quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sanduíche Vegetariano com Molho de Laranja



Enquete: Estar de dieta é um sacrifício?

Com a visita do Amor a Nutricionista, nós resolvemos que havia chegado a hora de perder alguns quilinhos (Eu pelo menos uns 2 ou 3 e ele uns 10). Mas como eu falei anteriormente, não iria significar refeições sem graça ou refeições pouco atrativas, muito pelo contrário. Quando não estamos comendo aquilo que mais gostamos, o jeito é caprichar bastante para que o prazer de comer continue.
E foi isso que tentei fazer ontem para a nossa refeição noturna. A idéia era fazer algo leve e que não levasse muito tempo. Acertei em cheio! Esse sanduíche foi a escolha. Tem vários nutrientes necessários para o nosso dia-a-dia, sem gordura, com fibras e de quebra ficou super bonito e o mais importante, ficou uma delícia! O molho de laranja deu um toque super especial, as nozes deram textura, a cenoura frescor e o queijo cottage, a cremosidade necessária para um belo sanduíche. O Amor comeu o dele e me ajudou a comer o meu. Ou seja, controle de qualidade com nota 10 para o lanchinho.

E respondendo a pergunta acima...claro que não é nenhum sacrifício! Estou adorando descobrir esses pratos leves e saborosos! E quem disse que estar de dieta significa comer mal? Bom, essa pessoa não está fazendo os pratos corretos, por que aqui em casa a época de dieta está sendo uma delícia!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 1 Sanduíche (Eu dobrei a receita e fiz 2)

Ingredientes para o molho

1/4 de xícara de suco de laranja natural
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
Sal e pimenta do reino a gosto

Ingredientes para o sanduíche

3 fatias de pão de forma integral
1/2 xícara de cenoura ralada no ralo grosso
1/4 xícara de nozes picadas grosseiramente
1/2 colher (sopa) de gergelim torrado (opcional - eu não usei)
5 folhas de manjericão
1/4 xícara de cogumelo paris fresco cortado em finas fatias
1 ovo cozido picado
1/3 xícara de queijo cottage
1/2 xícara de folhas de rúcula ou agrião

Modo de Preparo
1. Cozinhe os ovos. Em uma panela com água fervente, coloque os ovos de deixe cozinhar por aproximadamente 11 minutos, ou até que a gema esteja dura. Retire da panela e deixe esfriar. Descasque os ovos e pique-os em fatias. Tempere com sal e pimenta.

2. Enquanto os ovos cozinha prepare os demais ingredientes. Pique os cogumelos frescos em fatias finas, pique as nozes e caso for usar, toste o gergelim. Reserve.

3. Prepare o molho. Em uma tigela, misture o suco de laranja, o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Com a ajuda de um fouet, misture bem até que todos os ingredientes incorporem.

4. Para a montagem, sobre uma fatia de pão, disponha em camadas a cenoura ralada, as nozes, o gergelim e as folhas de manjericão. Regue com metade do molho e cubra com outra fatia de pão. Por cima, arrume o cogumelo, o ovo, o queijo cottage e a rúcula (ou agrião). Regue com o restante do molho, cubra com a terceira fatia do pão e sirva.



Receita adaptada da revista Claudia Comida e Bebida

4 comentários :

  1. Que sanduíche lindooooooo... Nossa amo sanduíches naturais, amei esse seu, vou anotar a receita aqui, para dar uma variada né! Rsrsrsr... Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula!

    Que bom que gostou! É difícl encontrar quem gosta de sanduíches naturais.
    Esse realmente vale a pena. Além de nutritivo é muito gostoso também!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Stef!
    Que delícia de sanduíche e caneloni!
    Aqui tb estou no cardápio de dieta! Essa semana teve penne primavera e berinjela parmeggiana!
    Comer saudável sem passar fome e com comida gostosa né?
    Bom fds, estou congelando aqui!!!
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri!

    Acho que o cardápio de dieta tá geral, né? Ainda bem que conseguimos encontrar idéias boas para não passar com vontade nesse período.

    Beijos e bom fim de semana! Ah, e agasalhe-se!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...