quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Barrinhas de Limão Cravo



Bonjour à tous!

Tem algumas coisas que normalmente eu me conformo, aquelas que sei que não vou conseguir mudar ou talvez fazer diferente. Uma delas é fazer o Amore gostar de sabores mais ácidos ou azedinhos. Ele não gosta, faz careta, diz que sobremesa tem que ser doce e gelada...e por aí vai. Portanto sempre que vou preparar algum prato assim, sempre me programo para fazer dois tipos...um para mim e outro para ele. Coisas de mulher apaixonadinha mesmo, sabe?

Bom, até que viemos para a casa dos meus sogros durante as férias deles. Minha sogra tem várias árvores frutíferas no jardim e uma delas é um pé de limão cravo. Até aquele dia nunca tinha me preocupado em levar esses limões para casa e testar em alguma receita, mas quando chegou o fim de semana alguma coisa bateu e lembrei das barrinhas que a Paula adaptou do site da Patrícia. E no domingo a tarde, estava meio entediada e cheia de calor, resolvi correr para a cozinha e ficar com calor fazendo algo que eu gosto, cozinhando. 

As barrinhas foram super simples e rápidas de fazer, a pior parte é esperar esfriar já que deixa um aroma maravilhoso quando estão no forno. Eu já tinha certeza que iria adorar essa preparação, não tinha nada ali que me fizesse pensar o contrário e na verdade já estava pensando em colocá-las em um potinho para dividir com o pessoal do trabalho...até que o Amore decide provar. Não sei se foi interação divina, milagre...ou todo o carinho que coloquei ao fazer o docinho, mas o fato é que ele adorou! Imagina a minha felicidade? Só não dei pulinhos por que já estava deitada....mas a ocasião merecia!

Acho que hoje deixo essa mensagem...felicidade é isso, um conjunto de pequenos momentos...e se esses momentos podem ser acompanhado de barrinhas azedinhas e deliciosas de limão, eles ficam melhores ainda!

Beijos e boa quarta-feira para vocês!



Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo de forno da massa: Aproximadamente 20 minutos
Tempo de forno do recheio: Aproximadamente 25 minutos
Rendimento: 16 barrinhas

Ingredientes para a base

1/2 xícara de manteiga sem sal derretida fria
1/4 xícara de açúcar refinado
3/4 colher (chá) de extrato de baunilha (usei baunilha em pó)
1/4 colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo

Ingredientes para o recheio de limão

1 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 ovos inteiros
Raspas da casca de 2 limões cravo (ou 1 limão tahiti + 1 siciliano)
1/2 xícara de suco de limão cravo coado
Açúcar de confeiteiro para polvilhar 

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma quadrada de 20cm com manteiga e forre o fundo e as laterais com papel manteiga. A dica legal da Paula é deixar as bordas bem maiores para você conseguir tirar o doce depois sem trabalho nenhum. Unte o papel manteiga também. Reserve.

2. Prepare a massa. Em uma tigela, misture a manteiga derretida (que não pode estar quente) com o açúcar e a baunilha. Peneire a farinha de trigo com o sal sobre o preparo e misture muito bom até que fique uma massa compactada. Vocês vão achar que a massa ficou um tanto mole e oleosa, mas não se preocupem, é assim mesmo. Forre o fundo da assadeira preparada com essa massa e alise bem para que fique com uma espessura bem uniforme. 
Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que as bordas estejam levemente douradas.

3. Enquanto a massa está no forno, prepare o recheio. Em outra tigela bata ligeiramente os ovos com o açúcar. Acrescente as raspas de limão, o suco e a farinha de trigo. Misture bem para incorporar.

4. Quando a massa já estiver no ponto desejado, reduza o forno para 150 gruas. Abra a porta do forno (mas sem tirar a forma de lá), coloque o recheio sobre a massa. As barrinhas devem assar por mais uns 25 minutos ou até que o centro esteja firme e não balance mais.

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Depois de fria corte em quadradinhos do tamanho desejado e polvilhe açúcar de confeiteiro sobre elas. 

Armazenadas em potes hermeticamente fechados, as barrinhas duram até 3 dias na geladeira.

Dica: A Patrícia deu uma dica bem legal. Se, após assado, ficar uma camada branca sobre o recheio, encoste levemente um pedaço de papel toalha ou guardanapo até que retire tudo.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Técnicas Básicas de Confeitaria - Massas Quebradas ou Massas Secas



Uma das coisas que me tirava o sono no início das minhas aventuras da cozinha eram as famosas massas quebradas, ou como alguns chamam, massas podres...aquelas que ficam por baixo das tortas e que esfarelam um pouco mais, sabe? Pois é, no início eu indicaria apenas sorte como fator resultante de uma receita de tal massa bem executada...pode ser pelo fato que minha cozinha não tem a temperatura adequada, e claro...quer dizer mais óbvio, eu não tinha a quantidade de informações e conhecimento necessário para me dar mais segurança e ter resultados bons como uma constante. 

Enfim, chega o segundo semestre da faculdade e com ele as aulas de confeitaria básica. Para minha felicidade logo na segunda aula, tive uma das melhores aulas que participei até hoje, a aula de massas quebradas que são base para inúmeras preparações da confeitaria. A aula foi deliciosa (Não poderia ser diferente, já que no fim nós provamos tudo, né?) e acima de tudo esclarecedora...descobri onde estava errando e recebi dicas preciosas da professora. Mas como eu sempre penso em vocês quando estou aprendendo algo novo, logo em seguida comecei a pensar em como seria esse post e como poderia passar todas as informações que recebi...então vamos lá? Vamos aprender mais um pouco sobre confeitaria? Vamos! 


Bom, a definição das massas pode ser descrita pelas suas características de textura e execução. São conhecidas por serem massas que necessitam de refrigeração durante o preparo (em alguns casos), são trabalhadas após esse primeiro período, depois voltam ao refrigerador e por fim são levadas ao forno para assar. Também é uma característica comum a ausência de corpo e elasticidade, já que em nenhuma das massas que falaremos abaixo, o glúten deve ser desenvolvido, ou seja, são massas que não devem ser trabalhadas demasiadamente após a inclusão da farinha. 

