segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pamonha

Ahhh que saudade da minha infância!

Não sei vocês, mas uma forma de relembrar um pouco das histórias de família para mim é cozinhar aquilo que era típico em nossas refeições. Esse é o caso da pamonha, um quitute muito apreciado na minha família.

Era comum nos fins de semana minha mãe comprar um saco de milho (com umas 100 ou 150 espigas!) e juntar a família toda para preparar pamonha. Cada um tinha sua função. Minha mãe separava as palhas da espiga, temperava e montava as pamonhas. Os filhos ficavam responsáveis por limpar as espigas, tirar os cabelos do milho e etc. Meu pai ficava com a pior parte, ele era o responsável por ralar todas as espigas...

Bom, sei que após algumas horas de trabalho e muita conversa, saiam pamonhas quentinhas e que derretiam na boca...a melhor pamonha que poderia comer...a pamonha feita pela minha mãe. Era normal também a minha mãe distribuir entre alguns vizinhos, até por que era muita pamonha, né? Bons tempos...

Foi pensando nisso que resolvi fazer em casa e também pelo fato que eu ia a uma festa julina e esse seria o prato que levaria, mas eu resolvi testar antes a receita para nada dar errado na hora "H". E foi fazendo pamonha que passei toda a tarde de um domingo....muito trabalho? Sim! Mas totalmente recompensado pelos elogios do Amor e pelas lembranças que voltaram.

A festinha não rolou, infelizmente! Mas a vontade de repetir a dose ficou...



Tempo de Preparo: 1 hora
Tempo de Cozimento: 40 a 50 minutos
Rendimento: 11 Pamonhas médias

Ingredientes

10 espigas de milho grandes
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/2 xícara de leite
1/4 xícara de creme de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
200g de queijo minas fresco cortado em tiras

Modo de preparo

1. Retire a palha das espigas e separe as melhores e mais limpas. A média é usar 4 palhas para cada pamonha, mas devem ser palhas inteiras e sem falhas. Reserve as palhas.

2. Limpe as espigas, retirando todos os cabelos do milho e o topo da espiga, onde não há grãos. Rale todas as espigas na parte mais fina do ralador dentro de uma tigela grande. Essa parte é a que dá mais trabalho, mas não desanime...são apenas 10 espigas...lembre-se que o meu pai ralava 100! (rs).

3. Na mesma tigela, tempere a massa. Misture todos os ingredientes, com exceção do queijo. Prove o sal e se necessário acrescente mais um pouco de leite ou creme de leite. A massa deve ficar líquida, mas não muito rala...é parecida com a consistência de um bolo.

4. Antes de montar as pamonhas, coloque água em uma panela grande e funda e leve ao fogo até ferver.

5. Enquanto a água ferve, monte as pamonhas. Faça uma espécie de copinho com uma palha (use sempre as mais firmes para essa primeira etapa), dobrando uma palha na horizontal e depois na vertical. Disponha uma porção da massa e coloque a fatia de queijo no centro. Para fechar, pegue outra palha e cubra na posição invertida da pamonha, ou seja, vai fazer o mesmo processo só que para cima. Coloque mais uma palha embaixo e outra em cima (fazendo o mesmo procedimento de vestir a pamonha). Amarre-a com uma liga ou com barbante.



Coloque na água fervente e cubra com as palhas restantes. Cozinhe por aproximadamente 40 a 50 minutos. Sirva quente.

Obs.: Para fazer a pamonha de doce, substitua a manteiga por manteiga sem sal. E ao invés de sal e pimenta, use ¾ xícara de açúcar com 1 pitada de sal.

18 comentários :

  1. Ahhh!! eu adoro pamonha mas tenho uma preguiça de fazer que só vendo! o problema são os saquinhos de palha, os meus não ficam bonitinhos, mas depois desse incentivo vou tentar, depois te conto!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  2. Oi Maura!

    Ah, para quem fez Pato no Tucupi, tenho certeza que preguiça não é o seu problema, viu?
    A pamonha é realmente uma delícia, você vai adorar!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida! também adoro pamonha... até mais que canjica ou o próprio milho cozido.

    Aguardo você lá no nosso passatempo alquimia de ingredientes, ok?


    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef!
    Como tenho inveja dessa sua disposição!!! Chego da academia morta e sem ânimo pra cozinhar, fico boba de ver quanta coisa "trabalhosa" vc faz!
    Essa pamonha ta linda e o bolo, super diferente!!!
    E a dieta, firme?
    Espero q dê certo a viagem, já to até pensando onde podemos bater perna :)
    Beijocas, boa semana!
    Pri.

    ResponderExcluir
  5. Adoro pamonha...mas nunca fiz...vou tentar seguir a sua receita...muito obrigada :-)

    ResponderExcluir
  6. Oi Ste,
    até tempos atrás eu não gostava de pamonha. Daí me falaram que se eu gosto de pamonha é pq nunca comi uma boa pamonha....hehehe...e não é que verdade! Eu comi uma pamonha bem gostosa e a sensação foi quase a mesma que a sua com relação a comer lentilhas..hehehe..qto tempo perdido..rs. Eu sabia que dava trabalho...mas nem sabia como fazer....Como suas receitas são "sucesso garantido" eu vou me arriscar a fazer qqer dia desses..rs
    Uma ótima semana pra vc! Bjao Fe

    ResponderExcluir
  7. Que legal, Stefânia!! Olha, quase fiquei com vontade! É que não gosto de pamonha (não conheço mais ninguém que não goste, mas deve ter, rs).
    Ficou linda! Amei as fotos!

