quarta-feira, 12 de maio de 2010

Spaghetti ao Pesto Genovês

Hoje eu me dei conta de como sinto falta do ballet. Isso aconteceu revendo umas fotos antigas e de como eu era mais magrinha...muito mais magrinha, uns 3kg pelo menos....rsrsrs. Bateu uma saudade tão grande e uma vontade de voltar a dançar que eu realmente estou pensando no assunto...apesar de não estar na forma adequada...nunca é tarde para recomeçar, não acham?
Eu bem que tento me dedicar a outros esportes, mas não sei o que é...a dança está na alma, é uma paixão, assim como a gastronomia! Quando estou dançando parece que o mundo para...uma alegria imensa chega e não dá vontade de parar logo. Fora o sentimento de superação também, cada dia aprender um passo novo...aprimorar o que já aprendi...enfim, progredir! Deve ser uma sensação parecida com a que o Amor sente andando de bike...tá que na bike tem ventinho no rosto e sensação de adrenalina...principalmente quando está a 60km/h junto aos carros....mas o ballet realmente faz falta!
Com toda essa sensação saudosista, eu resolvi vir almoçar em casa para fazer esse prato. Era uma comida (massas em geral) frequente quando eu dançava. O spaghetti ao pesto sempre foi um dos meus favoritos e é um prato rápido de fazer, ou seja, quando estava com pressa para ir a aula...era uma excelente opção...enquanto a massa cozinhava, fazia o molho, E em 15 minutos tinha um prato delicioso pronto e nutritivo! Perfeito!
Como o Amor tinha almoço de trabalho, eu comi sozinha...mas posso garantir que o controle de qualidade continua o mesmo e a receita é bem aquilo que eu me lembrava, extremamente saborosa!

A receita do pesto não tem muita medida certa não...o seu paladar vai dizer quando está bom, então a melhor dica é sempre ir provando enquanto está preparando...aí não vai ter erro. Os créditos são do Jamie Oliver e posso dizer que para mim, foi a melhor que já provei até hoje!

Não sei vocês, mas comida além de ser cultura, para mim sempre tem a ver com um pedaço da minha estória..



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 4 Porções (Eu fiz meia receita, mas estou postando para 4 porções)

Ingredientes

400g de spaghetti (eu usei grano duro)
1 punhado de pinólis (Se não tiver use amêndoas ou castanhas. Não use nozes por que fica rançoso...pelo menos no meu paladar)

1/2 dente de alho descascado e picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
3 bons punhados de folhas de manjericão frescos picadas
1 bom punhado de queijo parmesão ralado
Azeite de oliva extra virgem (De boa qualidade)

Modo de preparo

1. Leve uma panela grande com 4 litros de água ao fogo e quando começar a levantar fervura, coloque sal a gosto e a massa. Deixe cozinhar de acordo com as especificações do fabricante (para a massa que eu usei, foram 8 minutos).

2. Enquanto a massa cozinha, prepare o pesto. Coloque os pinólis em uma assadeira e leve-os ao forno por mais ou menos 1 minuto – não mais que isso -, apenas para aquecê-los uniformemente, sem dourar. Isso acentuará o seu sabor. Soque o alho em um pilão (almofariz) com 1 pitadinha de sal e as folhas de manjericão, ou então passe tudo por um processador (Eu fiz no pilão por que não tenho processador, mas também fiz assim por que a cor fica mais vibrante, mais bonita). Você pode acrescentar um pouco mais de alho se quiser, mas para mim esse meio dente foi suficiente.

3. Depois que essa mistura virar um purê, coloque-a em uma tigela. Em seguida, esmague muito bem os pinólis e junte-os a mistura de manjericão. Adicione metade do queijo parmesão, mexa lentamente e regue com um pouco de azeite – use apenas o suficiente para dar liga e obter uma consistência cremosa. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino e, a seguir, junte a maior parte do queijo restante. Despeje mais um pouco de azeite e prove novamente. Continue acrescentando queijo ou óleo até ficar satisfeito com a consistência e com o sabor. Reserve.