Tipos de Massas 

As massas podem ser classificadas em três categorias, segundo a relação matéria gordurosa/farinha. A matéria gordurosa pode ser manteiga ou margarina (mas com manteiga o resultando sempre tende a ser melhor). São elas: 

Pesadas: têm mais de 500 g. de matéria gordurosa por kg de farinha (Ex.: Massa Sablée e Diamantina) 
Médias: exatamente 500 g. de matéria gordurosa por kg de farinha. (Ex.: Massa Brisée e Frolla) 
Leves: têm menos de 500 g. de matéria gordurosa por kg de farinha.(Ex.: Massa Sucré) 

A diferença das massas são basicamente a proporção de matéria gordurosa em relação a farinha e o tipo de preparo de cada uma. Normalmente podem ser usadas como qualquer base de torta, ou até alguns biscoitos, a diferença vai ser principalmente o que você quer preparar e o tipo de preparo que quer fazer, mas podem ser usadas para qualquer preparo de torta sem exceção. 

Preparo das Massas 

Para a confecção das massas, existem duas técnicas principais, o Sableado e a Emulsão. Basicamente a sua diferença vem da temperatura da matéria gordurosa, que nesses casos podem ser apresentadas frias/geladas ou a temperatura ambiente. 

Para o sableado, primeiro é feita uma espécie de “farofa” com a manteiga e a farinha de trigo e somente após essa etapa que os líquidos são acrescentados. Aqui a idéia é trabalhar muito rápido para a manteiga não derreter e não prejudicar o processo de confecção da massa. Durante o sableado, a gordura vai encapsulando as partículas de farinha originando a impermeabilização das mesmas. Assim, como o glúten encontra-se "no interior" dessas partículas de farinha não haverá risco de hidratação durante a incorporação dos líquidos. Caso contrário, se chegasse a se hidratar, a massa se tornaria elástica e com força e esse não é o objetivo para tais preparações. 

Para a emulsão, o começo é bem parecido com alguns métodos de preparo de bolo, onde primeiro fazemos um creme (normalmente na batedeira) com a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar e os líquidos e somente depois disso que acrescentamos os ingredientes secos. Como a farinha entra no final, o glúten não chegará a se hidratar para dar elasticidade à massa. 

Normalmente todas as massas podem ser feitas através de qualquer uma das técnicas, porém é aconselhável o sableado para a massa Brisée e a emulsão para a Sablée, Frolla e Sucrée. 

A técnica de emulsão também é aconselhável para massar com grande quantidade de açúcar. 

Como escolher os ingredientes e quais são suas funções 


O ovo exerce uma função importante na massa. Aqui eles favorecem a emulsão do açúcar com a manteiga e também hidratam a farinha. Também dão sabor, cor e extrutura as massas. Massas onde o ovo faz parte da composição terão resultados diferentes caso você use ovos inteiros, apenas gemas ou então apenas claras. A diferença será na textura, prefira massas que tenham apenas gemas...além de facilitar o processo de emulsão (caso seja esse o escolhido), a quantidade de água na massa será menor, visto que as claras possuem muito mais água dos as gemas e assim provavelmente você usará menos farinha de trigo no preparo obtendo então uma massa mais saborosa. 
Massas feitas apenas com gemas serão mais finas e com melhor capacidade de resfriamento. As feitas apenas com claras serão mais rígidas e secas por conta da falta de gordura presente na gema. 

A proporção de gemas para ovo é a seguinte: A cada 3 gemas, use 1 ovo inteiro para substituir. 

No caso da farinha, escolha as que possuem um menor teor de glúten em sua composição. Aquelas farinhas próprias para pães e massas não são muito bem vindas aqui, pois não queremos desenvolver o glutén e tão pouco trazer muita elasticidade para a massa. Se conseguir encontrar (no Brasil é mais difícil) escolha a farinha sem proteína (o glúten é uma proteína), pois elas serão ideiais para esse tipo de massa. 
Você também pode escolher usar cacau na massa para dar mais cor e sabor, nesse caso substitua uma parte da farinha por ele.

Para a matéria gordurosa, quando estamos falando de sabor, escolha sempre manteiga sem sal de boa qualidade. Dependendo da temperatura do local de trabalho, dê preferência para margarina ao invés de manteiga, visto que em tais locais o trabalho com a manteiga será dificultado e como a margarina o ponto de fusão será mais alto, ou seja, ela suporta melhor altas temperaturas. Porém a manteiga sempre dará muito mais sabor ao preparo e também não tem gordura trans em sua composição. As massas com maior teor de gordura, ou seja, que levem maior quantidade de matéria gordurosa em seu preparo, deve ser resfriadas por mais tempo. 

O sal tem a função de realçar o sabor da massa e também ajuda a dar coloração quando assada. Dê preferência ao sal refinado. 

O açúcar também ajuda a dar sabor e coloração. Porém há diferença no resultado dependo do tipo de açúcar que você for usar. As massas feitas com açúcar refinado ou cristal apresentam um aspecto mais rústico, visto que são mais difíceis de serem incorporadas a preparação. As massas feitas com açúcar impalpável resultam em massas com superfícies mais lisas e uniformes, o que ajudam tanto na textura quanto na hora de colocá-las na forma, já que usando esse ingrediente, elas terão melhor aderência a forma e assim copiar melhor o molde. 

Algumas massas, como a massa Frolla, utilizam fermento em pó químico. O uso dele nessa massa é definido quando se quer uma massa mais aerada ou que esfarele um pouco mais. Porém a proporção de fermento na massa nunca deve ser superior a 2% em comparação com a quantidade de farinha de trigo (Ex. 20g para cada 1Kg de farinha de trigo). 

