Sábado, dia dos namorados, uma data tão esperada. Fiquei a semana toda pensando no que fazer para um jantarzinho especial para mim e para o Amor. Pensei tanto, mas tanto...que não cheguei a uma conclusão. Minha idéia inicial era aproveitar o frio e fazer fondue. Mas depois de folhear um livro inspirado na culinária italiana, me deu vontade de fazer um ravioli. Não feliz, peguei um livro da Laura Calder e pensei em testar uma receita de Pato com frutas vermelhas. Nessa indecisão, falei para o Amor: "Vamos aproveitar e conhecer aquele Bistrot francês que eu estava ansiosa por ir?". Ele disse: "Sim, tudo para agradar o meu amorzinho".
Bom, liguei lá e já não aceitavam mais reservas, mas a simpática moça que atendeu ao telefone disse que se chegássemos por volta das 22:00h já teriam mesas disponíveis. Ok, até então estava tudo certo. Por volta das 22:30h saímos de casa rumo ao restaurante. Tudo lindo, estilo "Campagne"...mas na hora de ver o cardápio uma decepção. Eles haviam feito um cardápio especial para a ocasião.
De entrada, uma salada de folhas com cogumelos frescos e molho de balsâmico. Boa, mas nada de especial.
Como prato principal, 2 opções de carne, 1 de peixe e 1 de pato. Para a sobremesa, crepe suzette ou uma mini tarte tatin. Eu escolhi um fillet au poivre vert e o Amor escolheu pato assado. De sobremesa os dois fomos de tarte tatin. Que não estava nada boa. Enfim, o preço foi extremamente ganacioso (R$ 89,00 p/ pessoa) e o cardápio oferecido não atendeu as espectativas.
Bom, voltei para casa pensando: "Como alguém consegue fazer uma sobremesa de maçãs ficar ruim? Como?".
Essa indagação ficou em meus pensamentos durante todo o domingo. Pensei: "Vou fazer algo com maçãs e tirar isso da minha cabeça". Sim, isso seria o mais sensato a fazer. Esperei o jogo da Alemanha terminar e corri para a cozinha de posse da receitinha guardada há alguns meses. A Paula, do CookieShop, havia dito que era o melhor bolo de maçãs do mundo, não seria eu a discordar, não é? Vou testar! Seria o meu primeiro bolo de maçãs.
Pois bem, o Amor havia saído para dar um passeio de bike com um amigo nosso e quando ele chegou ainda estava fazendo o bolo. Foi só o tempo dele tomar banho, eu preparar um sanduba para ele...mais uns minutinhos e TCHARAM! Bolo pronto!
O bolo ficou uma delícia! Tudo aquilo que a Paula falou....mas a dúvida ainda permanece. Como conseguiram?
Tempo de Preparo: 20 Minutos (+45 Minutos para assar)
Rendimento: 10 a 12 Porções
Ingredientes
3 ovos
1 e 1/3 xícara de óleo vegetal (Eu usei canola)
1 e 2/3 xícara de açúcar (A receita original pede 2 xícaras)
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó (A receita original pede bicarbonato)
3 maçãs gala grandes descascadas cortada em cubinhos (A receita original pede 4 maçãs médias)
1 xícara de nozes picadas grosseiramente
Modo de preparo
1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Misture os ingredientes secos (farinha de trigo, canela, sal e fermento em pó) em uma tigela e reserve. Na batedeira bata os ovos com o óleo e o açúcar por aproximadamente 5 minutos, ou até obter um creme bem claro. Ainda na batedeira, acrescente os ingredientes secos aos poucos (1/4 xícara por vez) até que tudo esteja bem incorporado. Retire o bowl da batedeira e acrescente as maçãs picadas e as nozes. Disponha a mistura na forma desejada. Eu usei uma forma redonda de 18cm, mais duas de 8 cm.
Leve ao forno pré-aquecido por 45 minutos, ou até que o famoso palito saia seco.
Ficou bem lindo e mimoso...adorei a apresentação!
