sábado, 19 de junho de 2010

Gnocchi com Shitake e Molho de Gorgonzola

Brrrrrrrr...aqui tá um friozinho tão gostoso....brrrrrr! Adoro essa época, adoro frio! Se não fosse a umidade tão baixa aqui em Brasília...eu diria que queria o ano todo com esse clima.
Estou escrevendo o post com meia no pé, casaco de moletom e pensando em buscar um cobertor. O que é curioso? São 14:00h!
Com esse frio tão gostoso, e após o primeiro jogo da manhã (Holanda x Japão) eu fui para a cozinha pensar no que fazer para o almoço. Olho na geladeira, olho no freezer...hummmm, para ver o segundo jogo do dia, eu tinha que pensar em algo rápido e que esquentasse. No freezer eu tinha gnocchi congelado, só esperando ser cozido e um molho para acompanhá-lo. Opa! Isso já estava ficando mais fácil...na geladeira, cogumelos frescos e queijo gorgonzola...hummmm, meu estômago dessa vez ajudou. Quando eu olhei para o queijo gorgonzola ele roncou. Que maravilha! Seria esse o molho!
Piquei os cogumelos. Reservei. Piquei o queijo. Reservei.
Voltei para frente da TV, comecei a ver o segundo jogo (Austrália x Gana). O jogo não estava muito bom...ah, quer saber? Vou voltar para a cozinha e fazer uma sobremesa! A Querida Laura Calder fez essa sobremesa no seu programa e me deixou curiosa para tentar...corri para o livro dela e peguei a receita. Olho na geladeira. Oba! Tudo disponível! Ok, je vais faire une galette de fraise. Seguindo o mesmo tema de comida para o frio...essa sobremesa é legal por que deve ser servida morna.
Bom, com o cardápido decidido e com receitas simples de fazer...eu tive mais tempo livre para paparicar o Amor.
Melhor do que o frio, é estar frio e ter o seu Amorzinho do lado para esquentar! O Cobertor? Já não preciso mais....



Tempo de Preparo (Incluso o tempo de preparo do Gnhocci): 45 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para o Gnocchi

1 Kg de batata
Noz moscada ralada na hora
Aproximadamente 300g de farinha de trigo (Pode ser que use um pouco mais para polvilhar)
2 gemas
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino

Ingredientes para o Molho

1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de caldo de cogumelos (ou legumes)
125g de queijo gorgonzola cortado em pedaços pequenos
1 pitada de noz moscada ralada na hora
1 pitada de pimenta caiena
Sal e Pimenta do reino a gosto
3 colheres (Sopa) de azeite de oliva
350g de cogumelo shitake fresco cortado e fatias (Ou algum outro cogumelo de sua preferência)

Modo de Preparo

1. Prepare o Gnhocchi. Coloque as batatas com casca em uma panela com água fria e tampe. Quando ferver, diminua o fogo e deixe por mais 20 minutos, até que estejam bem cozidas. Retire do fogo e escorra. Descasque as batatas enquanto ainda estiverem mornas e passe-as no espremedor, para fazer uma massa leve e macia. Coloque o purê em uma tigela grande e junta e noz-moscada e tempere. Acrescente metade da farinha de trigo, a gema, a manteiga e o queijo parmesão e misture delicadamente o mais rápido possível (Se necessário acrescente mais farinha), com os dedos até adquirir uma consistência grumosa.

2. Retire da tigela e amasse cuidadosamente em uma superfície limpa até que forme uma massa suave e maleável. Acrescente mais farinha se a mistura estiver muito úmida, mas cuidado para não trabalhar demais a massa, pois o gnocchi pode perder a leveza.

3. Divida a massa em 3 pedaços e faça rolos da largura de um dedo. Corte em pedaços pequenos (Aprox. 2,5cm) com uma faca afiada. Passe para uma assadeira forrada com farinha e deixe descansar por 10 a 20 minutos.
 
4. Prepare o molho. Em uma panela leve ao fogo médio o creme de leite fresco e o caldo de cogumelos. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe a mistura reduzir até 1/3 do total (aproximadamente 10 minutos). Acrescente o queijo gorgonzola e misture bem até que ele dissolva. Acrescente a noz moscada, as pimentas e tempere com sal (Cuidado para não salgar demais - uma vez que o gorgonzola já é salgadinho). Retire do fogo, tampe e reserve.
 
5. Disponha água em uma panela, coloque 1 colher (chá) de sal, e leve a ferver. Enquanto a água ferve, prepare os cogumelos. Leve ao fogo médio/alto uma panela grande e aqueça o azeite. Quando o azeite estiver quente, acrescente os cogumelos e refogue até que eles tenham soltado toda a água, aproximadamente 4 minutos. Reserve.
 
6. Quando a água já estiver fervendo, cozinhe os gnocchis até que eles subam a superfície. Com a ajuda de uma escumadeira, retire os gnocchis da água e coloque na panela com os cogumelos. Misture bem e acrescente o molho de gorgonzola reservado. Verifique os temperos e sirva imeditamente.
 
 
 
Receita adaptada daqui.

9 comentários :

  1. A cara dele já diz tudo, um luxo!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ste querida, estamos na mesma Brasília?? hehe...estava de camiseta passando um calor danado hj!!hehehe Fala a verdade, vc ligou o ar condiconado na sua casa né!!?!!hehe
    Adorei a receita (mais uma vez!!)Ontem me inspirei na sua torta de mascarpone com morangos! (maior sucesso!)
    O proximo teste será sua sopa!!
    Bjao e bom domingo (torcidaça amanha no jogo!!!eeeeeeeeee!!!!)

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani!

    Obrigada! Ele é realmente tão bom quanto aparenta. Se tiver oportunidade não deixe de tentar!

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe!
    Tudo bem?

    Ahhh, aqui tá frio simmmmmm....essa Brasília tá geladinha...principalmente aqui no Lago Norte (Eu estou passando esse mês na casa dos meus sogros pois eles estão viajando).

    Você vai postar a receita da torta? Tô louca para ver como ficou! Ela é realmente uma delícia!

    E a sopinha da Pri é tudo de bom, nesse "friozinho" do Lago Norte cai como uma luva.

    Beijos e vamos torcerrrrrrrr!

    ResponderExcluir
  5. Que nhoque maravilhoso... Deu vontade de fazer!!!
    Amei...
    Bjos,

    Eliane

    ResponderExcluir
  6. Oi Eliane!

    Você viu como é simples de fazer? Sabe o que eu sempre faço para adiantar? Quando vou fazer a massa de gnocchi eu sempre faço uma receita bem grande. Por exemplo, faço 2 receitas da postada acima. Daí eu congelo em porções individuai e na hora de cozinhar, é só tirar direto do freezer para a água fervente. Nesse caso o molho fica com o único trabalho do dia.

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ste! agoooora sim!! os lagos sao mais fresquinhos mesmo! e em casa ainda!!! hehehehe

    ResponderExcluir
  8. Uau, que receita deliciosa!
    E o blog de cara nova ficou muito bonito. Você tem um super bom gosto.
    Eu ando sumida porque esse doutorado tá me matando, mas sempre passo por aqui.

    bjocas

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju!
    Quanto tempo!!!

    Tava sumida mesmo, mas imagino como deve estar sua correria. Tá em Curitiba?
    Ah, comprei um livro com receitas para quem tem alguma restrição alimentar, como o glutén por exemplo. Lembre de você. Sempre estou fazendo receitas dele...

    Beijos e obrigada pelo "Alo".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...