quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pudim de Leite com Coco e Especiarias

Hoje foi um almoço especial. Além de ter sido super agradável estar com bons amigos, foi a oportunidade de provar o famoso e aclamado: Kobe Beef. É claro que foi tudo idéia do Amor, né?! Ultimamente não ando a maior fã de carne...mas...pelo Amor, tudo!
Conhecido também como o gado Wagyu japonês, esse tipo de gado dá origem ao melhor e mais caro bife do mundo, o Kobe Beef. Ele fica confinado desde que nasce e é abatido com cerca de um ano e meio. Mas esses 18 meses são de alta mordomia.
Os bezerros são submetidos a um regime de engorda bem zen, que inclui uma dieta de cerveja e música clássica que é pra boi dormir, literalmente. Até massagem os bezerrinhos recebem, acredita? Bom, o resultado é uma carne tenra, saborosa e que possui o tipo de gordura que faz bem a saúde. Mas isso tudo tem um preço...o kg da carne pode chegar até R$ 800,00! Sim, um roubo, não é?
Mas não pense que eu paguei esse preço. Como o que é bom sempre é copiado...o Brasil tem a sua versão do Kobe Beef. E foi essa que eu provei...com o custo 7 vezes menor. Comparação? Não dá para fazer por que ainda não provei o Japonês...mas posso te dizer que é uma carne diferente de todos as que você já provou! Tão macia que praticamente derrete na boca. Portanto, se tiverem oportunidade provem e deliciem-se!
Bom, voltando para casa eu fiquei pensando no que fazer, tinha que ser uma sobremesa, né? Já que o prato principal tinha tomado a cena, queria algo simples e ao mesmo tempo diferente...a idéia era fazer uma sobremesa com sabor delicado, mas ao mesmo tempo marcante. Tinha uma boa idéia de onde começar...cardamomo! As sementes de cardamomo estavam por aqui há um tempo e era um excelente oportunidade de testá-las em uma receita. Então para completar, um toque de tudo aquilo que eu achava que ia combinar...intuição...mas que no fim deu certo! Claro que você pode variar a intensidade das especiarias, do sabor mais delicado ao mais intenso, fica a seu critério...
Mas como sempre, o que importa no final é ter o Amor satisfeito...e mais uma vez Missão Cumprida!



Tempo de Preparo: 15 Minutos (+35 Minutos de forno)
Rendimento: 8 potinhos de 80ml cada um

Ingredientes

3 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata e meia de leite
Sementes de cardamomo (Eu usei 4)
1 Pau de canela
Raspas de noz moscada
2 colheres (sopa) de coco ralado
3/4 xicara de açúcar (Para a Calda)

Modo de Preparo

1. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo até que ele derreta e forme um caramelo claro. Coloque uma porção desse caramelo em cada potinho ou então na forma que for usar. Reserve.

2. Pré aqueça o forno a 170 graus. Leve o leite ao fogo junto com as sementes de cardamomo, a canela e a noz moscada ralada. Quando começar a levantar fervura, retire do fogo e tampe a panela até que esfrie.
Após o leite ter esfriado, coe as sementes e a canela e as descarte.

3. Bata no liquidificador os ovos por 1 minuto. Acrescente o leite (que deve estar frio) e o leite condensado. Bata bem (aproximadamente 3 a 4 minutos). Acrescente o coco ralado e bata mais uma vez, nesta por aproximadamente 1 minuto. Divida a mistura nas forminhas que estavam preparada ou na forma que desejar. Disponha em uma assadeira maior e funda. Coloque água quente na assadeira (banho-maria) até mais ou menos metade da forma. Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos, ou até que quando espete o palito o mesmo saia limpo.
Retire do forno e deixe esfriar, desenforme e leve a geladeira por alguns instantes. Sirva gelado.



8 comentários :

  1. Stefânia,

    Que maravilha de pudins, você tem mesmo mãos de fada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Caca!

    Obrigada Querida! Os pudins são tudo de bom mesmo...e como você viu...super fáceis de fazer!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais graciosa Stef!
    E me diz, fica fácil de desenformar depois de frios? Ou vc deu uma esquentadinha na "bunda" deles?
    No dia das mães vai ter sobremesa sua lá em casa, me aguarde :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri!

    Então, não precisou esquentar a forminha não. Eu só passei uma faquinha na lateral por conta do coco que poderia grudar. Mas saiu bem facinho...

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  5. stefânia, tua receita de pudim é quase igual a minha (menos o cardamomo, que nunca vi aqui pro recife), mas estava aqui pensando, dá pra aumentar o coco ou vc acha que vai pesar na massa? queria que ficasse bem marcado mesmo o sabor, com os floquinhos dando textura ao pudim. espero por tua opinião pra colocar em prática! bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Karla!

    Então, na verdade o coco não se mistura na massa, ele fica todo no fundinho do pudim. Eu adoro, dá uma textura excelente.
    Acho que se quiser que fique com gosto de coco, dá para colocar um pouco de leite de coco. O que acha?
    Quanto ao cardamomo, ele é meio difícil de encontrar mesmo. Mas você pode usar as especiarias que preferir (cravo, por exemplo combina super bem com a noz moscada e canela).
    Eu já fiz esse pudim sem as especiarias só colocando o coco, ficou uma delícia!

    Espero ter ajudado!

    Beijocas!

    Ah, gostei dos looks!

    ResponderExcluir
  7. eita, conferindo agora é que percebi que um comentário que coloquei aqui tb n entrou. era pra dizer que fiz o pudim com o toque de coco, ficou excelente, meu pai ia provando e provando pra tentar descobrir o que tinha de diferente do pudim de sempre! rsss

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Nossa Karla, parece que não é a primeira vez que isso acontece, né? Vou verificar.
    E esse pudim então fez sucesso?! Que coisa boa! É tão bom surpreender alguém com nossos pratinhos, não é?!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...