sábado, 19 de junho de 2010

Croque-Madame - Um par mais que perfeito!


Oba! Até que enfim o Brasil desencantou! Um ótimo jogo, placar elástico, mas infelizmente terminamos  o jogo sem o Kaká...uma pena! Mas vamos em frente!
E por falar em coisa ruim, e a França, hein?! Que papelão nessa copa! Uma pena também! Embora minha torcida seja 150% para o Brasil, é muito ruim ver uma seleção de tradição passar por uma fase como essa que a seleção da França está passando.
E por falar em França, nunca escondi de vocês o quanto sou apaixonada pelo país, por sua cultura e principalmente por sua gastronomia.
Ontem já era tarde quando voltamos de uma caminhada pelo bairro, algo em torno de 6km (Bom, né?!), e a fome bateu...hummm...o que fazer? Um sanduíche é sempre imbatível nessa hora, concordam? E ainda no quesito comida francesa, os sanduíches que comi em minhas visitas ao país foram de longe os melhores que já provei! Então vamos lá, sanduíche francês para uma noite tão agradável.
Como a fome era grande, resolvi fazer um sanduíche um pouco mais completo...quase uma refeição! O escolhido de hoje foi o Croque Madame.
O croque-madame é uma variação do Croque-Monsier, mas com algumas mudanças mais que visíveis...como o ovo frito por cima por exemplo, o que na verdade para mim é o toque mais especial desse sanduíche. Fabuloso! Ou seria fabouleux?!
Bom, falando sobre a receita, muito simples assim como a do seu par, Croque Monsier. Rápida de fazer e como eu disse anteriormente uma refeição completa.

No fim, Amor contente e satisfeito!

E como diria minha mãe, melhor do que isso....só 3 disso!



Tempo de preparo: 30 Minutos (+15 Minutos de fogo e forno)
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para o molho (sauce mornay)

2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 e 1/2 de xícara de leite
1/4 colher (chá) de noz moscada ralada
1/4 colher (chá) de fleur de sel (se for usar sal comum, use menos para não ficar salgado - o sal refinado salga mais)
Pimenta-do-reino branca ralada na hora a gosto
1/4 xícara de queijo gruyère ralado
1/4 xícara de queijo grana-padano ralado

Ingredientes para o sanduíche

8 fatias de brioche (ou pão de forma normal)
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
8 fatias de presunto 
1 xícara de queijo gruyère ralado

Ingredientes para a cobertura

1 xícara de queijo gruyère ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
4 ovos
Sal e pimenta rosa a gosto

Modo de preparo

1. Prepare o sauce mornay, que é basicamente um molho bechamel com queijo. Derreta a manteiga em fogo baixo. Quando a manteiga estiver derretida, acrescente a farinha de trigo e deixe cozinhar por 1 minuto, mexendo sempre. Aos poucos e mexendo constantemente, acrescente o leite. Adicione a noz moscada, a pimenta branca e a fleur de sel (ou sal). Desligue o fogo e acrescente os queijos. Misture bem, tampe a panela. Reserve.

2. Para o sanduíche. Ligue o forno a 200 graus. Passe a manteiga em cada uma dos lados dos pães. Disponha-os em uma assadeira e leve ao forno por alguns instantes para tostar, retire a assadeira do forno, vire os pães e toste o outro lado, mas não deixe escurecer de mais. Essa etapa é necessária apenas para dar crocância no pão, mas ele deve permanecer macio por dentro. Retire a assadeira do forno, mas não o desligue. Passe 1/2 colher (sopa) em um dos lados de 4 fatias de brioche (ou pão de forma). Disponha 1 fatia de presunto em cada um dos pães onde você passou a mostarda. Coloque em torno de 2 colheres (Sopa) de gruyère em cada um dos pães. Sob o queijo, e em cada um dos sanduíches, adicione 1 colher (sopa) do molho mornay. Feche os sanduíches, regue com o restante do molho e finalize com o queijo gruyère.
Leve ao forno por aproximadamente 2 a 3 minutos, ou até que o queijo derreta.