Algumas massas podem ter glucose ou mel em sua composição, nesse caso além de dar sabor e cor, tais ingredientes conservam melhor a umidade da massa e assim confere vida mais longa ao preparo. 

Se você quiser pode adicionar algum sabor a massa. Quando doces: extrato de baunilha, extrato de amêndoas, raspas de limão, raspas de laranja, etc. Porém lembrem-se que o melhor momento para adicionar esses aromas é quando estamos batendo a manteiga com ao açúcar (no caso da emulsão) ou junto com os líquidos (no caso do sableado). 

Cocção das Massas 

Há dois tipos de cocção dessas massas. A cocção a branco ou a cocção completa. Você irá decidir qual deles irá usar dependendo do recheio que for agregar a massa. 
Por exemplo: massas onde o recheio irá ao forno, devem ser submetidas apenas ao processo de cocção a branco (com exceção das tortas com tampa, onde será levada ao forno junto com o recheio de uma única vez). 
Massas onde o recheio não necessita de cocção, serão submetidas ao processo de cocção completa. 

A diferença dos tipos de coção são: 

Cocção a branco: É uma cocção prévia de 8 a 10 minutos em forno de 180 graus. Essa pré cocção é necessária para que a massa fique com a textura adequada e não “embatume” no forno. 
Para fazer a cocção é necessário cobrir a massa completamente com papel alumínio e colocar um peso sobre ele (Grão de feijão, grão de bico, cerâmica própria para esse uso, etc) a fim de evitar que a massa crie bolhas no fundo e cozinhe por igual. 

Cocção completa: Primeiro é feita a cocção a branco e depois é retirado o papel alumínio com os pesos, depois disso a massa é assada até que fique dourada ou na textura desejada. 

Conservação das massas

As massas (sem assar) que não possuem fermento químico em sua composição podem ser armazenadas por até 7 dias na geladeira ou então 2 meses no freezer. 

Massas (sem assar) que possuem fermento químico em sua composição podem armazenadas por até 3 dias na geladeira ou até 2 meses no freezer. Se for fazer massa e congelar imediatamente, é aconselhável acrescentar um pouco mais de fermento em sua composição (ex.: Ao invés de 10g, coloque 15g). Mas use essa regra apenas se for congelar a massa antes de usar. 

Para usar uma massa que foi congelada, deixe a mesma descongelando na geladeira de uma noite para outra até que fique com a temperatura da geladeira e assim possa ser manuseada

Você também pode congelar a massa após a cocção. Nesse caso o prazo é de até 2 meses. Descongele na geladeira antes de usar

Proporções em relação a forma 

Uma dúvida freqüente que sempre me deixava confusa, era a quantidade de massa para cada tamanho de forma...já que algumas vezes sobrava e outras faltava, mas se você seguir a linha de pensamento abaixo, vai ser fácil não errar novamente: 

· Para uma forma de 10cm de diâmetro: Massas com espessura de até 3mm a quantidade de massa necessária para cobrir será aproximdamente 50g; 
· Para uma forma de 18cm de diâmetro: Massas com espessura de até 3mm a quantidade de massa necessária para cobrir será aproximdamente 180g; 
· Para uma forma de 24cm de diâmetro: Massas com espessura de até 3mm a quantidade de massa necessária para cobrir será aproximdamente 300g; 
· Para uma forma de 28cm de diâmetro: Massas com espessura de até 3,5mm a quantidade de massa necessária para cobrir será aproximdamente 350g;
· Para uma forma de 34cm de diâmetro: Massas com espessura de até 3mm a quantidade de massa necessária para cobrir será aproximdamente 500g. 

Sugestão de receita das massas doces (Apenas para preparações doces) 

Massa Brisée – Tipo de massa: Média 

125g de manteiga sem sal bem gelada cortada em cubinhos 
25g de açúcar refinado 
1 ovo 
1 gema 
25ml de água fria 
250g de farinha de trigo 
1 pitada de sal 

Modo de preparo 

1. No processador, bata a manteiga gelada com o açúcar, sal e a farinha de trigo até obter uma farofa fina (pode ser feita na mão, mas deve-se trabalhar rapidamente para não desenvolver derreter a manteiga). 

2. Acrescente os demais ingredientes e pulse até a massa ficar homogênea. Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar. Coloque na forma e depois leve a geladeira novamente antes de levar ao forno. 

Massa Sablée – Tipo de Massa: Pesada (essa é uma massa de excelente qualidade, principalmente para tortas). 

150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
110g de açúcar impalpável (pode ser açúcar de confeiteiro) 
3 gemas 
250g de farinha de trigo 
½ colher (chá) de extrato de baunilha (ou algum outro saborizante de sua preferência) 
1 pitada de sal 

Modo de preparo 

1. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira com o acessório que parece uma raquete, até obter um creme branco. Adicione o extrato de baunilha e as gemas. Bata até incorporar. Acrescente a farinha de trigo e bata levemente até incoporar a farinha de trigo. 

2. Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar. Coloque na forma e depois leve a geladeira novamente antes de levar ao forno. 

Massa Frolla – Tipo de Massa: Média 

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
120g de açúcar impalpável 
2 ovos 
400g de farinha de trigo 
8g de fermento em pó químico 
1 pitada de sal 
Raspas da casca de 1 limão (ou outro saborizante a sua escolha) 

Modo de preparo 

1. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira com o acessório que parece uma raquete, até obter um creme branco. Adicione o extrato de baunilha e as gemas. Bata até incorporar. Acrescente a farinha de trigo e o fermento que devem ser peneirados previamente e bata levemente até incoporar. 

2. Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de usar. Coloque na forma e depois leve a geladeira novamente antes de levar ao forno. 

Massa Sucrée – Tipo de Massa: Leve 

225g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
180g de açúcar refinado 
2 ovos 
500g de farinha de trigo 
1 pitada de sal 
½ colher (chá) de extrato de baunilha (ou outro saborizante a sua escolha) 

Modo de preparo 

1. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira com o acessório que parece uma raquete, até obter um creme branco. Adicione o extrato de baunilha e os ovos. Bata até incorporar. Acrescente a farinha de trigo e bata levemente até incoporar a farinha de trigo. 

2. Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar. Coloque na forma e depois leve a geladeira novamente antes de levar ao forno. 

Algumas receitinhas que já passaram por aqui que utilizam algumas das técnicas mencionadas acima:
  
Tartelettes de Chocolate com Creme de Marcarpone e Caramelo de Morango


Mini Tortinhas de Morangos Assados com Creme


Tartellete de Chocolate Branco com Damascos e Pistaches


Tartelettes de Chocolate com Caramelo de Flor de Sal


Torta Mousse de Chocolate Branco com Morangos


Beijos e espero que tenham gostado!

Fontes: Adaptado do material apresentado em sala de aula pela professora Mariel Marti Pindado - IESB
BILHEAX, Roland e ESCOFFIER, Alain.  Tratado de Pastelería Artesana, Tomo I. Otero Ediciones / 
Ediciones Garriga (1994). ISNB 8486998352.
BILHEAX, Roland e ESCOFFIER, Alain.  Tratado de Pastelería Artesana, Tomo  II. Otero Ediciones / 
Ediciones Garriga (1994). ISNB 8486998362.
BILHEAX, Roland e ESCOFFIER, Alain.  Tratado de Pastelería Artesana, Tomo  III. Otero Ediciones / 
Ediciones Garriga (1994). ISNB 8486998379.
BILHEAX, Roland e ESCOFFIER, Alain.  Tratado de Pastelería Artesana, Tomo IV. Otero Ediciones / 
Ediciones Garriga (1994). ISNB 8470791338

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bombons de Damasco com Coco e Chocolate Branco



Para quem não curte muito chocolate branco como eu...comer esses docinhos me parece uma das melhores idéias sempre que passo em frente ao potinho onde eles estão guardados. Na verdade eu até tento não ficar pensando em comê-los...tento mandar esses pensamentos de gulosa para fora da minha mente...mas é difícil, viu? É tão gostoso, combina tão bem...que penso que seria uma pecado não me deliciar com eles...

A receita é da minha sogra, inclusive os da foto foram feitos por ela, e para minha melhor surpresa quando cheguei na casa dela na última semana (vamos passar em torno de 1 mês na casa dela enquanto meus sogros viajam), tinha um potinho lá...só me esperando. Que fofa, não é mesmo? Eu adorei!

A execução é bem tranquila, sem muita complicação. Na verdade acho que a parte mais complicada (pelo menos para mim), é não deixar o chocolate branco passar do ponto...coisa que tenho até me saído bem, mas ainda não tenho toda a confiança do mundo. Mas com certeza, além de delicioso, é um docinho bem elegante e não vai fazer feio em nenhuma festinha...ou presentinho para amigas. Eu garanto!

Beijos e uma linda semana para vocês!

Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 25 docinhos

Ingredientes

25 damascos secos de tamanho médio
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
5 colheres (sopa) de coco ralado seco
180g de chocolate branco tipo cobertura

Modo de preparo

1. Deixe os damascos de molho em água quente por mais ou menos 10 minuto. Retire da água e seque muito bem. Reserve.

2. Enquanto os damascos estão de molho, prepare o recheio. Em uma panela, em fogo bem baixo, coloque o leite condensado, o coco e a manteiga. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela...como se fosse um beijinho, sabe? Retire do fogo e deixe esfriar.

3. Derreta o chocolate em banho maria e tempere-o. Reserve.

4. Para montar, faça uma cavidade nos damascos e recheie com o beijinho de coco. Passe pelo chocolate branco derretido e decore com um pedacinho de damasco. Deixe descansar até que o chocolate seque. 

Prontinho! Bem fácil, né?



domingo, 28 de agosto de 2011

Filet Mignon em Crosta de Castanha e Ervas



Sempre indago sobre minha constante necessidade de tentar algo novo. Por que muitas vezes simplesmente não me deixo entrar no universo onde tudo pode ser previsível? Por que essa idéia de sempre provar algo novo, algo que não conheço, algo que pode me surpreender? Bom, não que as coisas que já provei não haviam me surpreendido...mas muitas vezes me pego pensando em por que simplesmente não repetir, por que não usar a mesma idéia e ficar feliz com isso? Para que preciso sempre fazer um novo prato...mesmo sabendo que há inúmeros que já testei e foram 100% aprovados? Complicado isso que passa na minha cabeça...

Acho que até posso entender essa inquietude. O fato de ter conhecido poucos ingredientes na minha infância e adolescência, não ter acesso a inúmeras coisas que hoje fazem parte da minha rotina...ou até pelo fato de não ser tão curiosa, me deixam um tanto "apressada" por tudo que posso provar, que posso testar...que posso gostar? Bom, nem sempre pode ser assim. Principalmente num almoço de domingo...onde a única coisa que eu queria era não me preocupar em bolar algo novo, muito pouco ir atrás dos livros e buscar novas idéias...não, não! Hoje seria um almoço repetido? Bom, talvez não...mas não é nada muito diferente do que gostamos de comer e simplesmente nos fazem bem...gnocchi para o Amore e filet em crosta para mim...e feliz com a decisão, com inspiração e carinho parti para a cozinha afim de preparar uma comidinha assim...só para nós dois, só para nos agradar...

Depois do almoço fiquei pensando...seria isso uma mensagem que estou querendo comida de mãe? Biscoitinhos de Vó? Bom, não sei...mas sei que o ato de cozinhar nunca pode vir com neuras, com preocupações...senão não poderia assim dizer: isso é minha terapia! 

Beijos de uma moça com a mente viajante...bom domingo para vocês!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Rendimento: 2 a 3 porções

Ingredientes

3 Medalhões de Filet Mignon com aproximadamente 200g cada um
Sal e Pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva 

Para a crosta

1/2 xícara de castanhas do Pará picadinhas (eu piquei na faca mesmo)
1 colher (sopa) de queijo parmegiano reggiano ralado
1/2 colher (chá) de manjericão fresco picadinho
1/2 colher (chá) de alecrim fresco picadinho
1/2 colher (chá) de tomilho fresco picadinho
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
Pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Em uma tigelinha misture bem todos os ingredientes da crosta. Rerserve.

