Há algumas semanas atrás eu e o Amor fomos almoçar em um restaurante Italiano aqui em Brasília. Além de ter um excelente ambiente, nós comemos lá um dos melhores pratos italianos que já provamos. Um Gnocchi al burro e sálvia. Com o Amor tão encantado pela comida o jeito era tentar reproduzi-la em casa.
Hoje, um lindo sábado com aquele maravilhoso céu azul de Brasília, era um perfeito dia para tentar! Acordei cedo, fui ao La Palma, comprei o que precisava e vamos lá, mãos a obra!
Bom, eu não tinha os ingredientes e nem o modo de preparo da receita. Excelente oportunidade para testar algumas idéias para ver se o resultado final seria parecido com o que o Amor queria. Pressão, apreensão! Sentimentos presente nessa manhã...mas como falei, não tenho medo de cozinhar então chega de frescura.
Eu sabia que o gnocchi era de aipim (a nossa famosa mandioca). Procurei algumas fontes na internet e nos meus livros, e a que mais gostei foi essa versão da Cherry, do Cozinha é Poesia. Fiz algumas adaptações de acordo com o que imaginava ser adequado.
A massa ficou ótima, super leve e delicada! Mas como fiz uma receita inteira sobrou muitaaaaaaaaaaaa massa. Então eu fiz os gnocchis e congelei. Daí da próxima vez eu faço como o gnocchi de batata...direto do freezer para a panela.
A carne que cobri, é um picadinho simples de filé com molho de vinho tinto. A combinação ficou perfeita, o contrastes dos sabores foi excelente! O Amor adorou...só não repetiu por que queria guardar "espaço" para a sobremesa, que também ficou ótima!
Enfim, um prato com sabores intensos e delicados que para o meu paladar completam-se perfeitamente.
Tempo de preparo: 1 hora e 30 Minutos
Rendimento: 4 Porções (Para o gnocchi vai sobrar massa, mas é só congelar e quando for preparar tire do freezer e coloque imediatamente na água fervente)
Ingredientes para o Gnocchi
1kg de mandioca descascada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 Ovo
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1/2 xícara de farinha de trigo, ou até dar o ponto
Sal a gosto
Para o molho
5 Colheres (sopa) de manteiga
Folhas de sálvia a gosto
Lascas de Grana Padano (ou parmesão)
Ingredientes para o picadinho de filé
500g de filé mignon cortado em pequenos cubos
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola média picadinha em cubinhos
2 dentes de alho
1/2 xícara de vinho tinto
1 xícara de caldo de carne
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
1. Comece o preparo do gnocchi. Coloque a mandioca descascada e cortada em pedaços em uma panela de pressão. Cubra com água e leve ao fogo por 40 minutos (comece a contar o tempo quando levantar pressão). Retire a panela do fogo e deixe a pressão sair antes de abrir a panela. Escorra a mandioca e amasse bem (a mandioca deve estar quente) com a ajuda de um espremedor, nesse momento retire as fibras da mandioca e adicione a manteiga. Deixe esfriar completamente.
2. Enquanto a mandioca esfria, prepare o picadinho. Em uma frigideira grande e de bordas altas, aqueça o azeite com 1 colher (sopa) de manteiga. Refogue a cebola (não deixe dourar) e acrescente o alho, deixe refogar por mais 1 minuto e acrescente a carne. Deixe a carne dourar, quando já estiver com a cor dourada. Acrescente o vinho e raspe o fundo da frigideira (é aí que está o sabor), deixe o vinho evaporar um pouco e acrescente o caldo de carne. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe o caldo reduzir. Quando já estiver bem reduzido, mas ainda com caldo na panela, Misture eu sua mão a 1/2 colher restante de manteiga com a farinha de trigo e adicione ao picadinho. Mexa bem, até que engrosse ligeiramente o molho. Retire do fogo e reserve.
3. Quando a mandioca já estiver fria, acrescente o ovo, o parmesão e o creme de leite. Misture bem e já adiconando aos poucos a farinha de trigo, não adicione tudo de uma vez. Pode ser que você use mais ou menos farinha do que está na receita. Tudo vai depender da qualidade da mandioca que vai usar.
Para testar o ponto da massa, lave bem as mãos e pegue um pedaço da massa, e faça uma bolinha, ela não deve grudar em hipótese nenhuma nas suas mãos.
4. Derreta a manteiga do molho, junte a sálvia e deixe em uma panela ao lado da panela que irá cozinhar o gnocchi.
5. Polvilhe uma superfície lisa e seca com farinha de trigo. Enrole a massa formando cordões e corte em pedaços de 1,5 cm.
Cozinhe-os aos poucos em bastante água fervente com um pouco de sal. À medida que forem subindo retire-o com uma escumadeira e coloque na panela com a manteiga derretida (em paralelo, aqueça o picadinho). Cozinhe a quantidade necessária e os demais você pode congelar.6. Disponha o gnocchi em um prato fundo, coloque o picadinho por cima e salpique lascas de grana padano ou parmesão. Sirva imediatamente.
o outro gnocchi já estava na minha lista de receitas "a fazer", mas acho que esse vai passar na frente, comprei hj mesmo macaxeira e não sabia ainda o que fazer com ela. dilema resolvido!!!!! quando fizer volto aqui pra te contar
ResponderExcluirbjos!
Ahh Karla!
ResponderExcluirFaz mesmo, só toma cuidado com o ponto da massa para não ficar muito mole. As vezes pode usar mais ou menos farinha do que tá na receita.
Beijos e boa sorte!
hummm, adorei a receita de gnocchi, no dia das mães fiz um de mandioca com molho de 4 queijos, fiz mais o menos a base de uma receita sua de "macarrão gratinado aos 3 queijos" e ficou muito bom!!essa meu noivo vai adorar, a base de massa com picadinho de carne lembra um prato de família dele, que é o spaetzle, que ainda não aprendi fazer.. mas já fui discretamente "intimada " a aprender...rsrsrs
ResponderExcluirOi Ci!
ResponderExcluirHummm, combinação interessante hein?! Gostei!
Agora essa receita de spaetzle, eu vi em um livro aqui em casa de receitas regionais mas nunca provei. Quando fizer manda a receitinha, tá?
Beijocas!