sábado, 29 de janeiro de 2011

Profiteroles



Ano passado eu enviei um e-mail para a Laura Calder, sabe aqueles e-mails que enviamos e que achamos que nunca serão respondidos, mas que mesmo assim você quer enviar e ver no que vai dar? Pois é, eu enviei esse comentando o quanto admirava o trabalho dela e como ela me inspirou para tomar a decisão de iniciar um curso de gastronomia. 
Pois bem, alguns dias se passaram e para minha feliz surpresa, uma resposta dela apareceu! Super simpática e muito carinhosa, nem preciso dizer o quanto fiquei feliz, né? A parte ruim é que ela não gravará novas temporadas do French Food at Home, mas a parte boa é que teremos novos projetos dela a partir de 2011...Será que estou ansiosa por ver? Bom, as minhas unhas estão aqui, intocadas...mas estou muitoooo curiosa para saber o que vem por aí.

Bom, a conversa veio por que hoje pela manhã lembrei desse e-mail e decidi que iria fazer um menu todo inspirado em receitas dela. E fiz! De entrada eu servi (apenas para mim e o Amore) Aspargos com molho de laranja, Guisado de lentilhas e um lindo escalope de filet mignon com molho remoulade. Para fechar com chave de ouro, fiz essas profitelores deliciosas...tudo by Laura Calder, ou seja, tudo gostoso!

A minha idéia agora é enviar outro e-mail para ela com fotos de tudo aquilo que já reproduzi e que são de autoria dela...seria muito tiete? Bom, não sei...mas sei que serão precisos vários e-mails...até por que a minha lista não vai parar por aqui...

Beijos e um lindo fim de semana para vocês!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Tempo de forno: 25 a 30 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para as carolinas (massa Choux)

1/2 xícara de água
1/4 xícara de leite
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de açúcar
80g de manteiga sem sal
3/4 xícara de farinha de trigo
3 ovos
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Leite para pincelar

Ingredientes para a calda

1/2 xícara de creme de leite fresco
120g de chocolate meio amargo (pelo menos 55% de cacacu) picado

Para o recheio

Sorvete de Creme (eu fiz também com um de Maple...ficou nota 20!)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Em uma panela, junte o leite, a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Quando começar a ferver, retire do fogo e adicione de uma única vez a farinha de trigo. Misture bem (com uma colher de pau), até que toda a farinha seja incorporada. Retorne ao fogo médio e deixe cozinhar por mais 1 a 2 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
Retire do fogo, acrescente 1 ovo por vez, só acrescentando o seguinte quando o primeiro estiver totalmente incorporado. Transfira a massa para um bico de confeitar e modele as carolinas (pequenas bolinhas:) em uma assadeira. Pincele com o leite.
Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até que estejam douradas. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

2. Enquanto as carolinas estiverem esfriando, prepare a calda. Coloque o chocolate em uma tigela de vidro. Leve o creme de leite ao fogo, quando ferver despeje sobre o chocolate. Faça movimentos circulares partindo do centro para que o chocolate se incorpore ao creme e derreta.

3. Montagem. Corte as carolinas ao meio e recheie com o sorvete. Cubra com a calda de chocolate e sirva imediatamente.

Viu? Como toda receitinha da Laura é fácil e muito gostosa também!

10 comentários :

  1. ADOROOOOO PROFITEROLES, NUNCA FIZ MAS COSTUMO COMPRAR FEITOS E DEVORO-OS TODINHOS.
    ESSES FICARAM SUPER LINDOS, PENA NÃO DAR PARA PEGAR UM.
    BJSD

    ResponderExcluir
  2. Stefânia, estes profiteroles ficaram deliciosamente lindos na foto. Parabéns! Ah, e parabéns também por seu êxito no e-mail que enviou à Laura Calder. E acho perfeitamente natural que envie outro, pois não se trata de excesso de tietagem, mas sim de um carinho explícito que você demonstra por ela e pelo trabalho que ela realiza.

    Abraço do blogueiro Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Stef, manda sim!! Tenho certeza que a Laura vai ficar super orgulhosa!! Seus profiteroles ficaram lindos, lindos! Divinos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Stef, sabe que agora tive um sentimento meio chinfrim? Explico. Qdo mandei a foto da mousse de limão siciliano pra vc, inspirada na sua receita, poderia ter caprichado mais (na foto). Fico imaginando o seu profissionalismo ao enviar as fotos para a L. Calder. Bobagem, né? O que importa é que foi sucesso absoluto. Só sobrou a tigela. Hummm, esse profiterole... Bjs.

    ResponderExcluir
  5. que maravilha amiga e esse recheio uauuuuuu,bjokinhass

    ResponderExcluir
  6. Oi Stefânia! Acabei de conhecer seu blog e já estou seguindo!

    Morava em bsb...e tenho muitas blogueiras em comum contigo!

    Adoooooooorei seu blog! Cada receita de babar!!!Parabens!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Minha sobremesa favorita desde criança!! Adoro! Os seus estão lindos!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Stefania,
    Seus profiteroles ficaram lindos, e de dar agua na boca.
    Agora, a descrição do prato do dia, desde a entrada, são maravilhosas.
    E tenho certeza que todas feita com o mesmo capricho da sobremesa.
    Estou conhecendo mais sobre a Laura C., atraves do seu blog e estou adorando.
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...