domingo, 13 de junho de 2010

Lasanha ao Ragu de Três Carnes e Gruyère


Desde que eu o Amor estamos juntos, eu ainda não tinha feito lasanha. Para mim um fato muito estranho, visto que é um dos meus pratos favoritos de massa.
Neste sábado eu acordei cedo (para ver os jogos da manhã), e comecei a preparar a Lasanha. Olho na panela e olho na TV, foi assim que fiz o ragu e o molho branco. Tivemos um intervalo entre o primeiro e o segundo jogo do dia, e foi o tempo para montar os pratos com mais calma.
Voltei para frente da TV e deixei os refratários descansando...pouco antes do fim do primeiro tempo, liguei o forno e alguns minutos depois coloquei a lasanha pra assar.
A boa notícia é que acertei o resultado dos jogos da manhã, o que me proporciona nesse estágio um dos primeiros lugares do bolão do trabalho e, a possibilidade de deixar um monte de marmanjões que dizem que mulher não entende de futebol para trás (rs).
Voltando a lasanha, o que me incomoda na verdade são as fotos. Vocês vão perceber que eu só tirei foto da lasanha no refratário que foi ao forno. O motivo? Nunca, mas nunquinha mesmo, consegui cortar uma lasanha e deixar ela com cara daquelas que vemos nas capas dos pacotes da massa...as camadinhas bem bonitas, separadas...uma graça. A minha fica uma coisa única...muito saborosa, mas nada parecido com aquelas de capa de revista.
Então, por enquanto, vou me contentar. Mas vou continuar tentando, um dia dá certo, né?



Tempo de Preparo: 2 horas
Rendimento: 4 a 5 Porções

Ingredientes para o ragu de três carnes

2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
1 talo de salsão picado
1 cenoura picada
200g de carne moída (Use uma carne magra - eu usei patinho)
150g de carne de porco moída
150g de linguiça (retire a pele e "desmonte" a linguiça)
1/2 xícara de vinho tinto seco
1/2 xícara de leite
Uma boa pitada de Noz-Moscada ralada na hora
800g de tomate em lata picado (2 latas)
500ml de caldo de legumes
Sal e Pimenta-do-reino

Modo de preparo do ragu

1. Derreta a manteiga e o azeite em uma panela com fundo reforçado, em fogo baixo. Acrescente a cebola, o salsão e a cenoura e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 15 minutos. Até ficarem macios e sem cor (esse é o famoso Mirepoix). Acrescente as carnes e tempere com o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo médio, até que a carne fique rosada.l
Coloque o vinho e deixe ferver, cozinhe lentamente por 20 minutos, ou até o vinho evaporar. Adicione o leite e a noz moscada e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até evaporar o leite. Junte os tomates e cozinhe sem a tampa em fogo muito baixo, por mais ou menos 1 a 1 hora e meia (Depende do seu tempo). O molho fica bem grosso, por isso acrescente o caldo de legumes aos poucos cada vez que o molho começar a grudar no fundo da panela.
 
Ingredinetes para o molho branco
 
1 litro de leite
80g de manteiga sem sal
1/2 xícara de farinha de trigo
Noz moscada ralada na hora
Sal e pimenta branca
 
Modo de preparo do molho branco
 
1. Leve o leite em fogo baixo até que esquente bem (Não deixe ferver). Em pararelo, em outra panela, prepare o roux branco, leve ao fogo médio 60g da manteiga e deixe derreter, acrescente a farinha e deixe cozinhar por 1 minuto, mexendo sempre. Desligue e deixe amornar por uns 3 minutos. Ligue o fogo novamente e vá acrescentando o leite aos poucos, mexendo constantemente com um fouet (esse processo é muito importante, se o leite não estiver quente ele vai formar grumos na farinha e o seu molho não vai ficar sedoso).
Ferva a mistura, tempere com sal, pimenta branca e noz moscada e abaixe o fog, cozinhando lentamente por 5 minutos. Desligue o fogo.
 
Se não pretende usar o molho imediatamente, espalhe a manteiga remanescente sobre a superfície dele e tampe para evitar a formação de uma crosta.
 
Ingredientes para a montagem
 
Folhas de lmassa para lasanha (eu usei a da marca Barilla)
150g de presunto cozido
150g de queijo gruyère ralado no ralo grosso
 
Montagem
 
1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Unte com manteiga o fundo e as laterais de um refratário de cerâmica ou vidro. Comece com uma folha de lasanha e vá alternando com os molhos, queijo e o presunto. Termine com uma camada de molho branco e salpique com o queijo ralado. Não sobreponha mais que 3 camadas de massa.
Se desejar que a superfície core perfeitamente, disponha pedacinhos de manteiga sobre a massa (na última camada).
Antes de levar o recipiente ao forno, é bom limpar cuidadosamente o lado de fora da vaislha de eventuais transbordamente para que não queime no forno.
Leve ao forno pré aquecido até que a superfície fique corada. No meu caso foram 30 minutos, pois a massa precisava de pelo menos 20 minutos para cozinhar.
 
Deixe esfriar por uns 10 minutos e sirva.
 
 

6 comentários :

  1. Stefânia, vc judiou de mim agora!
    Esta lasanha está incrível! Não importa que não esteja em camadinhas bonitinhas! Mesmo assim parece estar muito bom.
    Uma ótima pedida para um almoço de domingo, ou como no seu caso à dois!

    Estômagos: preparem-se para roncar!
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ih, minha querida, pois então somos duas! Mas o meu caso é um pouquinho pior: além das camadas nunca ficarem certinhas, às vezes coloco molho demais, às vezes de menos.
    Gostaria de ver o interior porque esse ragu de três carnes promete, hem?!
    Imagino como tudo isso ficou saboroso!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Stef!
    Que ótima combinação do sanduíche, adoro camembert! Agora me diz uma coisa, que marca é a geléia? Porque acho que ainda não vi por aqui essa de pera...
    E essa lasagna, linda! Ontem fomos almoçar na vizinha e teve lasagna de carne seca, uma delícia tb!
    E quem diria que vc gosta tanto de futebol, heim??! Qual o palpite pra amanhã? Já quero colocar no meu bolão! hahahaha
    Boa semana, beijos.

    ResponderExcluir
  4. OI Jean!

    Nossa, sabe que eu fiquei com vontade de comer denovo?! É realmente uma ótima pedida, principalmente para os dias mais frios...

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ta!

    Então, lasanha é sempre assim né? Fazemos no olho...as vezes acontece isso...rs

    Quanto as camadinhas, infelizmente eu não tirei foto, mas posso dizer que o ragu é tão bom quanto parece!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri!
    Como foi o fim de semana? E o dia dos namorados? Depois me conta se fez alguma coisa.

    Então, a geléia é da marca Saint Dalfour, é uma marca francesa que não leva açúcar, tem vários sabores além da pera, tipo frutas vermelhas, româ (deliciosa) e por aí vai...eu só compro ela.

    E o futebol, tô na torcida...tentando ver todos os jogos, mas o ruim é que a maioria é na hora do trabalho. Mas vamos nos virando, não é?
    Eu coloquei no palpite do bolão do trabalho 3x0 para o Brasil. Agora é só torcer!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...