4. Quando a massa estiver cozida, coloque-a em uma tigela e acrescente o pesto. Prove o sal. Sirva imediatamente. Você pode decorar com folhas de majericão e lâminas de amêndoas ou pinólis inteiros (eu usei amêndoas por que os pinólis foram todos usados no pesto).

Esse molho também pode ser usado em uma salada caprese ou com outra massa de sua preferência...as vezes eu coloco no gnocchi...embora não seja muito tradicional, eu adoro!


14 comentários :

  1. Oi Stefania, eu tbm substituo pinolis por castanha (nao gosto de nozes no pesto). Uma receitinha bem classica e bem gostosa!
    Quanto a sua história, é como vc disse progredir...aproveita a bike..(eu adora andar de bike..mas um problema no joelho já me cortou isso...to firme na natação agora..hehe...-recomeçar né..rs). bjs Fe.;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Estefânia!!realmente nunca é tarde para recomeçar!o importante é o bem estar e ter qualidade de vida... Eu admiro quem tem essa consciência corporal para dança, pq sou muito ruim, meu noivo pior...rsrsrs eu estou pensando seriamente em fazer umas aulas de dança antes do casamento...rsrsrs
    ah adoro esse molho pesto!!!

    ResponderExcluir
  3. Massa ao Pesto é sempre perfeita: combina praticidade com sabor e um toque refinado. É uma bela predida mesmo, e eu adoro!
    O seu tá dando agua na boca

    bjim:D

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe!

    Pois é, eu até comprei uma bike (Um investimento alto, até) e as vezes ando sim, não com a frequência que deveria...
    Mas e você, natação é muito bom também! E como tá o joelho agora?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Cíntia!

    Não deixe para ontem, faz aula mesmo! Vai ser lindo no casório os dois dançando! E uma ótima desculpa para curtir uma noite inteira...

    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Oi Richie!

    Obrigada! A massa ao pesto é realmente uma das minhas preferidas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Stef!
    Já tinha suspirado pelo pesto só com a receitinha, agora vendo aqui.... que delícia!!!!!
    E claro que nunca é tarde pra recomeçar... Fazer uma atividade prazerosa só trás coisas boas :)
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  8. Stefania, eu de novo, hehe. Eu tb fiz varios anos de ballet qdo era mais novinha e mais magrela. Continuo adorando danca, tem algo magico em deixar seu corpo fluir embalado por algum som envolvente. Mas agora, do alge dos meus trintinha, tenho curtido muito fazer yoga.
    ADORO pesto, com pasta, com salada, com vegetais assados, e quando sobra, ate mesmo com uma torradinha.
    Beijao e bom findisemana.
    Carol

    ResponderExcluir
  9. Oi Pri!

    Você chegou a testar a receita?
    Hoje fui ao médico e ele brigou comigo...disse que já deveria estar fazendo exercício frequente desde sempre...agora não tem jeito mesmo...tenho que entrar nos eixos!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol!

    Que legal, uma colega de ballet! Quanto ao Yoga, você faz cedinho? Eu tenho problema para acordar cedo...mas várias pessoas já recomendaram por conta da minha enxaqueca.
    Quanto ao pesto, eu também coloco na sopa...e no risotto. Faço um risotto simples (branco) e quando for servir, faço um buraco no meio e coloco uma colher de pesto lá...fica tudo de bom!

    Beijos e bom fim de semana para você também!

    ResponderExcluir
  11. Na verdade meu joelho está "bom"..só não faço movimentos que forcem...bike (força mto) e mesmo na nataçao nao faço pernada de peito..mas levo bem...hehe..caminhadas sao bem aceitas pelo joelhinho tbm...rs..obrigada por perguntar..bjs

    ResponderExcluir
  12. Stefania a sua receita é prática. Gostei do jeito que você edita o modo de fazer. Ficou uma delícia!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lúcia!

    Obrigada Querida, que bom que gostou da receita! E realmente fica uma delícia!

    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  14. Oi Stefânia,
    Fiz um pesto aqui esses dias, com base na sua receita. A única castanha que tinha era noz, então contrariei a sua dica. Fiz um macerado bem rústico com basílico, alho, azeite, sal, pimenta e nozes. As nozes eu não amassei muito. E o resultado ficou ótimo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...