De volta para casa! Que coisa boa! Estive essa semana em SP participando de uma auditoria no trabalho. Ou seja, sem tempo livre. Mas para mim isso não é o pior, o ruim é ficar longe do meu Amor, das minhas coisinhas em casa, e do blog também, né? Como fico feliz quando posso compartilhar minhas experiências com vocês e receber tantas respostas e comentários. É realmente muito gratificante! Mas agora já estou de volta e sentada na sala vendo Simpsons com o Amor um programa usual por aqui.
A parte boa da viagem é que além de resolver os problemas pendentes do trabalho eu tive oportunidade de conversar com uma amiga bem querida, a Marina. Foi realmente muito bom!
Mas agora vamos falar do que interessa, vamos falar de comida! Eu tinha feito essa receita no domingo durante o intervalo do jogo das 11:00h para o jogo do Brasil. A idéia veio por que as batatas estavam partindo dessa para uma melhor. Como aqui a lei é desperdício zero, eu optei por um pãozinho de batata para resolver esse problema. Nada melhor do que comer pãozinho quentinho, não é?
O único problema é que as batatas estavam sobrando mas a farinha de trigo não. Solução? Vou usar um pouco de semolina e ver no que dá...e deu super certo! Ficou macio, com um gostinho super especial e para fechar com chave de ouro comemos com manteiga e geléia, tudo de bom!
O Amor não viu o jogo do Brasil comigo pois resolveu andar de bike (ele não é fã de futebol), mas em compensação comemos pãozinho quentinho e terminamos o dia felizes da vida!
Tempo de preparo: 25 Minutos
Tempo de descanso da massa: 1 hora e 30 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 20-25 Minutos
Rendimento: 30 Pãezinhos (eu fiz meia receita e consegui 17 pãezinhos)
Ingredientes
800gr de farinha de trigo
200gr de semolina
80gr de fermento biológico fresco ou 1 colher (sopa) de fermento biológico em pó
150gr de açúcar
400gr de batata cozida e espremida
2 colheres (sopa) de sal
1/2 xícara de margarina (100gr)
2 ovos
1 ovo batido (para pincelar)
quanto baste de leite
Modo de Preparo
1. Em uma tigela, faça uma esponja com 100 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Deixe descansar durante 15 minutos. Após este descanso, misture todos os ingredientes e faça uma massa bem macia, sove um pouco até que ela fique bem lisa. Deixe a massa descansar por mais 30 minutos em local seco. Após o perído de crescimento, modele bolinhas de 70gr cada uma, coloque-as em 2 assadeiras previamente untadas e espere novamente o crescimento durante uns 40 minutos.
Pré aqueça o forno a 200° C. Pincele os pãezinhos com o ovo batido e leve para assar por aproximadamente 20 a 25 minutos, ou até que dourem.
Observação: Vaporize bem o forno, com água, antes de levar os pães para assar. Para vaporizar o forno você pode utilizar um spray de jardinagem com água, algumas borrifadas dentro do forno são suficientes. Outra forma é colocar dentro do forno, enquanto os pães estiverem assando, uma travessinha com água ou gelo. Três copos de água ou uns 12 cubinhos de gelo são suficientes.
Receita adaptada de Benjamin Abrahão
Stef, os pãezinhos parecem maravilhosos.. E o melhor é que tenho todos os ingredientes em casa.. Eba!!!
ResponderExcluirBeijão!
Stee!!! Eu sou doida por pão de batata!! Nunca fiz! adorei sua receita, pareceu seu bem facil! aqui em casa a nós tbm somos zero disperdício!!
ResponderExcluirTorcida total hj hein!!
Bjao
Oi Stefânia!!!Nada como a casa da gente, não é??Eu adoro viajar, mas sempre curto muito a volta para casa!!
ResponderExcluirAdorei teus pãezinhos, já copiei a receita e vou experimentar. Beijos
Oi Stef!
ResponderExcluirNada como a casa da gente né?
E esse pão, deu pra sentir o cheirinho daqui!! Já imaginei um queijo derretendo nele hahahaha
E que joguinho hoje heim? Tomara q segunda seja beeem melhor!
Bom fds, beijos,
Pri.
p.s.: qdo coloco meu email diz q que a URL contém caracteres inválidos :(
Oi Re,
ResponderExcluirQue bom que gostou! Os pãezinhos são simples e saborosos! Ótima pedida para uma tarde com a família.
Beijos e bom fim de semana!
Oi Fe!
ResponderExcluirE o jogo, hein? Que mixuruca...mas pelo menos conseguimos nos animar com um simples pão de batata, não é?
Beijos e vamos esperar a segunda!
Oi Inês!
ResponderExcluirEu também adoro viajar, mas adoro mais ainda a minha casa mesmo. Mas ainda quero viver fora do Brasil, nem que seja por uma temporada...
Que bom que gostou dos pãezinhos, se fizer me conta, tá?
Beijos e bom fim de semana!
Nossa Pri, nem me fala! Fiquei até com dor de cabeça depois de ver esse jogo...muita falta e pouco toque de bola...
ResponderExcluirOs pãezinhos são tão bons...aqueles com jeito de casa, sabe? Delícia!
Quanto ao comentário, vou dar uma olhadinha no código...tô apanhando ainda, mas vamos ver o que consigo fazer, tá?
Beijos e bom fim de semana!