segunda-feira, 17 de maio de 2010

Bolo de Banana Caramelada

Eu não sou a maior fã do mundo de bananas, acho muito doce. Apesar da minha mãe ter insistido muito quando eu era criança, eu ainda não aprendi a comer com freqüência – embora sejam comprovados os benefícios de seu consumo.
Pois bem, na ultima semana, em uma visita a casa dos meus sogros, eu fui presenteada com um cacho de bananas nativas da casa deles. Ou seja, irrecusável.
Ainda estavam verdes e eu tive a semana inteira para pensar em que fazer com aquelas belezinhas quando estivessem maduras. Bom, na sobremesa, eu passo a olhar com outros olhos esse fruto. Mas desde que não seja algo muito doce. Por exemplo: uma banana flambada com sorvete de natas...aí sim, estamos falando meu idioma! Não é muito doce, tem um leve sabor alcoólico no final e...tem sorvete! Delícia mesmo!

Continuando a procura da receita, não seriam bananas flambadas. Eu tinha saído para almoçar fora e não resisti a sobremesa. Ou seja, sem mais sobremesas por hoje – até por que eu ainda tinha torta na geladeira e sorvete no freezer. O que fazer então? Nessas horas a cabecinha parece que trava...mas para o bem de todos aqui de casa, eu lembrei dos bolos que minha mãe fazia. Super Confort food, não é?

Lá fui eu a procura dessa receita. Não encontrei. Minha mãe não atendeu o telefone...buá, buá, buá! Refúgio? A boa e velha internet! Tá que eu poderia ter procurado antes, mas eu queria o bolo da mamãe, aquele com gostinho de estória, sabe?
Bom, sem fazer feio, eu encontrei essa receita no blog da Paula, o Cookie Shop e adaptei um pouco. Super rápido e uma delícia! Eu fiz meia receita e rendeu bastante...portanto Meninas e Meninos, não se assustem com a quantidade! Se fizerem uma receita inteira vai ser o suficiente para uma forma de 21x21cm muito bem servida...ou uma de 25x25cm com a espessura mais fina.

O Amor chegou do passeio de bike e já foi recebido com uma fatia do bolo morninho e uma bela porção de chantilly.

E eu? Fui retribuída com beijos e abraços!



Tempo de Preparo: 20 Minutos (+ 40 minutos de Forno)
Rendimento: 3 Bolos de 15x6CM

Ingredientes para a camada de bananas:

¾ xícara de açúcar
5 bananas maduras (não pode estar meio verde, senão elas ficam duras)

Ingredientes para o bolo:

1 xícara farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1/2 colher (sopa) de fermento em pó químico
4 ovos separados
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara açúcar
½ colher (chá) de essência de baunilha
½ colher (sopa) de rum claro
1/2 xícara de leite

Modo de Preparo:

1. Faça a camada de bananas. Corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento. Reserve.

2. Distribua o açúcar igualmente nas assadeiras que for usar (pode ser 3 pequenas como a que eu usei, ou uma quadrada de 21x21cm ou uma redonda de 25cm), e leve ao fogo para caramelizar o açúcar, use um pano ou luvas para segurar a forma e não se queimar. Quando estiver bem derretido e com uma cor castanha (não deixe escurecer muito para não amargar), distribua o caramelo pelo fundo e laterais da forma.

3. Distribua as bananas sobre o caramelo, com a parte cortada para baixo. Tente colocar as bananas bem próximas entre si e das laterais da forma, assim será mais fácil de desenformar. Reserve.

4. Prepare o bolo. Pré aqueça o forno a 180°C. Em uma vasilha, peneire a farinha, o amido de milho e o fermento. Reserve.

5. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as gemas até formar um creme claro e fofo. Adicione a baunilha e o rum e bata mais um pouco.

6. Ainda batendo, adicione a mistura de farinha em três adições, alternando com o leite. Bata somente até estar homogêneo. Reserve.

7. Bata as claras em neve firme com uma pitada de sal e com uma espátula grande, incorpore-as a massa delicadamente.

8. Despeje a massa sobre a camada de bananas e asse por 40 minutos, até estar dourado e o palito sair seco. Deixe o bolo esfriar um pouco, mas desenforme morno.

Sirva ainda morno com uma porção de chantilly salpicado com canela.



10 comentários :

  1. Ola, Stefania :)
    Queria registrar uma sugestaozinha...
    Se por acaso ainda tiver alguma banana bem madurinha dando sopa por ai, vale a pena tentar a "sobremesa de banana" da Paty do Technicolor Kitchen:
    http://technicolorkitchen.blogspot.com/2009/07/sobremesa-de-banana-e-caramelo.html
    Ela eh facilima de fazer e o sabor surpreende, muito bom. Servida com iogurte natural quebra um pouco o doce da banana.
    Beijocas, Carol

    ResponderExcluir
  2. Stef, thanks for visiting and leaving your comment in my blog. I came to your blog and I am very impressed.

    Love most of the recipes. Just got to get them translated. No big deal....

    Like this caramelized banana cake, just love it. I will come here more often.

    Meanwhile, I hope you are well and busy baking :-)

    Sawadee from Bangkok,
    Kris

    ResponderExcluir
  3. Que espetáculo! Suas fotos são mesmo lindas e as receitas, maravilhosas. Tô de olho na sua torta de mascarpone e morangos, hummm...Bj, lindona.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!

    Dica anotadíssima...da proxíma vez que tiver bananas maduras por aqui elas já terão endereço certo! Adoro iogurte na sobremesa...acho que dá um toque de acidez essencial na maioria delas!

    E com vocÊ, tá tudo bem?

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Hi Kris!

    Thanks so much for visiting my blog! I really love "Bake in Paris", it is so inspiring and the photos...ufff, wonderful!

    If you need any help with recipes translations, do not hesitate to ask me, ok?

    Regards!

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula!

    OBrigada pela visita! Eu sempre que posso dou uma passadinha lá no Cookie shop e sempre vejo uma dica ou receita boa como essa!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi Téia!
    Tudo bem?

    Seja bem vinda! Eu já sou leitora habitual do banquetes e lanchinhos...e adoro a receita do mousse de chocolate com contreau...já tá na minha to do list há algum tempo, só preciso comprar a bebida e testa!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  8. Amo bolo de banana caramelada, é um dos meus favoritos!!!
    Ficou lindo...
    Bjos,
    Eliane

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...