    Fiquei muito feliz que vocês gostaram do vídeo! Dá uma insegurança quanto à reação do público... rs Ainda mais porque não tenho prática nenhuma e minha voz e sotaque não ajudam, né?! rs Espero melhorar em breve. rs

    Um beijão pra você e "un saludo" ao Ale.

    ResponderExcluir
  8. Stefânia, ficou lindo o post! As fotos ficaram ótimas! E ainda por cima explicativas para a gente tentar em casa :)
    Adorei o texto...Parecido acontecia no sítio da minha vó, mas ela que chefiava a thurma e minha mami ficava com a pior parte,rs, porque ela era bem ligeirinha na hora de ralar! Delícia voltar no tempo e compartilhar de boas lembranças! Brigadinha!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Olá Stefânia!
    Finalmente achei seu blog.
    Fiquei muito feliz quando você passou a me seguir no Twitter e agora consegui encontrar seu blog. Lindo lindo lindo! Vou escolher uma receita para testar,logo logo.
    Beijos
    Nana Honorato
    www.peripeciasculinarias.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Querida!

    Já passei lá no Eu Mulher e minha cabeça já está a mil pensando no que fazer...acho que vou pedir ajuda da mamãe...rsrs

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  11. Nossa Pri, se eu não cozinhar acho que enlouqueço...virou terapia mesmo!
    A dieta tá firme...essa receita eu fiz há alguns dias e é quase milho puro, né? Não é tãooooo engordativa...e a sua? como está indo?

    Quanto a viagem, eu devo ir amanhã no aeroporto resolver isso...achei que conseguiria pela net, mas não teve jeito, só na loja da TAM mesmo. Te dou notícias...

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!

    Que bom que gostou da receita...parece complicada, mas não é não. Na verdade acho que o que dá mais trabalho mesmo é ralar o milho...mas podemos encarar como um exercícios para acabar com aquele "efeito tchauzinho", né? rsrsrs

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  13. Ai Fe! Você é super, hiper, ultra fofa, viu? Adorei a expressão "receitas com sucesso garantido". Que bom que você testa e gosta.

    Agora concordo plenamente, uma pamonha bem feitinha conquista qualquer um, é muito bom!

    Quando fizer me chama para comer, tá? rsrsrs Brincadeirinha...

    Beijo grande Querida!

    ResponderExcluir
  14. Ai Ta, que bom que gostou das fotos, eu não estava achando nada boas...por isso que demorei para fazer o post...
    Quanto a pamonha, se desse eu mandava uma para você...é bom demais menina, difícil não gostar!

    Olha e sobre o vídeo, ficou muito bom mesmo! A sua voz é muito fofa, e o jeito que você explicou a receita ficou excelente! Se depender de mim e do Ale, votamos para ter um programa...aí você me convida para cozinhar um dia, tá? rsrsrs

    Beijo bem grande!

    ResponderExcluir
  15. Oi Déia!

    Que bom que gostou! Trazer boas lembranças com comida é tiro certo, não é?
    Olha, a sua Mami deve ter braços fortes, pq eu ralei apenas 10 espigas e acho que foi uma malhação...até fiquei com os bracinhos doendo...mas depois de comer a pamonha é claro que passou, né?

    Fiquei feliz em poder compartilhar e saber um pouquinho mais de você!

    Beijo grande e muito obrigada pelos seus comentários sempre carinhosos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Nora!

    Que bom que encontrou e gostou do blog! Eu também já andei passeando lá pelo "Peripécias Culinárias" e já estou com uma receita anotada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Estefânia, mudei esse fim de semana na minha nova casa, já estreei com sua receita de waffle no domingo de manhã para eu e meu noivo(foi a que ficou melhor, das que testei até agora) e a noite fiz a sopa de mandioquinha,( que ele apreciou muito também...) hoje passei para "pegar " a sua receita de quibe para mais tarde... Fico super feliz de poder testar minhas receitas preferidas...bjinhos.... Cintia

    ResponderExcluir
  18. Ai Cíntia, que delícia! Casa nova é vida nova!
    Tá chegando a hora do casório, hein? Nossa, quanta ansiedade!

    Que bom saber que gostou da receita de waffle, eu também acho que foi a melhor que já testei até agora...nada que impeça de ir atrás de outras, não é?
    A sopa de mandioquinha também é tudo de bom...principalmente para os dias frios, delícia!
    Ahhh, e o Kibe...eu acho que você vai adorar...só toma cuidado para não deixar ele muito tempo no forno e ficar seco.

    E por último, gostaria de agradecer seu comentários e também o fato de você sempre estar testando as receitinhas. Isso me deixa super feliz!

    Beijo grande e boa sorte na nova casa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...