3. Enquanto os sanduíches estão no forno, frite os ovos. Em uma frigideira anti-aderente acrescente a manteiga - cerca de 1/2 colher (sopa) para cada ovo. Frite os ovos até a consistência desejada. O tradicional é deixar a gema ainda mole.

Retire os sanduíches do forno e disponha em cima de cada sanduíche, um ovo frito. Tempere com pimenta e sal. Sirva imediatamente acompanhado com uma salada de folhas verdes.

10 comentários :

  1. Cada vez mais espetacular, ate depois do jogo vc posta, isso que e dedicacao. Adorei o visu novo do blog e esse sandubao ai frances...hummmm Pena que minha geladeira ta vazia, senao ja ia fazer um ovo.rsrs beijossssssssssssssssss more

    Te espero em sampa

    ResponderExcluir
  2. Olá Stefânia!
    Fiquei muito preocupada com os nossos jogadores, viu como o Elano saiu de campo?? Que jogo horroroso, eles foram em cima para machucar e não para jogar... Uma lástima!
    Espero que o Kaká consiga alguma coisa depois que recorrer, foi muita injustiça!!!
    Espero que nada grave tenha acontecido aos nossos jogadores.:(
    Agora, que delícia esse Croque Madame, também sou fã tanto da Madame quanto do Monsieur... Amooo essa receita!
    Estou de olho na delícia desse blog!
    Beijos,

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ma!

    Ah, você sabe o quanto eu gosto do blog, né? Se pudesse ficava o dia todo tentando melhorar alguma coisa por aqui...o problema é que só nessas horas mesmo...
    O Sandubão é uma delícia e com ingredientes super fáceis de encontrar. Você devia tentar, não acha? Faz e surpreende o Amor em casa...ele vai adorar!

    Beijos e te vejo em Sampa!

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliane!

    Pois é menina, que pancadaria por parte do outro time, não é? Fique horrorizada também! Mas para nossa tranquilidade, o Elano deu uma entrevista depois do jogo e disse que já tá melhor, ufa! E quanto ao Kaká, infelizmente vai ficar fora do jogo com Portugal. Mas antes nesse jogo do que em um jogo das oitavas de final, não é?

    Sobre o Croque-Madame, é realmente um excelentes sanduíche e super versátil também. Pode ser um lanche ou uma refeição mais completa.

    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  5. C`est très delicieux!!!J´aime beaucoup!!!
    A seleção francesa está mal bocados, mas na culinária eles sempre surpreendem...essa receita é ótima!!!!bjinhos e vamos continuar na torcida pela seleção!!!

    ResponderExcluir
  6. Ste...somos dois apx pela França!
    Amo a culinária francesa, nao so pelas suas técnicas renomadas, mas pelo frescor da comida, a diversidade de opções, etc.

    Falando em croque madame, eu amo o monsieur!
    Lembro certo dia ter assistido o programa "Tudo à Ver" na Record, estava lá o Oliver Anquier ensinando a fazer o tal do croque monsieur!
    aiai, foi fazê-lo pela 1ª vez e foi paixão eterna!
    hahaha!

    parabéns!
    beijão!

    ResponderExcluir
  7. Salut Cíntia!

    Cette recette ce très magnifique!

    Quanto a seleção, tô na torcida sim! Vestindo roupa verde-amarela e tudo mais...

    Beijocas e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jean!

    Você falou tudo! O melhor da comida francesa é a qualidade e frescor dos alimentos mesmo. Os mercadinhos, feiras e afins na França dizem a mesma coisa!

    Sabe que eu prefiro ainda o croque-madame (será que é pq sou menina? rsrs). Mas o monsier é realmente tudo de bom também!

    E essa receita que você testou? Já publicou no blog?

    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  9. Oba! Fiquei com vontade de repetir...se fizer me conta, tá?

    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...