2. Passe azeite sobre os filets e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Leve uma frigideira (que possa ir ao forno) a fogo médio. Quando estiver quente, coloque os filets. Não precisa colocar azeite na frigideira, pois já colocamos na carne...isso evita que suba muita fumaça na cozinha enquanto você estiver grelhando a carne. Como nós gostamos de carne mais mal passada, eu deixei em torno de 1 minuto de cada lado na frigideira. Mas se quiser mais ao ponto, ou bem passada, deixe em torno de 2 minutos ou um pouco mais de cada lado.

3. Retire a frigideira do fogo, distribua os ingredientes da crosta, que já estavam misturados, sobre os medalhões e leve ao forno pré aquecido para terminar a cocção e tostar um pouco as castanhas. Eu deixei aproximadamente 4 a 5 Minutos, aqui vai depender do ponto que você quer a carne, ok? Mas não recomendo deixar muito tempo, pois o filet mignon é uma carne com pouca gordura...e se cozinhar demais tende a ficar seco. Depois desse período, retire do forno e deixe descansar por mais ou menos 3 minutos e depois sirva.

Servi acompanhado de um gnocchi com molho de queijo fontina e aspargos grelhados.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Meus desejos para o fim de semana...

Tomar café da manhã aqui...


Passar o fim do dia por aqui...


E se eu quiser um pouco de trabalho....mas só se eu quiser mesmo...cozinhar aqui...





























Beijos e bom fim de semana para vocês!

Fotos: http://achadosdedecoracao.blogspot.com/

domingo, 21 de agosto de 2011

Cocadinhas com Cranberries



Dificilmente não encontro nome para as receitas que faço, na verdade sempre há a referência da fonte ou até algo óbvio dependendo da preparação. Mas na receita que apresento hoje confesso que senti uma total ausência de idéias do que colocar como título no post...

A receita, mais uma da Ellie, menciona "Macarons de Coco", mas vamos combinar...não consigo pensar em Macarons sem ser aqueles lindinhos docinhos feitos com farinha de amêndoas e com um recheio cremoso...mente bloqueada? Pode ser, mas realmente não consegui associar...por isso meus caros, apresento algo como cocadinhas ou docinhos de coco com cranberries.

Bom, agora vamos falar das percepções. Eu realmente gostei do resultado, ficaram bonitinhos, ficou gostoso...mas da próxima vez faria algumas alterações...como acrescentar mais umidade na massa. Achei que ficou um pouquinho seco. Nada demais, mas para meu paladar poderia ser um pouco mais úmido ou com uma textura mais leve.  Tentarei conseguir agregando um pouco mais de claras em neve para compensar a quantidade de coco e assim tentar dar um pouco mais de ar para a massa...ou talvez fazer como a Paula (que fez uma receita bem parecida há dias atrás) e colocar um pouco de amêndoas e quem sabe um pouco de leite de coco? Bom, aí já mudei quase tudo na receita original, né? Mas cozinhar é isso! É testar...inventar...inovar...

...que graça teria se não puder dar o nosso toque pessoal? Essa é a melhor parte!

Beijos e bom domingo para você!



Tempo de preparo: 5 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 15 Minutos
Rendimento: Aproximadamente 12 docinhos (do tamanho maior - quantidade para 1/2 receita)
Fonte: Adaptado do blog Gourmand Recipes

Ingredientes

2 e 1/2 xícara de coco ralado desidratado
1/2 xícara + 1 e 1/2 colher (sopa) de leite condensado
1/2 colher (chá) de baunilha em pó (se não tiver use extrato de baunilha)
1 clara
1 pitadinha de sal
1 punhado de cranberries secas

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 160 graus. Forre o fundo de uma forma com abas baixas com papel manteiga ou prepare o silpat para usar.

2. Misture o coco ralado com o leite condensado e a baunilha. Bata a clara em neve com o sal. Incorpore a clara a massa e depois acrescente as cranberries (eu fiz metade com e outra metade sem).

3. Faça bolinhas uniformes e leve ao forno para assar. Nunca coloque bolinhas de tamanhos diferentes na mesma forma, pois isso poderá prejudicar o tempo de forno, já que as maiores precisarão de mais tempo para assar do que as menores. Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 15 minutos ou até que fiquem levemente douradas. Retire do forno e deixe esfriar.

As cocadinhas podem ser armazenadas em recipiente hermeticamente fechados por aproximadamente 2 a  3 dias.

Obs.: A receita acima usa as medidas sugeridas pela Ellie (Aqui apresentei 1/2 receita) (Com exceção da Cranberry), mas acho que pelo menos a clara pode ser dobrada para ter um resultado mais leve.



sábado, 20 de agosto de 2011

Bolo de Morango



Há tempos não preparava um bolo tão prático e rápido de fazer. Na verdade eu também não sou muito de preparar bolos...mas tem dias que bate aquela vontade e a minha hora do chá não pode ficar sem, realmente bate aquela vontade incontrolável e parto para a cozinha a fim de assar um bolinho. 

Ontem estava com essa intenção, queria terminar o meu dia com um pedacinho de bolo e uma xícara de chá quente. O grande problema para mim era tempo, então lembrei dessa receita que vi no blog da Ellie e não foi nada complicado tomar a decisão final do que seria esse lanchinho de fim de dia. A receita é daquelas que me lembra a Glau (Que é a rainha das receitinhas de bolos práticos), só colocar tudo no bowl bater um pouco e pronto...tudo para a forma e depois forno. Mais prático impossível, não é mesmo?

