeição digna de restaurante mas com gostinho de casa, de comida feita com amor, sabe? Tudo que eu estava precisando.

O melhor de tudo é que foi super rápida de fazer, usei uma das minhas técnicas preferidas para cocção de peixe, a técnica do papilotte. Ele fica suculento, saboroso, dá para incrementar com uma séries de coisas e é muito prático. Sem motivos para não fazer sempre, concordam? O melhor é que não tem muita medida não, vai colocando o que você mais gosta, os temperinhos que te agradam, aquele peixe que estava fresco no supermercado (ou peixaria)... e posso garantir que seus convidados vão ficar impressionados com sua habilidade na cozinha. É certeiro, viu?

E o fim de semana chegando, espero que vocês aproveitem muito, tomem bastante água, saboreiem comidas leves e sejam felizes!

Beijos para vocês!



Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de forno: 12 minutos (Depende do peixe, ok?)
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes

300g de filé de saint peter (ou tilápia) cortados em pedaços grandes talos de aspargos frescos cortados 
1 Pimentão amarelo cortado em tirinhas (julienne)
1 Pimenta dedo de moça (sem as sementes) cortada em tirinhas (Julienne)
1 pedaço médio de gengibre cortado em tirinhas (Aprox. 6cm)
1 cebola roxa pequena cortada em tirinhas
Alecrim a gosto
Azeite de Oliva Extra Virgem
1 colher (Sopa) de vinho branco seco
Sal marinho a gosto


Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus.Corte dois quadrados grandes de papel manteiga. Dobre-os ao meio uma vez e corte-os em formato de coração. O papel deve ter um tamanho razoável, pois você irá colocar o peixe e os legumes sobre ele e ainda fechá-lo. Já na assadeira que vai ao forno, coloque o papel no fundo, adicione o pimentão, a pimenta, a cebola roxa e o gengibre no fundo, tempere com sal, azeite de oliva e salpique um pouco de alecrim. Sobre os vegetais, coloque a posta de peixe, regue com o azeite, tempere com o sal, distribua um pouco mais de pimenta cortadinha por cima e finalize com vinho branco.



3. Para fechar o papilotte, vá dobrando as bordas, começando por cima, até que chegue as extremidades. Essa etapa é muito importante, pois o peixe deve estar bem embalado (o ar não pode sair) e ao mesmo tempo deve haver espaço para que o vapor circule internamente. Repita a operação com os legumes restante e com a outra posta de peixe.

4. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 12 a 13 minutos. Retire do forno e espere 2 minutos antes de abrir o papilotte. Corte o papilotte por cima e sirva imediatamente.


5 comentários :

  1. Hummm... muito bom !!!levinho,delicioso e saudável...perfeito!!!bjinhos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Bah, Stef...ele está muito apetitoso...e a foto também, ajuda muito!!! Sabe que eu acho que esta tendência a não comer carne e comidas pesadas tem a ver com o calor...ele tira a vontade até "de comer" o que quer que seja!!! O peixe é uma excelente dica para dias assim, tipo Insuportáveis!!! Leve, refrescante e saudável! 10!!! Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Uau! Ficou com aparencia de restaurante mesmo, está maravilhoso
    Tenho vontade de fazer todas essas receitas incríveis que vejo por aqui
    Beijos
    Paty

    ResponderExcluir
  4. hummm adoro peixe e esse esta 5* adorei muito bom gostei da maneira como o fizestes parabens beijinhos e b.d

    ResponderExcluir
  5. Ola querida!

    Escolhi-te para participares de um pequeno desafio, um questionário :) conto contigo!
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/2012/02/um-desafio.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...