sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mistura para Bolo Caseira

Com o tempo contra mim, essa semana eu não tive muito tempo para cozinhar. Tá, eu sei que muita gente pensa...tempo nós arrumamos! Bom, eu também acho, mas realmente estive exausta todos os dias dessa semana. Com a correria no trabalho é realmente complicado. E as outras atividades que você também não pode deixar de lado, não é? Isso é por que ainda não sou mãe...mas logo a situação muda...
Bom, mas com essa correria toda não dá para ficar muito tempo na cozinha - infelizmente. Por isso a idéia de hoje é uma receita prática como as mulheres de hoje, e que facilita muito o preparo de bolos nesses dias que não temos muito tempo.
A melhor parte é que podemos fazer uma boa quantidade e guardar na geladeira por até três semanas. Na hora de usar? Basta acrescentar os ingredientes molhados para um bolo simples. Para um bolo de chocolate, basta acrescentar 1/3 de xícara de chocolate em pó. Para um bolo de maçãs, acrescente maçãs cortadas, mais um pouco de açúcar e canela. Para um bolo de laranja ou limão? Acrescente raspas da fruta desejada. Mais prático impossível, não é? Até por que você pode fazer diversas variações com cobertura e recheio...com o resultado de um bolo simples para café até um bolo mais elaborado para uma comemoração.
O nosso preferido aqui é o bolo de cenoura e chocolate...ou seria o bolo de banana...hummm, dúvida cruel!

Pelo menos com o Amor ficando atleta, a boa notícia é que dá para variar bastante e não se preocupar com a balança...



Tempo de preparo: Pá pum
Rendimento: 1 forma de bolo com 26cm de diâmetro

Ingredientes para a farofa

2/3 xícara de leite em pó (pode usar o desnatado também)
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de gordura vegetal

Ingredientes para preparar a massa do bolo

3/4 xícara de água ou leite
4 ovos ligeiramente batidos
1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo

1. Coloque todos os ingredientes da farofa numa tigela e misture bem com a ponta dos dedos. Dessa forma você obterá uma farofa. Guarde em um vidro com tampa na geladeira até quando for precisar preparar um bolo (até 3 semanas).

Modo de Preparo da massa

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte um forma com manteiga e farinha. Reserve.
2. Misture a água/leite com os ovos e a baunilha. Adicione a mistura a farofa que já estava pré-preparada e bata bem na batedeira por aproximadamente 5 minutos. Despeje a mistura na forma e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos (faça o teste do palito).

Variações:

  1. Para bolo de chocolate, adicione 1/3 de xícara de chocolate com a mistura na hora da preparação do bolo;

  2. Para o bolo de limão, adicione raspas de 2 limões na preparação da receita;

  3. Para o bolo de banana, faça a preparação do bolo normal. Quando for colocar na forma, só despeje metade, cubra 3 bananas nanicas ou prata cortadas ao meio no sentido longitudinal e despeje a outra metade da massa. Você ainda pode fazer uma farofa de nozes para cobrir o bolo antes de assar. Misture 1 1/2 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de manteiga gelada em pedacinhos e 1 xícara de castanhas ou nozes picadas. Leve ao forno e deixe esfriar antes de comer.;

  4. Para o bolo de maçãs. Pique 3 maçãs em cubinhos e adicione a massa junto com 1 colher (sopa) de canela e 2 colheres (sopa) de açúcar. Asse por aproximadamente 40 minutos.

Receita de Bettina Orrico
Primeira foto: GettyImages

4 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...