ResponderExcluirOi Stef, bom dia!
ResponderExcluirHummm deu pra sentir o cheirinho daqui, que delícia!!! E essa fita, que fofa :)
Acabou não saindo jantar no sábado porque fomos num aniversário rsrsrs! Mas fiz uma das minhas sobremesas preferidas, de maracujá!!!
Hoje acho que vamos sair, depois te conto!
Bom jogo por aí, beijo.
Ai daria tudo por um pedacinho desses agora..rsrsrs Bolo de maçã é tudo de bom!!!Ficou lindo também!!
ResponderExcluirQue pena o cárdápio do restaurante ter deixado a desejar bem no dia dos namorados...Aqui fez muito frio, acabamos em casa mesmo , ganhei chocolates,vinhos e um manacá da Serra de mais de 1 metro...rsrsrs
Ahhh já sei qual a receita, uma de vidro altinho né? Vou procurar a de pera!!! ;)
ResponderExcluirA maçã é uma fruta muito interessante, desde fresca e crocante até amolecida no fogo. Realmente é difícil estragar uma receita.
ResponderExcluirO teu bolo me lembra aqueles bolos conventuais. Adoro esse aspecto.
Enfim, outro blog muito interessante que não conhecia e passo a seguir.
Puxa Stefania, passei pela mesma experiencia num dia dos namorados ha varios anos atras em Sao Paulo, quando fui num restaurante tailandes todo chicoso, que tinha um menu "especial" mequetrefe e decepcionante... Hj em dia evito sair pra jantar nessas datas muito populares.
ResponderExcluirO bolo de maca parece delicioso, deu pra sentir o cheirinho daqui... E parece tao facinho... Ja sei o destino das macas que estao la sentadinhas na fruteira, hehe ;)
Beijinhos, Carol
Oi Patrícia!
ResponderExcluirObrigada pelos elogios! O Clafoutis de Cerejas do Coco e Baunilha está lindo!
Beijos!
Oi Pri!
ResponderExcluirQue sobremesa é essa? Também adoro sobremesas de maracujá...depois conta, viu?
E então, saiu ontem?
Beijos!
Oi Paulo,
ResponderExcluirSeja bem-vindo!
Concordo plenamente com você. A maçã é realmente uma fruta muito versátil. Um tanto outonal quando cozida ou assada e realmente encantadora em outras preparações.
Visitei o portal de gastronomia o qual você e sua namorada mantém. Achei super completo, lindas fotos e com ótimas dicas, parabéns!
Espero vê-lo por aqui mais vezes!
Abraços!
Oi Carol,
ResponderExcluirTudo bem? Muito frio por aí?
Então, acho que agora aprendi e vou fazer como você. Vou evitar restaurantes nesse período!
Se fizer o bolo me conta, tá? E o mousse de papaia, você fez?
Beijos!
Ai que lindo Cíntia! Mas me diz uma coisa...o que é uma Manacá? (rs)
ResponderExcluirBeijos!
Manacá da serra é uma árvore florida,é das minhas preferidas, tem flores que variam do branco ao lilás, em tons graduais , estão muito floridas essa época do ano...são lindas !!!
ResponderExcluirDeu água na boca! Vou testar essa receita e volto aqui pra dizer como ficou! Bjs. Tricia
ResponderExcluirComo você é caprichosa hein menina!?
ResponderExcluirUm mimo esse bolo com lacinho e tudo!
Vou tentar essa receita lá em casa estava doida para fazer algo com maças, ainda bem que vim futricar o seu blog!
Um beijo
sarah
tricotandonacozinha.blogspot.com
Stefânia querida! Que pecado é esse bolo O meu não ficou nem parecido com o seu mas tenho certeza que o sabor sim! http://tricotandonacozinha.blogspot.com/2011/10/bolo-de-maca-e-eu-definitivamente-nao.html
ResponderExcluirDe uma olhadinha lá! Mais uma vez suas receitas fazendo a alegria la em casa!
beijos
sarah