Para fechar com chave de ouro, o último prato do almoço de hoje. Risotto de Morangos e Camarões. Inusitado e saboroso! Uma explosão de sabores!
Harmonizado com um belo Bordeaux foi confirmado como um dos melhores risottos que já provamos e mais que aprovado pelo controle de qualidade do Amor.
Para mim, não podia ser melhor: rápido, fácil e muito, mas muito delicioso!
Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 2 Porções
Ingredientes
1 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
200g de Camarões
1 xícara de morangos picados
2 1/2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
1/2 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de legumes
1 colher (sopa) de parmegiano reggiano ralado (ou parmesão)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
1. Limpe e seque bem os camarões. Em uma panela, aqueça a 1/2 colher (sopa) de manteiga e adicione os camarões, tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe por 3 minutos e reserve.
2. Em outra panela, aqueça o caldo de legumes e deixe o mesmo em fogo baixo.
3. Agora prepare o risoto. Aqueça em fogo médio 1 colher (sopa) de manteiga e acrescente a cebola. Deixe refogar até que a mesma fique translúcida. Adicione o arroz e deixe refogar por alguns instantes. Aumente para fogo alto e despeje o vinho branco e mexa até que o mesmo evapore e seque 2/3 do líquido na panela. Vá adicione o caldo de legumes, concha a concha mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta - tome cuidado na hora de temperar pois o camarão já foi temperado e o caldo normalmente também é. Já provando o risotto, quando achar que está quase no ponto (faltando mais uma concha de caldo para finalizar) adicione os morangos e continue mexendo. Acrescente a última concha e os camarões (se desejar, reserve alguns para a decoração). Mexa até o arroz ficar al .dente. apague o fogo e acrescente a colher restante de manteiga e o queijo ralado. Tampe a panela e deixe descansar por 2 minutos. Decore com os camarões reserdos, morangos e um ramo de tomilho. Sirva imediatamente
Bom dia Stêfania, como disse anteriormente, o teu blog é realmente inspirador. Me deixa muito feliz quando me deparo com deliciosas receitas e QUE APRESENTAÇÃO!!!! Eu tenho tentado reproduzir as tuas receitas, o gosto é sensacional, a minha apresentação nem tanto... Fiz para umas amigas o cordeiro, realmente, espetacular. Passei para todas o blog. Obrigada, abraços.
ResponderExcluirOi Fabi!
ResponderExcluirNossa, adorei tudo! Que querida você é!
Mas me conta do cordeiro, foi tranquilo de fazer? Da proxíma vez tira foto e me manda...
Quanto a apresentação, dá uma olhadinha nas minhas primiras fotos...com o tempo vamos melhorando...rsrsrs! E tenho certeza que suas receitas devem ficar especias!
Obrigada pelo carinho e pelas indicações!
Um beijo e bom domingo!
Oi, Stefania!! Se eu contar que nunca comi risotto você acredita? rs
ResponderExcluirNa verdade não gosto muito de arroz, é difícil eu comer, em compensação feijão... Nossa, sou apaixonada. Como todos os dias, puro.
Mas eu tenho vontade de provar risotto, sim. Esse seu ficou lindão! Uma combinação muito inusitada!
Fiquei super feliz que você gostou da carne que postei! Ficou muito gostosa e é bem simplesinha.
Menina, aquela faca promete, viu?! Parece que é mesmo muito boa! Já o preço... Bom, uma faca boa não é barato, né?! Mas você compra e esquece, dura muito tempo, vale o investimento. Os preços que vi ficam em torno de 200 reais.
Um beijão. Boa semana pra vocês!
Nossa Talita! Nunca provou risotto?!
ResponderExcluirSabe que o Amor também não é fã de arroz....mas risotto ele gosta! Acho que você deveria tentar, pelo menos para começar...
Pois é, quanto a sua carne, quando eu vi lembrei na hora da minha mãe, da minha infância! Melhor comida é essa que nos traz boas recordações!
Olha, a faca. Cara sim, concordo com você. Mas sabe o que eu acho...é investimento, né? Uma boa faca vale por 10.
Beijos e boa semana para você também!
Oi Stef!
ResponderExcluirQta comida linda e deliciosa! Uma fofura as mini morangas... e salada super leve e o risoto.... hum sou apaixonada por eles, mais um pra minha to do list!
E me diga, acertou em cheio o presente da mãe??
Te mandei um email!!
Beijos.
Nossa, que combinação original!
ResponderExcluirO problema é que eu teria que servir aqui em casa sem mencionar os ingredientes!
:o)
bjs
Oi Pri!
ResponderExcluirQue bom que gostou...e se você gosta de risotto com certeza vai aprovar esse, é tudo de bom!
Ahhhh, o presente...felizmente acertei o da Mãe e o da Sogra, melhor impossível, né? E você, como foi o dia das mães?
Adorei a foto do Tiramissú!
Beijos!
Oi Ju!
ResponderExcluirÉ original mesmo, sabe que penso que um risotto citrico (laranja e limão) com camarões seria muito bom também.
Mas me diz uma coisa, o que o pessoal não gosta? Dos camarões ou do morango?
Beiojs e boa semana!
Oi Estefânia, que combinação inusitada!! eu fiquei com vontade...Sempre vejo vc usando tomilho nas receitas, e no sábado fui a um mercado municipal em Londrina comprar vasinhos de ervas, fiquei de pegar o tomilho na volta, e não é que haviam acabado quando retornei na banquinha que vendia....vai ficar para próxima....rsrsrs
ResponderExcluirNossa Cíntia, eu adoro cozinhar com tomilho! É tão aromático e combina com quase tudo!
ResponderExcluirEmbora eu more em apartamento, eu também tenho uma mini horta e realmente recomendo, ervinha fresca na hora é tudo de bom!
Mas me diz uma coisa, quais que você comprou?
Beijos e boa sorte da proxíma vez!
Então, eu já tenho alecrim e manjericão no quintal de casa, quando chegamos lá, encontrei uma plantinha que não via desde a infância , chama-se poejo, minha mãe fazia chá para tosse/gripes e tudo mais...rsrs acabamos levando p/ minha mãe e minha sogra, e também cibouletes bem fininhas...eu queria levar mais coisas, mas sabe como é, fui só comprar o tomilho, mas quando vi eu e meu noivo já estavamos cheios de sacolas com pimentas, croutons,pistache,flores, verduras para salada de domingo... e nada de tomilho...rsrsrs
ResponderExcluirAhhh, adoro o cheiro do alecrim fresco! É tão revigorante, não acha?
ResponderExcluirAs cibouletes são ótimas para decorar pratos, são super delicadas...ainda quero plantar.
E quanto ao tomilho, tenta comprar mesmo, você vai adorar!