Aqui a praticidade do bolo é imensamente proporcional aos sabores, é tão bom que assim que sai do forno já dá vontade de logo provar um pedaço...os aromas na cozinha...a casquinha caramelada que fica por cima...hummm, absolutamente delicioso! Os morangos assados juntos com a massa dão uma textura muito interessante na massa que incorpora a acidez da frutinha perfeitamente...é realmente um bolo especial e, claro, uma excelente opção para uma visitinha de amigas na sua casa...sobremesa de almoço de domingo (bata um pouco de chantilly para acompanhar)...ou até mesmo para fazer como eu...comer sozinha...já que pensamento guloso é o que não me falta nos ultimos dias...

Beijos e bom fim de semana para vocês!



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 45 Minutos
Rendimento: 1 forma de aproximadamente 20cm (Eu fiz meia receita)
Fonte: Adaptado do blog Gourmand Recipes

Ingredientes

250g de farinha de trigo
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar (150g)
2 ovos
1/2 xícara de leite (Dobrei a quantidade e usei creme de leite fresco)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para finalizar

180g de morangos frescos inteiros
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 160 graus. Unte uma forma redonda com manteiga, cubra as laterais e o fundo com papel manteiga e unte o papel manteiga novamente com a manteiga, reserve.

2. No bowl da batedeira (eu fiz tudo na mão...não queria fazer o barulho da batedeira), coloque todos os ingredientes e bata em velocidade baixa por 30 segundos, aumente a velocidade e bata por mais 2 a 3 minutos. (Eu coloquei tudo no bowl e bati bem por mais ou menos uns 5 minutos). 

3. Transfira a mistura para a forma preparada, coloque os morangos por cima (empurre delicadamente para entrar um pouco na massa), salpique com o açúcar mascavo claro e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 45 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito ele saia limpo. Quando estiver assado, retire do forno e deixe esfriar em uma grade. Desenforme e sirva.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Robalo em Papilotte com Aspargos e Cogumelos Frescos


O que você mudaria na sua vida? O que você não faz (ou faz) hoje que se tivesse oportunidade faria diferente? Bom, no meu caso eu mudaria poucas coisas...nada de tão especial, mas com certeza o meu caso é falta de vergonha mesmo. O que eu não faço e que gostaria com todas as minhas forças e pensamentos positivos, é ter uma vida mais saudável...não comer tanta comida calórica, comer menos carne, fazer mais exercícios, tentar acordar mais cedo todos os dias e claro, comer mais peixe.

O estranho é que mesmo com um supermercado na minha quadra e agravado pelo fato que costumo visitá-lo diariamente, sempre que vou as compras, a peixaria é um dos locais que menos dou atenção...chato isso, né? Peixe é tão bom, é tão gostoso, é tão saudável e pode ser preparado de inúmeras formas, que mesmo assim eu acabo passando “batido” e não dou a atenção merecida a eles.
Bom, hoje decidi que seria diferente. A seca em Brasília me faz buscar alternativas mais leves e saudáveis para enfrentar tantos dias sem chuva, então quando pensei na opção do almoço de hoje não pude evitar em pensar em preparar uma receitinha de peixe bem saborosa e prática de preparar. A escolha foi o robalo também pelo fato que ando apaixonada pelo delicioso prato peruano chamado Cebiche e que pretendo em breve preparar em casa...e como o peixe estava lindo e barato, imagino que será logo logo.

A idéia do papilotte veio do fato que é uma das preparações mais rápidas e saborosas de peixe. É tão rápido de fazer que já compensaria a idéia toda do almoço, mas o resultado obtido tão cheio de sabores me deixou completamente satisfeita, pois além de saborosa, a receitinha me tomou apenas 15 minutos para preparar. Claro que pode ser feita com qualquer outro peixe e outros vegetais...aqui sua criatividade vai sempre em primeiro lugar.

E por ultimo...gostaria de ter menos pensamento de gordo...já que comi levinho no almoço, já estou pensando em correr ali e comprar brigadeiro...vai entender, né?

Beijos e boa quinta-feira!



Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de forno: 15 minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes

6 talos de aspargos frescos cortados em pedaços
100g de cogumelos frescos cortados em fatias
Alecrim a gosto
Tomilho a gosto
Azeite de Oliva Extra Virgem
Suco de 1 laranja pequena (eu usei bahia)
2 postas de robalo fresco com aproximadamente 150g cada uma (pode usar outro peixe, ok?)
Sal marinho a gosto
1 pimenta dedo-de-moça sem as sementes cortadas em brunoise (cubinhos muito pequeninos)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus.Corte dois quadrados grandes de papel manteiga. Dobre-os ao meio uma vez e corte-os em formato de coração. O papel deve ter um tamanho razoável, pois você irá colocar o peixe e os legumes sobre ele e ainda fechá-lo. Já na assadeira que vai ao forno, coloque o papel no fundo, adicione metade dos aspargos e dos cogumelos cortados, tempere com sal, azeite de oliva e salpique metade das ervas. Sobre os vegetais, coloque a posta de peixe, regue com o azeite, tempere com o sal, distribua a pimenta cortadinha por cima e finalize com o suco de laranja e o restante das ervas.

3. Para fechar o papilotte, vá dobrando as bordas, começando por cima, até que chegue as extremidades. Essa etapa é muito importante, pois o peixe deve estar bem embalado (o ar não pode sair) e ao mesmo tempo deve haver espaço para que o vapor circule internamente. Repita a operação com os legumes restante e com a outra posta de peixe.

4. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 15 a 17 minutos. Retire do forno e espere 2 minutos antes de abrir o papilotte. Corte o papilotte por cima e sirva imediatamente.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Risotto de Pato com Laranja





As vezes sinto que não estou cuidando de mim...percebo isso quando meu cabelo já está sem corte, quando a raiz está tão grande que me perguntam se está daquele jeito por que está na “moda”, quando minha unha está aquela coisa horrenda e claro, quando não estou cozinhando para mim.

