sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pão de Azeite com Azeitona e Alecrim

Gente...amanhã é o jantar, tô na correria...na verdade ainda nem decidi completamente o cardápio, mas tenho uma leve tendência a fazer um jantar italiano, será que é uma boa idéia? Me ajudem mandando opniões, ok?

Bom, enquanto isso a cozinha também não pode parar não é mesmo? E resolvi fazer alguma coisa para agradar a mim mesmo....não querendo ser egoísta....mas como o Amor não gosta de azeitonas, esse pãozinho foi feito só para mim. Mas como eu não tenho coragem de fazer alguma comidinha para mim sem agradá-lo também, eu separei metade da massa e fiz um pão recheado com outros sabores que agradariam o paladar dele.
Usei a mesma receita do pão de chorizo e sálvia e só adptei o recheio para azeitona e o alecrim como recheio...

Então deixo a sugestão de um pão de massa delicada e recheio marcante, uma ótima opção para torradas ou até uma bruschetta...

...eu fico por aqui, debruçada nos meus livros e decidindo o jantar...

Um bom fim de semana para todos!


Tempo de Preparo: 20 Minutos
Tempo de Descanso: Aproximadamente 2 horas e 40 Minutos
REndimento: 2 Pães grandes

Ingredientes

15g fermento ativo fresco (ou 5g do seco instantâneo)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
1 xícara de água morna
3 e 1/4 xicara de farinha de trigo (de preferência para pães)
1 e 1/2 colher (chá) de sal
1/3 xícara de azeitonas pretas picadas
Alecrim a gosto

Modo de prepao

1.Coloque o fermento numa tigela grande com o azeite, o açúcar e a água e misture. Deixe descansar por 10-15 minutos, até que espume (se não espumar nada, comece de novo com um fermento mais fresco).

2. Após o período do primeiro descanso, junte a farinha e o sal e misture com as mãos até formar uma massa. Sove numa bancada por 10 minutos ou até firme, suave e elástica. Essa parte é muito importante, sove bem para que o pão fique mais macio quando assado.

3. Faça uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela. Se o dia estiver muito quente e seco (como aqui em Brasília) cubra a massa com um pano de prato úmido. Deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora e 40 minutos, ou até que a massa tenha o dobro de tamanho e quando pressionar ligeiramente o dedo, o mesmo deve deixar uma marca na massa.

4. Após o segundo período de descanso, retire o ar da massa e divida em duas partes. Abra um pouco com o rolo formando 2 retângulos com cada pedaço da massa, distribua a azeitona e o alecrim entre os pedaços de massa e amasse novamente. A massa ficará bem úmida, mas não se preocupe, continue amassando e ela voltará ao normal. Se necessário acrescente um pouco mais de farinha. Modele os pães e coloque-os em uma assadeira.
5. Pré-aqueça o forno a 220ºC, Faça um corte no sentido do comprimento em cada pão. Deixe descansar por mais 15 minutos e pincele com um pouco de azeite. Asse por 20 minutos, aproximadamente, ou até que os pães estejam crescidos, dourados e soem ocos quando se bater os nós dos dedos na parte de baixo deles. Deixe esfriar ligeiramente em uma grade antes de servir. Eles se mantém macios por dias se enrolados frouxamente em um pano de prato e mantidos em local fresco, sem sol direto.


 
Receita retirada do site: La cucinetta.

14 comentários :

  1. juro que eu vou tentar fazer um pão desses.
    porque agora eu enfiei na cabeça que eu quero fazer pães e congelar (oi?).
    isso dá pra fazer, aliás? ahahaha.

    seu pão ficou lindo, dá vontade de abrir ele no meio, passar manteiguinha e comer tudo. os dois, tipo.

    beijo da lombriguenta.

    ResponderExcluir
  2. Que delicia de receita !!! Pràtica e saborosa...Quanto ao jantar sou suspeita em sugerir " italiano ", hahaha, Bjo e otimo final de semana e jantar.

    ResponderExcluir
  3. como estou muito atrasada e não posso mais contribuir para o jantar, queria dizer que amei este pãozinho. sou louca por azeitonas, de comer muitas sem parar. E também amo pao.Já viu a lethal combination que esta receita é para mim.Boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef!
    Apesar de levarem azeitonas, seu pães estão lindos :)
    Esse fds fiz risoto de pera, gorgonzola e nozes, divino! Da próxima vez me inspiro no seu e coloco maçãs!!!
    Boa semana, beijos.
    Pri.

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliana!

    Ficaram deliciosos mesmo!

    Beijocas e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Ai Quérou, você é nota 1000000!

    Olha, eu nunca congelei não...mas a minha sogra sempre congela depois de assado. Ela só deixa ele mais "branquinho" e descongela...depois leva ao forno para finalizar...sempre fica bom!

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  7. Oi Junia!

    Ahhh, eu fiz o jantar italiano...foi um sucesso...quando sobrar mais tempinho eu faço o post e conto tudo!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Valentina!

    Ahhh, não esquenta não...mas ainda bem que deu tudo certo no jantar...sempre fico nervosa quando recebo visitas...será que é normal...rsrsrs

    Bom, o pão realmente vale a pena...eu também sou louca por azeitonas e já decidi que na próxima vai ter mais nesse pãozinho.

    Beijos e boa semana para você também Querida!

    ResponderExcluir
  9. Oi Stefânia! Adorei seu blog e confesso que me inspirei nele para voltar com o meu. Estou arrumando o blog aos poucos e gostaria de fazer alguns pratos que você postou aqui com crédito para vc, claro :) Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanda!

    Que bom que gostou de tudo aqui! Seja bem-vinda e espero que o seu blog traga tanta felicidade a você quanto esse aqui traz a mim!

    Ah, e quanto as receitas, se fizer alguma vem aqui e conta como ficou, tá?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Priiii!

    Mil perdões Querida! Acho que é a idade que me faz essas coisas...as vezes essas confusões acontecem na minha cabeça...seria um sintoma para mais férias? Aloooo? rsrsrws

    Sabe que eu nunca fiz esse risotto, apesar de adorar a combinação, nunca testei em risotto. Manda a receitinha, plisi?

    Beijos Querida e me desculpe, tá?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...