terça-feira, 27 de julho de 2010

Risotto de Gorgonzola com Maçãs e um Molho Super Especial de Cenoura e Ervas

A minha mãe costuma dizer o seguinte: “A Stefânia gosta tanto de queijo que come ele até mofado...” rsrss.

Bom, o que ela quer dizer com isso? Ela quer dizer que sou apaixonada por queijos, desde os queijos azuis (que ela chama de mofados) até aqueles mais artesanais que encontramos pelo interior do Brasil. Enfim, falou em queijo é comigo mesmo!

Mas como nem tudo são flores, por conta da enxaqueca a minha nutricionista havia me proibido de comer derivados de leite em geral, o que portanto engloba queijos...mas cá para nós, vocês realmente acham que eu segui? Claro! Somente por 1 mês...né?! Afinal de contas eu não sou de ferro...

Os queijos de sabor forte são os meus preferidos. E embora muita gente pense o contrário, eles são muito versáteis na cozinha também. Podem ser servidos desde entradas até a sobremesa. Sim! Queijo e fruta é um casamento perfeito (Olha o queijo minas e a goiabada aí para provar!) e que agrada a multidões. O queijo gorgonzola casa muito bem com pêra... eu também gosto de comer ele puro com pimenta rosa. O grana padano eu gosto de comer com mel... o chevre com geléia...e por aí vai...as possibilidades de combinações são infinitas.

E foi isso que tentei fazer no meu almoço de hoje, tentei fazer uma combinação que nunca havia provado, mas que de certa forma estava me deixando com água na boca...gorgonzola com maçã! Como era dia de trabalho, o risotto foi minha escolha. Afinal de contas é rápido, fácil e delicioso.
Para dar um toque especial e para acompanhar o fillet eu fiz esse molho de cenoura com ervas. Outro casamento perfeito, não acham?

O Amor não provou, mas tenho certeza que ele aprovaria e repetiria. O que me traz a conclusão que terei que repetir a receita...que esforço, hein?! Rs



Tempo de Preparo: 30 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes para o risotto

1 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
1 e ½ colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
1/2 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de legumes
1 Maçã vermelha picada em cubinhos (Eu usei gala)
30g de queijo gorgonzola de qualidade
1 colher (sopa) de parmegiano reggiano ralado (ou parmesão) (Opcional – Se não gostar de um sabor muito acentuado não use)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ingredientes para o molho de cenoura

1 cenoura média descascada e cortada em cubos grandes
500ml de caldo de frango
50g de manteiga
Tomilho fresco picado a gosto
Alecrim fresco picado a gosto
Sálvia fresca picada a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Prepare o molho. Em uma panela, coloque o caldo de frango e adicione a cenoura. Cozinhe-as até que fique macia. Bata tudo no liquidificador e depois coe em peneira fina. Leve novamente ao fogo e deixe reduzir pela metade. Desligue o fogo, acrescente as ervas e a manteiga. Bata com a ajuda de um fouet até que a manteiga fique totalmente incorporada. Se necessário, tempere com sal e pimenta.

2. Enquanto o molho está no fogo, prepare o risotto. Em outra panela, aqueça o caldo de legumes e deixe o mesmo em fogo baixo.

3. Aqueça em fogo médio 1 colher (sopa) de manteiga e acrescente a cebola. Deixe refogar até que a mesma fique translúcida. Adicione o arroz e deixe refogar por alguns instantes. Aumente para fogo alto e despeje o vinho branco e mexa até que o mesmo evapore e seque 2/3 do líquido na panela. Vá adicionando o caldo de legumes, concha a concha mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta - tome cuidado na hora de temperar pois o gorgonzola é bastante salgado. Mexa até o arroz ficar al .dente. Apague o fogo e acrescente o queijo gorgonzola, a maçã picada e a ½ colher restante de manteiga e o queijo ralado (se for usar). Tampe a panela e deixe descansar por 2 minutos. Sirva imediatamente decorando o prato com o molho de cenoura e um fio de azeite.

8 comentários :

  1. Stêfania querida, que risotto lindo!!! Deve ter ficado divino, vou fazer sem dúvida. Outro dia fiz a sopa de abóbora e concordo que o toque está no creme azedo e no bacon, hummm. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. amiga, me dê a mão! Eu sou louca por queijo! Não tiro da minha vida de jeito nenhum....tem vezes que reduzo um pouco mas sempre temos em casa. Se tem uma coisa que não economizamos aqui em casa é nisso. E assim como vc tbm adoro comer um gorgonzola puro, assim como brie....e por aí vai..rs
    Adorei esse risotto, já fiz um de gorgozola com pera umas 3 vezes ( um dos meus favoritos) é mto bom!
    bjao

    ResponderExcluir
  3. Ai fiquei babando com esta receita! Deve ter ficado maravilhosa!
    Eu adoro queijos!!! Ainda mais o de sabor acentuado! Fiquei imaginando com o parmegiano reggiano!!!
    Bjuu
    Pri

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabi!

    Que bom saber que fez a sopinha! É super reconfortante, não é?
    E esse risotto...hummm...deu vontade de repetir! Com certeza vale a pena!

    Beijo grande e obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Fe! Amigas do queijo então! Eu tenho que ir naquela loja que você falou lá no Ceasa...vou entrar de férias em agosto e com certeza vou dar uma passadinha por lá!
    Eu também adoro a combinação de pera e gorgonzola, inclusive tô querendo fazer aquela sua receita de pera com gorgonzola há tempos...acho que vou aproveitar o embalo...

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri!

    Então você vai amar esse risotto, ficou com gostinho 10 de queijo, tudo bom!

    Beijo grande e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  7. Huumm! Este risoto foi perfeito! Também adoro gorgonzola, uso em várias receitas. Hoje mesmo fiz um molho de cachorro-quente e o toque final foi com este apetitoso queijo...meu marido também adora!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Hummmm Sabrina, adorei a idéia! Deve ter ficado tudo de bom!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...