As minhas voltas com tudo o que fiz nos últimos dias (aniversário, concurso, retorno as aulas, viagem, dia dos pais, etc), percebi que já fazia em torno de 15 dias que não vinha em casa preparar o meu almoço. Falta de tempo sempre parece ser uma desculpa que não cola, não é? Mas dessa vez vou recorrer a tal justificativa...realmente faltou tempo, sobrou preguiça em alguns dias e a inspiração não estava batendo a minha porta. Bem visto foi o fato que tudo na vida é fase, e essa fase sem muita cozinha passou...e espero que fique muito tempo longe.

Bom, mas como a segunda-feira começou e com ela toda a disposição necessária para fazer agradinhos para mim e para os que me cercam. Nada melhor do que começar com um dos meus pratos favoritos, risotto e incluir nele uma combinação clássica e deliciosa, o pato com laranja. Nem preciso dizer que ficou bom, né? Um conjunto de bons ingredientes, dedicação ao prato e todo o carinho que coloquei de colheradas foi suficiente para me deixar com uma convicção..vou tentar vir todos os dias para preparar meu almoço e me agradar...afinal de contas, eu mereço, não é?

Beijos para você e boa terça-feira!

Obs.: O prato é demorado por conta da carne de pato que assa durante um bom tempo...mas pode substituir por frango que demora muito menos, ok?



Tempo de preparo: 25 a 30 Minutos
Tempo de preparo do pato: Aproximadamente 1 e 1/2 hora
Rendimento: 4 porções (Fiz apenas 1)


Ingredientes

4 e 1/2 xícaras de caldo de pato ou de frango 
300g de carne de pato (eu usei coxas e sobrecoxas)
1 cebola pequena
1 talo pequeno de alho poró
4 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara de arroz arbório
1/2 xícara de vinho branco seco
Raspas de 1 laranja (eu usei bahia)
Suco de 2 laranjas (eu usei bahia)
Queijo Parmigiano Reggiano a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 160 graus. Tempere com sal e pimenta a carne de pato, disponha em uma assadeira e regue com o suco das laranjas. Tampe a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 1 hora e meia, ou até que fique macio. Retire do forno e desmanche o pato em lascas. Reserve.


2. Leve o caldo de pato (ou frango) ao fogo baixo e deixe ao lado de onde for preparar o risotto. Em uma panela, derreta  2 colheres (sopa) de manteiga juntamente e junte a cebola e alho poró, deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Acrescente a carne de pato em lascas que estava reservada e deixe refogar rapidamente. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Tempere com sal e pimenta. Prove o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione as raspas de laranja, o queijo parmigiano reggiano ralado e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos. Sirva imediatamente.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bolo Mousse de Chocolate com Chantilly e Frutas Vermelhas


A vida as vezes me reserva surpresas inesperadas. A maioria dessas surpresas me deixa tão feliz que a única coisa que posso fazer é agradecer. 

Na última semana não foi diferente, tive o imenso prazer de conhecer e passar algumas horinhas com a Fabi (que é nota 20! Linda, simpática e muito divertida. Adorei!) e além disso ir passear no Empório Santa Luzia e encher os meus olhos com um potinho de groselhas frescas. Não pensei duas vezes, comprei uma bolsa térmica e as groselhas fizeram a viagem de SP a BSB já com destino decidido quando chegassem aqui em casa. Na verdade depois que a Fabi perguntou o que eu faria com elas, eu não tinha tanta certeza...mas quando entrei no avião, a dúvida foi embora. Elas iriam acompanhar esse bolo que estava na minha "To do list" há tempos.

Decisão mais acertada não poderia ter, combinou perfeitamente e deixou o bolo com um visual tão lindo que até tive peninha de cortar..mas logo logo passou, queria tanto provar que não deu para resistir. O bolo é perfeito! Tem uma casquinha crocante por fora, e por dentro é cremoso e denso, realmente delicioso! 

A sorte na verdade também ficou comigo...o Amore não gostou da groselha...o que significa que vou comer tudo sozinha...que sacrifício, hein? rsrsrsr

Beijos e boa semana para vocês!


Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: 45 a 50 Minutos
Rendimento: 10 Porções (Eu fiz 1/3 da receita)

Ingredientes para o bolo

300g de chocolate meio amargo (eu usei 70% de cacau)
225g de açúcar refinado (usei cristal)
180ml de água bem quente
225g de manteiga com sal cortada em cubinhos
6 ovos (claras e gemas separadas)
1 colher (chá) de pó de café expresso (Não usei)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Para a cobertura

1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco (eu sempre uso orgânico)
1 e 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha 
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Frutas vermelhas para decorar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda com manteiga, forre o fundo e as laterais com papel manteiga e unte novamente com manteiga e cacau.

2. No processador de alimentos, bata o chocolate com o açúcar até obter uma farinha fina. Acrescente a manteiga, as gemas, a baunilha, o pó de café (se for usar) e a água quente. Bata até obter um creme liso e homogêneo.

3. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente ao creme de chocolate. Coloque na forma preparada e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 45 a 50 minutos. Como esse bolo não leva farinha, ele fica mais cremoso no centro. A superfície terá uma casquinha parecida com a de brownie e quando retirar do forno o bolo irá murchar um pouco, isso é perfeitamente normal, ok? Deixe esfriar sobre uma grade e desenforme e leve a geladeira por algumas horas.

4. Bata o creme de leite fresco com o açúcar e a baunilha até obter o ponto de chantilly. Cubra o bolo com o creme e decore com as frutinhas.

Receita adaptada da Sophie Dahl.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Creme de Feijão Cannellini com Chorizo


Demandas de trabalho me trouxeram essa semana para uma das cidades que mais adoro aqui no Brasil, São Paulo. Até estava comentando com um amigo agora a pouco tudo o que me lembra SP, e por incrível que pareça, nunca lembro de nada negativo...quer dizer, tem o trânsito, né? Mas é bem isso, sempre associo a cidade de SP com algo bom. Como por exemplo um clima mais ameno em relação ao de Brasília nessa época do ano. Cheguei ontem e fiquei tão feliz de ver chuva que nem abri guarda-chuva ou fiquei triste por conta do clima, agradeci por estar em uma umidade maior e claro, pelo friozinho gostoso que está fazendo.

