Almoço rápido. Esse é o termo correto para o nosso almoço de domingo, visto o tempo que tinha para cozinhar e também os compromissos para o período da tarde. O motivo? Acordamos por volta do meio dia. O motivo? Vizinhos que fizeram festa até 03:00h da manhã e o som atrapalhou a dormir...enfim...viver em sociedade é assim, não?
Não queria que fosse outro dia para comer fora, então decidi preparar um almoço rápido e bem gostoso para nós dois. Na despensa, havia um belo pacote de parpadelle trazido da Itália. Hummm, seria uma idéia chegando... Vou olhar com mais calma...o que será que pode melhorar? Hummm, um potinho de cogumelos secos, seria mais um sinal? Simmmm, lâmpada sobre a cabeça! Uma idéia surgiu! Parpadelle ao molho de cogumelos secos! O Amor adoraria...e eu também!
Bom, vamos lá, não demoraria mais que 40 minutos...talvez 50...na verdade foi quase 1 hora. Mas vale!
Enquanto isso, vou preparar uma sobremesa e aproveitar o tempo de descanso dos cogumelos...mas que sobremesa? Let's look inside the refrigerator....cerejas...creme de leite...ovos....hummm, que mistura pode sair? Clafoutis! E o tempo seria o certo para terminar a massa...
Enfim, tudo pronto! Uma mistura italiana e francesa, no que mais poderia dar? Um excelente almoço de domingo!
Tempo de preparo: 1 Hora
Rendimento: 2 Porções
Ingredientes
250g de parpadelle (Grano duro)
25g (1 xícara e 1/4) de cogumelos secos - eu usei funghi, shitake e shimeji
150ml de vinho branco
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 de uma cebola picada finamente (ou ralada)
1 colher (sopa) de amêndoas picadinhas
250ml de creme de leite fresco
1/2 colher (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo parmesão ralado na hora para servir.
Modo de preparo
1. Ferva o vinho branco. Coloque os cogumelos secos no vinho e deixe descansar por 30 minutos. Após os 30 minutos, escorra bem os cogumelos (esprema para sair o vinho) e reserve o vinho onde eles estavam descansando, pique muito bem os cogumelos. Em uma panela, refogue a cebola na manteiga até que fique translúcidas. Acrescente os cogumelos e as amêndoas e refogue por mais alguns instantes. Acrescente o vinho (aquele que estava reservado), abaixe o fogo e deixe reduzir um pouco. Acrescente o creme de leite e o suco de limão e misture bem. Desligue o fogo e prepare a massa.
2. Em uma panela grande, coloque 3 litros de água e um pouco de sal, leve ao fogo até levantar fervura. Tão logo comece a ferver, acrescente a massa e deixe cozinhar até ficar al dente (leia as instruções do fabricante - no meu caso foram 7 minutos). Enquanto a massa cozinha esquente o molho novamente. Escorra a massa e junte ao molho.
Sirva imediatamente salpicado com queijo parmesão ralado.
Receita adaptada daqui.
Que coisa boa amiga,adorei,jinhoss
ResponderExcluirOi Belinha!
ResponderExcluirÉ boa e gostosa!
Beijos e boa semana!