Daí quando penso em frio, sempre penso em sopa. E vocês? Pois é, é meio que direto...embora uma sopinha gelada (como um gazpacho por exemplo) seja sempre uma boa pedida para o verão e dias quentes. Foi então que lembrei desse creminho delicioso que fiz quando ainda estava em casa cumprindo a licença médica por conta da minha cirurgia. Foi tão gostoso preparar e mais ainda comer, me lembra comidinha de mãe, sabe? Minha mãe sempre fazia creminho de feijão quando eu estava doentinha...e logo logo me recuperava, então realmente liga a coisa boa. 

No caso da sopinha de hoje, a idéia foi apenas usar o que tinha em casa e não me preocupar muito com o visual, já que eu queria apenas me sentir bem com uma comidinha comfort. Posso dizer que acertei em cheio..e agora estando no friozinho gostoso de SP e pensando em como sinto saudade da minha família quando estou longe dela, compartilho com vocês a receita com o mesmo carinho que tive em prepará-la.

Beijos e bom finalzinho de semana para vocês!

Tempo de preparo: 15 Minutos (se já tiver o feijão cozido)
Rendimento: 3 porções

Ingredientes

250g de feijões cannellini cozidos (Para cozinhar, deixe de um dia para o outro de molho na água e depois leve a panela de pressão até que fiquem macios - uns 40 a 45 minutos em fogo baixo)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva virgem
1 cebola grande cortada em cubinhos
1 dente de alho
3 a 4 xícaras de caldo de legumes (De preferência caseiro)
1 folha de louro
1 colher (chá) de alecrim fresco picadinho
Sal e pimenta do reino a gosto

Para o chorizo

1/2 colher (sopa) de chorizo
1/2 xícara de chorizo cortado em fatias finas

Modo de preparo

1. Em uma frigideira aquela o azeite e salteie o chorizo até que fique crocante. Deixe o chorizo escorrer em papel toalha e reserve o azeite da panela. Reserve.

2. Aqueça o azeite da sopa em uma caçarola. Refogue a cebola no azeite em fogo bem baixo por mais ou menos 5 minutos, ou até que fique bem macia, mas sem queimar. Acrescente o alho picadinho e refogue por mais uns instantes. Acrescente o caldo de legumes, a folha de louro e o alecrim. Deixe ferver em fogo bem baixo por mais ou menos 10 a 15 minutos. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador. Para ter uma textura mais aveludada, eu passei por uma peneira também.

3. Retorne ao fogo apenas para aquecer. Sirva imediatamente guarnecido com o chorizo e com o azeite reservado. 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Queijadinhas


O tempo de execução de algumas receitas muitas vezes é fator determinante para o que vou fazer ou não em meus momentos na cozinha. Claro que quando estou com tempo livre e gostaria de usá-lo apenas fazendo uma das minha atividades favorita, um prato um pouco mais elaborado ou uma receita um tanto mais complexa sempre vai ser minha decisão final. Mas quando estou falando de pouco tempo e uma certa indisposição de ficar na cozinha (Sim, isso acontece...e é perfeitamente normal), eu recorro ao tipo de receita que vou apresentar hoje.

Na verdade a receita de hoje é também especial, claro que por ser deliciosa já valeria todos e quaisquer créditos, mas ela é mais especial ainda por que é uma receitinha de família de uma Querida Amiga, alguém que também é extremamente especial para mim e que nos últimos meses tem feito parte frequente na minha vida, realmente uma pessoa nota 1000! E como uma boa amiga, ela dividiu os segredinhos da receitinha e claro, fez uma porção para me presentear no meu aniversário e me deixar com gostinho de quero mais. O gostinho foi tão grande que logo no fim de semana eu decidi reproduzir em casa, tanto pelo delicioso motivo de poder comer-las novamente quanto pelo fato de que era extremamente rápida e prática de fazer. Uma trindade perfeita, eu completaria.

Bom, como comentei sobre o sabor...nossa, o sabor...sem pestanejar eu acho que é a melhor queijadinha que eu já comi. Sabe aquela casquinha crocante de coco, com um creminho doce que fica no fundinho e claro, aquele inconfundível sabor que comida feita com carinho tem? Pois é, junte tudo a essa receita e se delicie, com certeza é a melhor forma de usar o seu tempo, seja curto ou não para fazê-la...

...sorte que poderei fazer novamente essa semana, mesmo com o tempo extremamente curto, deixar de repetir a dose essa semana me parece até um pecado, sabe? E como eu quero ser uma menina boazinha...vocês já sabem o que vai acontecer, não é? 

Ah, as flores também foram um presente de outra amiga extremamente importante...lindas como ela!

Beijos e boa terça-feira para vocês!

Tempo de preparo: 5 a 10 Minutos
Tempo de forno: 30 Minutos
Rendimento: 10 queijadinhas do tamanho de uma forminha de muffins

Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 gemas ligeiramente batidas
100g de coco ralado
2 colheres (sopa) de queijo ralado (eu usei parmigiano regiano - ralei na hora)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Coloque forminhas de papel dentro de uma forma de cupcakes ou mini cupcakes (se usar a menor, o tempo de forno será diferente, ok?).

2. Em uma tigela, misture muito bem todos os ingredientes. Distribua o preparo nas forminhas preparadas e leve ao forno pré-aquecido em banho maria por mais ou menos 30 minutos. Esse tempo irá variar de acordo com o tamanho da forminha que for usar, ok? O topo deve estar douradinho e o recheio estará semi cozido, já que fica um creminho no fundo bem gostoso. Se quiser deixar mais sequinho também fica bom. Retire do forno e deixe esfriar.

Super prática não é mesmo? Para um cafézinho, chá, suco...ou até mesmo sem nenhum acompanhamento elas ficam boas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...